- Brasil
Professores já podem solicitar a Carteira Nacional Docente
Documento oficial identifica professores e dá acesso a benefícios em todo o país
- Eduarda Belchior
- Supervisão: Luiz Loureiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que institui a Carteira Nacional Docente no Brasil (CNDB).Destinada a todos os professores em exercício, a carteira é válida por 10 anos. O documento facilita a identificação e acesso a descontos em eventos culturais, lojas parceiras e serviços financeiros.
*** Continua depois da publicidade ***
***
A solicitação e os benefícios da Carteira Nacional Docente
Professores das redes públicas e privadas e de todos os níveis, desde a educação infantil até o ensino médio, podem fazer o pedido do documento pelo sistema Mais Professores, usando o login de suas contas do Gov.br. O sistema preenche automaticamente dados pessoais e vínculos com instituições de ensino. O prestador deve confirmar as informações, fornecer endereço, contatos e enviar o arquivo de uma foto 3×4, liberando imediatamente a versão digital da carteira. A versão impressa somente será distribuída a partir do próximo ano.
Além de servir como documento oficial, a Carteira Nacional Docente garante meia entrada em eventos culturais, 15% de desconto em hotéis conveniados à Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), além de acesso a cartões de crédito sem anuidade oferecidos por instituições como a Caixa Econômica Federal.
Ver mais reportagens da Editoria Educação

Hospital Universitário de Mariana contará com 225 leitos

Mariana recebe espetáculos gratuitos do “Caixola Recicla”

Projeto “TEAR” fortalece debate sobre espectro autista
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Os benefícios estão vinculados ao exercício da profissão, mas caso o professor deixe de atuar, o documento segue válido como identificação. Porém, o acesso aos benefícios é encerrado três meses após o término do vínculo empregatício.
Professores aposentados também podem solicitar o documento, mas em uma etapa posterior de implementação, prevista pelo Ministério da Educação (MEC). A inclusão desse grupo atenderá a uma demanda histórica de reconhecimento do trabalho docente.
O papel do MEC
A criação da Carteira Nacional Docente integra o programa Mais Professores, iniciativa criada pelo MEC, com o objetivo de valorizar a carreira docente, incentivar o ingresso de novos profissionais na educação e fortalecer a formação dos que já estão em sala de aula. Programas como a Prova Nacional Docente (PND), o Pé-de-Meia Licenciaturas e a Bolsa Mais Professores, integram essas ações de incentivo.
Desde o início de 2025, o MEC vem ampliando a implementação do programa e, dentro dele, foi lançado o #TôcomProf, um selo institucional destinado a empresas que oferecem produtos e serviços com descontos exclusivos para professores. Empresas interessadas em participar devem se inscrever no Chamamento Público nº 12/2025, aberto entre 29 de agosto e 30 de novembro, disponível no portal do MEC.

