- Mariana
Sumidouro celebra tradição culinária no 21º Festival de Cuzcuz
Praça do Rosário ficou lotada com turistas e moradores em um ambiente de confraternização e alegria em torno do cuscuz e da cultura do distrito

O distrito de Padre Viegas, Sumidouro para os íntimos, foi palco neste domingo (12) da bem-sucedida 21ª edição do tradicional Festival de Cuscuz. O evento, promovido pela comunidade local, reuniu grande público, celebrando a cultura e a culinária mineira. O Festival de Cuscuz já se consolidou como uma tradição anual e hoje faz parte dos catálogos de festa e eventos em Mariana. Júlio César, morador de Sumidouro, reforça a importância do evento: “Todo ano acontece festival de cuscuz. E, portanto, já virou tradição. Agora entrou no nos catálogos de festa de evento em Mariana, né? E é tradicional. Agora virou cultura”, comemora.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Tradicional cuscuz de Sumidouro
A atração principal foi, sem dúvida, o cuscuz, oferecido em três variedades a preço único e preparado em uma cozinha comunitária. A importância do prato vai além da gastronomia: para a comunidade, o cuscuz é visto como a “melhor alimentação saudável que a gente tem”, sendo muitas vezes o “café da manhã, o almoço e até a janta” para os moradores do distrito.
O evento oferece cuscuz para todos os gostos. Entre as opções estavam o Cuscuz Tradicional: Preparado com torresmo, bacon e ovo, calabresa e cheiro verde, o Cuscuz de Frango e o Cuscuz Doce: O favorito de muitos, preparado com banana, queijo e canela. Júlio César, que prefere “O tradicional e o doce”, explica a composição da versão adocicada: “Agora no doce ele vai queijo, banana, rapadura…”. Anália de Oliveira Silva, que trabalha vendendo cuscuz, também revela: “O doce” é o seu favorito.
Ver mais de cultura

9ª edição do FESTECO agita a cena teatral de Mariana

Mostra “Desvia” reinventa Ouro Preto no olhar coletivo

Amarantina realiza a 267ª Festa de São Gonçalo e Cavalhadas
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

A grande participação de visitantes refletiu o sucesso do festival, gerando filas que testaram a paciência dos estreantes. Camila Pontes, que participou pela primeira vez da festa, demonstrou entusiasmo, apesar do desafio: “Nó, gostei demais. Queria comer mais cuzcuz, mas a fila tava grande demais.”
A atmosfera da festa foi descrita como acolhedora por Anália, que é de Mariana mas tem família em Sumidouro: “Ah, é muito gostoso a sensação. A vibração das pessoas, elas ficam bem alegres, comunicativas. Eu gosto”.
Cultura e música
Além da vasta oferta gastronômica, o 21º Festival de Cuscuz ofereceu uma rica programação cultural, que incluiu feira de artesanato e brincadeiras para as crianças.
A parte musical teve início às 11h30 com a apresentação da Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus e a programação seguiu com o cortejo do Baú Recontando e do Boi das Flores que animou as crianças.

Em seguida, o público desfrutou de muito chorinho com a banda Choro de Gaveta. As apresentações continuaram com os shows de Gilmar Veríssimo e Larissa Gonçalves, culminando com o som de Rock Reggae da Banda Pádebrita.
O 21º Festival de Cuscuz em Sumidouro reafirmou o papel da tradição na construção de laços comunitários e na celebração da identidade do distrito. Entre sabores, música e alegria, o evento mostrou que o cuscuz é muito mais que um prato: é motivo de encontro, memória e orgulho para moradores e visitantes.

Além das celebrações gastronômicas e musicais, o distrito já se prepara para outro momento especial: o Natal de Luz deste ano irá homenagear uma tradição cultural marcante da região, o Oratório de Natal, reforçando ainda mais o compromisso em valorizar as manifestações locais e preservar a memória comunitária.