Notícias de Mariana

Hoje é sábado, 11 de outubro de 2025

Cortejo e encontro de diretores marcam manhã do FESTECO em Mariana

Manhã foi de troca entre artistas de diferentes regiões do país e de celebração da arte como ferramenta de formação e encontro coletivo

Cortejo do FESTECO deu um clima de carnaval fora de época
O cortejo que deu à cidade o clima de um carnaval fora de época - Foto: Eduarda Belchior/Agência Primaz

No último domingo (05), na programação do IX FESTECO – Festival de Teatro Comunitário de Mariana, diretores teatrais se reuniram na Escola Estadual Dom Benevides para debater os rumos do teatro no Brasil. Em seguida, um cortejo artístico partiu da escola e seguiu pelas ruas da cidade até chegar na Praça Minas Gerais, com artistas e músicos, o cortejo levou as pessoas até as janelas de suas casas e atraiu a atenção de quem passava pela rua. 

*** Continua depois da publicidade ***
***

Um festival de e para o interior

Criado em Mariana, o FESTECO é um dos maiores encontros de artes cênicas do interior de Minas Gerais. Mais do que um evento, ele é um espaço de formação, resistência e troca, que já levou mais de cinco mil jovens aos palcos, fortalecendo o teatro como ferramenta de transformação social.

A principal idealizadora e organizadora do FESTECO é Juliana de Conti, natural de Campinas (SP), formada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e fundadora do Grupo Teatral Caminho do Sol. Durante a reunião com diretores, Juliana compartilhou um pouco da trajetória que a levou a transformar a arte em ferramenta de resistência e inclusão. 

Inspirada pelas palavras do professor Raul Belém Machado, cenógrafo que produzia óperas em Belo Horizonte (MG), Juliana recorda o conselho que marcou seu início no teatro: “Vocês querem fazer teatro, querem se formar e ir para BH, encher mais ainda?”, conta. Foi a partir desse estímulo que decidiu levar o teatro para o interior, “para o mato”, realizando durante anos apresentações em comunidades rurais e paroquiais. 

Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

A artista também relembrou as dificuldades enfrentadas nesse percurso, quando o teatro precisou disputar espaço com o conservadorismo local. Segundo ela, muitos grupos sofreram ameaças, boicotes e até a presença da polícia para impedir apresentações, reflexo da visão de que a arte é algo capaz de “abrir a mente”.

O Cine Teatro tem sido a casa de todos os espetáculos do FESTECO - Foto: Eduarda Belchior/Agência Primaz

Em Mariana, enquanto professora de arte na Escola Estadual João Ramos Filho, Juliana criou o Grupo Caminhos do Sol com seus alunos e foi a partir daí, na Cidade Alta, no bairro Cabanas, que surgiu a ideia do FESTECO. Atenta às transformações do território, que cresce rapidamente com as ocupações urbanas, a organizadora destaca a ausência de espaços voltados à arte e ao lazer nessas áreas. Por isso, o grupo pretende levar suas ações como ensaios e apresentações ao bairro. “Hoje o Cabanas é um espaço que tem muitos artistas e não tem espaço aí para ensaiar”, destaca.

Além dos grupos locais, o FESTECO recebe companhias e coletivos de diferentes regiões do país, vindo de estados como São Paulo, Goiás, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. Cada encontro amplia o diálogo e reforça uma rede nacional de artistas que acreditam na arte como prática coletiva.

O cortejo

As ruas de Mariana foram tomadas pela alegria do cortejo do FESTECO, que percorreu o centro histórico em uma verdadeira celebração da arte e da juventude. A trilha sonora ficou por conta do grupo Som de Amigos, que animou o trajeto com um repertório vibrante, misturando clássicos da MPB, samba, pagode e canções populares que ecoaram no centro histórico.

Ao longo do percurso a trupe atraiu a atenção de quem passava. Muitos pedestres se juntaram ao desfile, enquanto das janelas surgiam olhares curiosos e celulares erguidos para registrar a cena. A música e a energia contagiante transformaram a manhã em um espetáculo à parte, um cortejo que, por instantes, deu à cidade o clima de um carnaval fora de época.

O Cine Teatro tem sido a casa de todos os espetáculos do FESTECO - Foto: Eduarda Belchior/Agência Primaz

Na chegada à Praça Minas Gerais, o grupo encontrou  escoteiros de várias partes do país, que estavam em Mariana para um encontro nacional. Crianças e instrutores se juntaram à festa, dançando e cantando junto dos artistas. O momento, espontâneo e cheio de vida, resumiu o espírito do Festeco: um festival que une arte, juventude e comunidade, transformando cada encontro em celebração.

*** Continua depois da publicidade ***

Fase Estudantil do Festeco

A partir desta segunda-feira(06), inicia a fase estudantil do FESTECO e ao longo da semana, diversos grupos teatrais de escolas da região se revezam nos palcos da cidade com muita arte. A fase estudantil é um momento de formação e de descoberta de novos talentos teatrais de nossa região.

Confira a programação completa da fase estudantil do FESTECO.

6 DE OUTUBRO – SEGUNDA-FEIRA 

10h – Cine Teatro: Busca pela Liberdade – Drama 

E.M. Bento Rodrigues (Mariana – MG) 

20h – Cine Teatro: Perdoe-me por me Traíres – Drama 

E.E. João Ramos Filho (Mariana – MG) 

 

7 DE OUTUBRO – TERÇA-FEIRA 

10h30 – Cine Teatro: Peter Pan – Infantil 

E.M.P. Juventina Drummond (Ouro Preto – MG) 

14h30 – Cine Teatro: (Des)Conectadas – Comédia 

E.M. de Serra do Carmo (Mariana – MG) 

15h – Cine Teatro: O Café da Nossa História – Comédia 

E.M. de Mainart (Mariana – MG) 

20h – Cine Teatro: Escrava Isaura – Drama 

E.E. João Ramos Filho (Mariana – MG) 

 

8 DE OUTUBRO – QUARTA-FEIRA 

16h – Cine Teatro: O Pequeno Príncipe – Infantil 

E.E. João Ramos Filho (Mariana – MG) 

20h – Cine Teatro: Joana D’Arc – Drama 

E.E. João Ramos Filho (Mariana – MG) 

 

9 DE OUTUBRO – QUINTA-FEIRA 

10h – Cine Teatro: Os Vizinhos – Comédia 

E.E. Dom Benevides (Mariana – MG) 

20h – Cine Teatro: Disforia do Sonho – Drama 

E.E. João Ramos Filho (Mariana – MG) 

 

10 DE OUTUBRO – SEXTA-FEIRA 

10h – Cine Teatro: Morte e Vida Severina – Drama 

E.E. João Ramos Filho (Mariana – MG) 

16h – Cine Teatro: A Bruxinha que Era Boa – Infantil 

E.E. João Ramos Filho (Mariana – MG) 

18h – Sagarana: Erêndira – Drama 

DEART/UFOP (Ouro Preto – MG) 

20h – Cine Teatro: Mulheres em Sombras – Drama 

E.E. Santa Rita Durão (Mariana – MG) 

20h30 – Cine Teatro: Romeu e Julieta – Comédia 

E.E. Dom Benevides (Mariana – MG) 

21h – Cine Teatro: Apresentação Musical – PIBID – Música 

UFOP (Ouro Preto – MG) 

21h30 – Cine Teatro: Entre no Ritmo – Dança 

Entre no Ritmo (Mariana – MG) 

22h – Cine Teatro: Premiação – Fase Estudantil

Foto de Eduarda Belchior
Eduarda Belchior é graduanda de Jornalismo na UFOP e estagiária na Agência Primaz de Comunicação, com interesse em jornalismo cultural, político e de gênero.