Notícias de Mariana

Hoje é quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Oficinas circenses continuaram no último dia de Circovolante

Público ficou concentrado na Praça Gomes Freire (Jardim), na manhã deste domingo (28)

Oficina do Circo do Sufoco, na Praça Gomes Freire, dentro da programação do Circovolante - Encontro de Palhaços
Oficina do Circo do Sufoco, na Praça Gomes Freire - Foto: Marina Ferreira/Agência Primaz

A caminho do fim do 13º Circovolante – Encontro Internacional de Palhaços, a Praça Gomes Freire (Jardim) foi novamente tomada por atividades e atrações circenses na manhã deste domingo (28), terceiro e último dia de programação. Ao contrário da programação acontecendo nesse sábado (27) em locais variados e contando com um cortejo entre duas das praças mais icônicas da cidade, durante toda a manhã, as oficinas aconteceram simultaneamente na praça e a população presente tinha a opção de alternar entre as oficinas do Circo do Sufoco, de bambolê com Liz Monteiro, de bolha de sabão com Tiago Carva e a roda de capoeira da Escola Oxalufã.

*** Continua depois da publicidade ***
***

Circovolante – Encontro de Palhaços valoriza técnicas circenses

O artista Rafael Mourão, ou palhaço Sufoco, esteve na Praça Gomes Freire (Jardim) com o Circo do Sufoco e ofertou oficinas de técnicas circenses, como malabarismos com clavas, bolinhas, pratinhos e tecidos acrobáticos, demonstrando sua versatilidade e talento em diversas atividades no circo, como: mágica, malabarismo, acrobacia, música e equilíbrio.

Oficina de Tecidos Acrobáticos, com Circo do Sufoco, atraiu a atenção da garotada que comparceu à praça no segundo dia do circovolante - encontro de Palhaços
Oficina de Tecidos Acrobáticos, com Circo do Sufoco, atraiu a atenção da garotada - Foto: Marina Ferreira/Agência Primaz

Ao mesmo tempo, do outro lado da praça, a artista do Circo Verde, Liz Monteiro, ensinava técnicas de movimentos circenses com bambolês. Durante outra apresentação no Circovolante – Encontro de Palhaços, a artista apresentou números de funambulismo – técnica de acrobacias e equilíbrio sobre uma corda bamba – para representar resistência negra feminina e ancestralidade.

A Oficina de Bambolê reuniu adultos e crianças na Praça
A Oficina de Bambolê reuniu adultos e crianças na Praça Gomes Freire - Foto: Marina Ferreira

Ver mais sobre o Circovolante

Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Roda de capoeira, bolha de sabão e pintura

Enquanto as oficinas de técnicas circenses aconteciam, a Escola Oxalufã realizava uma roda de capoeira, de um lado do Jardim, e Tiago Carva ensinava crianças e adultos a fazer bolhas de sabão em outro ponto da praça. Além disso, muitas crianças menores também se interessaram pela atividade “Pinte o Palhaço” na manhã de domingo.

*** Continua depois da publicidade ***

2025_anuncie-aqui-1

As inúmeras atividades, oficinas e atrações que aconteceram de forma simultânea lotaram a Praça Gomes Freire e atraíram pessoas de fora da cidade, como a Deputada Federal Duda Salabert, que estava prestigiando o evento pela primeira vez. “Minha família mora aqui em Mariana, mas o Encontro de Palhaços é um dos motivos de eu estar aqui. É o maior encontro de palhaços da América Latina. Mariana está de parabéns”, afirmou à Agência Primaz.

Duda Salabert e integrante da equipe do Circovolante - Encontro de Palhaços, registrando o momento na Praça Gomes Freire
Duda Salabert e integrante da equipe do Circovolante - Encontro de Palhaços, registrando o momento na Praça Gomes Freire - Foto: Marina Ferreira/Agência Primaz
Foto de Marina Ferreira
Marina Ferreira é jornalista, graduada pelo Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Enquanto estudante trabalhou em assessorias de imprensa na área política e estagiou na Agência Primaz, de agosto/2023 a abril/2024.