- Mariana
Casa Lar Estrela: 28 anos de acolhimento
A entidade promove atividades para crianças e adolescentes em Mariana desde de 1997
- Ana Beatriz Justino
- Supervisão: Luiz Loureiro
A Casa Lar Estrela completa, em 2025, 28 anos de funcionamento em Mariana. A Organização da Sociedade Civil (OSC) promove oficinas de artesanato, capoeira, hip-hop, e de incentivo à leitura; sessão de cinema comentado e outras. A Casa oferece atividades para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, seguindo as metas de objetivos sustentáveis da Organização das Nações Unidas (ONU) de erradicação da pobreza, redução das desigualdades, igualdade de gênero e parcerias e meios de implementação.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Trajetória da Casa Lar Estrela
Com uma equipe multidisciplinar atual, composta por seis profissionais fixos, três oficineiros flutuantes e quatro oficineiros voluntários, a iniciativa começou em 1997 como Unidade de Acolhimento Institucional, voltada para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, e ganhou sede própria em 2000. A casa auxilia no convívio comunitário e na criação de vínculos afetivos, fomentando os direitos das crianças e adolescentes na cidade, com financiamento obtido por meio de editais de projetos, doações e parcerias.
Em 2024 a Casa Lar Estrela, com o projeto Circuito de Oficinas Itinerantes Casa Estrela, percorreu seis distritos do município, Águas Claras, Bento Rodrigues, Camargos, Campinas, Passagem de Mariana e Ponte do Gama. As oficinas abordaram temas desde DJ até experimentações fotográficas, atendendo 112 crianças. O vídeo com fotografias tiradas por crianças que participaram da oficina está disponível no Youtube. Durante a pandemia do Covid-19 a casa trabalhou com oficinas por redes sociais.
Ver mais reportagens da Editoria Cidades

Representante da ADEM discursa na Câmara de Mariana

Agentes culturais participam de Conferência Municipal de Cultura

Itabirito conquista Selo Safira de Gestão Sustentável da CEF
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Serviço
A Casa integra o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e está situada na rua Prefeito Jadir Macedo, nº 15, no bairro Vila do Carmo. Os serviços oferecidos pela casa são gratuitos e contribuem para o desenvolvimento de crianças e adolescentes entre seis e 16 anos. Para ter acesso às oficinas é preciso fazer uma inscrição prévia. As atividades são realizadas de segunda a sexta de 7:30 às 17:00. Para mais informações acesse o Instagram.