- Mariana
Sabadinho na Passagem celebra arte e comunidade
Evento do Distrito Criativo de Passagem homenageia moradores, promove turismo de base comunitária e reforça a identidade cultural local

O distrito de Passagem, em Mariana, realizou neste sábado (13) a 7ª edição do Sabadinho na Passagem, evento cultural construído coletivamente pela comunidade. Organizado pelo Distrito Criativo Passagem, com coordenação do Clube Osquindô e da Cia. Lunática, o encontro reúne música, cortejos e intervenções artísticas, mobilizando empreendedores do Circuito Boqueirão e atraindo visitantes da região.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Inovação e tradição
Mariana carrega em sua história a marca do pioneirismo e, conhecida como Primaz de Minas, por ter sido a primeira capital de Minas Gerais, há dois anos, o distrito de Passagem reafirma essa vocação ao se consolidar como o primeiro Distrito Criativo do estado. Esse movimento nasce de dentro da própria comunidade, fortalecendo a identidade cultural local e projetando novas formas de pensar o território por meio da arte, da economia criativa e do turismo de base comunitária.
Dentro desse contexto, surge o Sabadinho na Passagem, um evento que dá vida ao Distrito Criativo. O encontro é uma importante ferramenta de fortalecimento da economia local, já que empreendedores, comerciantes e artesãos do distrito encontram no Sabadinho uma oportunidade de mostrar os seus produtos e gerar renda, movimentando não apenas a cultura, mas também os negócios da região.
A iniciativa foi pensada para acontecer uma vez por mês, mas fatores como chuvas e logísticas nem sempre permitiram a continuidade. Para a passagense Débora, produtora do evento e mediadora do Distrito Criativo, a experiência vai além da programação. “A gente quer que quem venha para cá tenha essa sensação acolhedora, familiar, de estar em casa”.
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Ver mais reportagens da Editoria de Cultura

“Ser Barroca” une afeto, ancestralidade e ressignificação

Mostra “Desvia” reinventa Ouro Preto no olhar coletivo

Secult destina R$100 mil a Mariana para cultura e turismo
Criatividade compartilhada
A 7ª edição do Sabadinho trouxe uma programação que animou o público. O DJ Afrobool comandou a música, enquanto o samba e a MPB de João Fernandes e a Charanga Os Lunáticos levantaram o astral. As crianças se divertiram em um espaço recreativo e acompanharam uma apresentação do Circo Volante, que prendeu a atenção e tirou a risada de todos.
Além disso, o evento contou com um passeio de jardineira pelos arredores do distrito, permitindo que visitantes e moradores conhecessem os espaços criativos e a história da região. A cada parada do trajeto, era revelado um novo olhar sobre os talentos da região, espaços criativos e os cantos que tornam Passagem de Mariana um distrito com enorme potencial cultural e artístico.
Também foram prestadas homenagens a moradores que se destacam na comunidade como Gidésio, visto pela comunidade como referência nos campos de futebol, nas bandas de música, na igreja, que deixa uma religiosidade fantástica; e Bia, enfermeira que trabalhou de 1974 até o ano passado, se tornando referência de um trabalho humanizado e dedicado ao bem-estar dos moradores.
*** Continua depois da publicidade ***


Para João Pinheiro, integrante do Circo Volante, um dos coordenadores, produtores e artistas, participar do Distrito Criativo de Passagem de Mariana desde o começo é uma experiência única. “Nós viajamos o Brasil, a gente conhece muitos lugares com muita potência cultural, mas a combinação que nós temos em Passagem de Mariana, é muito diferenciada. A gente tem produção das artes cênicas, da música, da dança, da literatura, do artesanato, a gente tem tudo aqui. Eu diria que o extrato da cultura mineira, a gente tem em Passagem de Mariana”. Ele ainda reforça o valor do encontro para convivência comunitária, afirmando que as atividades de Passagem confirmam que as pessoas querem se encontrar, estar junto, celebrar o simples, batendo papo em torno de uma mesa.
A programação não se encerrou neste sábado e ainda há outras atividades previstas no distrito.
