Entrevista Primaz – Tales Capute e Victor Milagres

A edição nº 107 da Entrevista Primaz recebeu Tales Capute e Victor Milagres para falar sobre o projeto “Trilhas do Bem“, uma iniciativa focada no desenvolvimento e manutenção de trilhas de mountain bike em Mariana, com foco inicial no distrito de Camargos.
Confira, no link abaixo, a íntegra da entrevista e veja, em seguida, detalhes sobre alguns pontos abordados na conversa do jornalista Luiz Loureiro com Tales e Victor.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Trajetória de Tales Capute e Victor Milagres
Natural de Mariana, a paixão de Victor pelo ciclismo começou na infância, construindo rampas com amigos. Abandou a faculdade para viver o esporte, montou sua oficina de bicicletas e se tornou atleta profissional, conquistando títulos brasileiros e mineiros. Seu objetivo é preservar trilhas e atrair mais pessoas para o mountain bike. Já Tales Capute, amigo de infância de Victor, também é morador de Mariana, tendo compartilhado, com o amigo, as primeiras experiências com bicicletas e a construção de trilhas. Embora sua carreira profissional seja na arquitetura e urbanismo (graduado pela UFOP), sempre manteve a bicicleta como diversão e terapia. Percebendo o potencial inexplorado de Mariana para o ecoturismo, Tales e viu a oportunidade de aplicar sua experiência em gestão de projetos.
Desafios do Ciclismo no Brasil
O mountain bike é um esporte extremamente caro no Brasil devido aos impostos e ao custo de equipamentos, manutenção, deslocamento e inscrições em competições. Os incentivos são poucos e não há uma política institucionalizada e eficaz do atleta no Brasil, ao contrário de outros países onde ciclistas podem ter salários comparáveis aos de jogadores de futebol. Isso leva à perda de talentos, pois muitos atletas precisam conciliar o esporte com outras profissões.
Apesar dos desafios, iniciativas como o Bolsa Atleta de Mariana ajudam a custear despesas de competições para alguns esportistas.
*** Continua depois da publicidade ***

Surgimento do Projeto "Trilhas do Bem"

A ideia nasceu da vontade de criar e preservar ambientes adequados para a prática do esporte, algo que Tales Capute e Victor Milagres fazem voluntariamente há mais de 15 anos. Para garantir a sustentabilidade e buscar financiamento, decidiram profissionalizar a iniciativa. Tales trouxe sua expertise em gestão de projetos, urbanismo e marketing, enquanto Victor agregou vivência, experiência m manutenção e profundo conhecimento das trilhas existentes no município de Mariana. “Trilhas do Bem” (Bike, Ecologia e Manutenção) foi escolhido para ser marcante e de fácil associação.
Foco Inicial: Distrito de Camargos
Mais de 100km de trilhas foram mapeados em Mariana, mas o projeto inicial está concentrado em aproximadamente 10km na região de Camargos, escolha que teve razões pragmáticas – uma vez que a Samarco abraçou o projeto, oferecendo apoio para atuar em sua área de interesse –, de impacto social – já que Camargos é uma comunidade que sofreu muito com impactos ambientais e falta de infraestrutura (como ausência de transporte público), visando revitalizar a área e trazer de volta ciclistas e outros praticantes de esportes de aventura que haviam deixado de frequentar o local –, e de caráter histórico-cultural, em função da representatividade do distrito na história marianense.
Para isso, o trabalho projetado é a realização de limpeza das trilhas, construção de obstáculos (terra e madeira), com instalação de sinalização e adequação às normas técnicas de mountain bike.
*** Continua depois da publicidade ***

Sustentabilidade e Expansão

O projeto busca apoio de empresas com compromisso social (Samarco, Apia, Grupo 3C já são parceiros) e do poder público. Também está prevista a realização de mutirões, doações via QR Code e cobrança de taxas em grandes eventos que vejam a utilizar as trilhas.
O projeto conta com um investimento inicial para implantação (3 meses de obra) e um período de seis meses de manutenção, mas Tales Capute e Victor Milagres pretendem empreender uma busca contínua por novos parceiros para garantir a durabilidade a longo prazo.
Desde a concepção inicial do Trilhas do Bem, a equipe já se expandiu, incluindo uma pedagoga e um líder de campo, mostrando o crescimento do projeto, que deve ser expandido para outros distritos e para a sede do município, criando uma rede de trilhas que conecte diferentes localidades, fomentando o turismo e o esporte em toda a região.
*** Continua depois da publicidade ***

Impactos positivos esperados na Comunidade
Atrair ciclistas, jipeiros e motoqueiros de volta para Camargos, gerando oportunidades para pequenos negócios locais (restaurantes, bares, venda de produtos, serviços de guia local, pousadas), oferecendo uma “Disneylândia do ciclista”, na definição proposta por Tales Capute e Victor Milagres que, entretanto, não pretendem avançar por esse caminho, preferindo concentrar seus esforços na implantação do projeto propriamente dito.
Adicionalmente, a dupla pretende criar um senso de cuidado e responsabilidade nas pessoas, incentivando a participação em mutirões e a preservação das trilhas.
Mensagem final de Tales Capute e Victor Milagres
Apesar do entusiasmo, a equipe está focada na implementação da fase atual, mas já iniciou conversas com a rede hoteleira e associações locais para ações futuras em parceria. Tales Capute e Victor Milagres acreditam que a base para o desenvolvimento do ciclismo é a adequação das trilhas. Comparando com o projeto “Bike Station” (estações de apoio) anteriormente implantado pela Prefeitura de Mariana, a fundação deve ser a trilha em si, para só depois pensar em estruturas de apoio.
O projeto é um sonho compartilhado e não se limita aos idealizadores. Tales Capute e Victor Milagres encerram a Entrevista Primaz convidando a comunidade de Mariana e de Camargos, bem como os amantes do ciclismo, a abraçar a iniciativa, participar de mutirões e oficinas, para que Mariana se torne, efetivamente, a capital do mountain bike.
Veja outras entrevistas

Entrevista Primaz – Wasington Reis

Entrevista Primaz – Xisto Siman e João Pinheiro
