- Mariana
Mariana ganha primeiro grupo de “networking” profissional
BNI Vila Real se junta a outros 51 grupos atuando apenas em Minas Gerais

A Choperia Point 07 foi o palco escolhido para o lançamento, realizado nessa segunda-feira (08), do grupo BNI (Business Networking International) Vila Real, pioneiro em networking profissional na Região dos Inconfidentes, integrando a franquia BNI Estrada Real, juntando-se a outros 51 grupos sediados em Minas Gerais, entre as 471 equipes brasileiras e mais de 11.400 no mundo. O evento contou com a presença de representantes das 26 empresas originais do BNI Estrada Real, secretários municipais e aproximadamente uma centena de empresários marianenses interessados na iniciativa.
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Uma maneira diferente de networking

Coube a Danilo Assis, instrutor do Mastermind Mariana, diretor regional da Mastermind Minas e membro fundador do BNI Vila Real, depois de desempenhar uma função musical ao saxofone, a responsabilidade pela abertura do evento, ao lado de Maurício Amorim e Lígia Mendes, que compõem a direção do BNI Estrada Real.
“Hoje estamos comemorando um momento histórico, e falar de momento histórico, de dia histórico, de noite histórica, aqui em Mariana é meio clichê, né? Mas, de fato, hoje estamos comemorando a união da comunidade empresarial da cidade de Mariana, que está aqui com uma mentalidade de crescimento, abraçando, junto conosco, um projeto fantástico, que é o projeto do BNI, que está no mundo inteiro”, comemorou Danilo, ressaltando seu orgulho em trabalhar em uma empresa que, há 10 anos se instalou e tornou-se parte da comunidade marianense.
Solicitando um forte aplauso dos presentes logo no início de sua manifestação, Maurício Amorim destacou que a felicitação não era para ele, para Danilo Assis ou para Lígia Mendes. “Esse aplauso não é para mim, não é para Danilo, não é para Lígia, mas é para vocês, que acreditam que podem fazer diferente, que acreditam que podem gerar melhores resultados. E isso me deixa muito feliz, muito alegre, porque há 10 anos eu estive aqui, juntamente com o Lígia e o Danilo e, passados esses 10 anos, estou aqui novamente, trazendo uma nova forma de fazer negócios. Então isso me deixa muito feliz de ser, juntamente com a minha equipe, agentes de transformação por onde nós passamos”, declarou.
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O comando da noite de lançamento do pioneiro grupo marianense de networking coube a Lígia Mendes, que apresentou agradecimentos especiais aos 26 membros fundadores, à equipe de organização, aos secretários municipais de governo e de Diversificação Econômica, representando a administração municipal, bem como aos demais empresários locais que prestigiaram o evento.
A agenda da noite incluiu a apresentação do BNI, observações sobre os benefícios do marketing de referências, apresentação dos membros originais do Business Networking International Vila real, rodada de negócios, palestra especial com o diretor distrital Eugênio Elyzeu, explicações sobre como fazer parte do BNI e uma celebração com feira de negócios e música ao vivo.
O que é o Business Networking International (BNI)
O BNI foi fundado há 40 anos por Ivan Misner, um consultor de negócios que, após perder um cliente significativo, reuniu amigos para trocarem indicações. A principal regra surgiu quando ele percebeu a necessidade de ter apenas um profissional por especialidade para evitar concorrência interna e fortalecer a referência.
A essência do BNI é “ajudar para depois ganhar” (princípio “giver’s gain”), uma vez que os membros focam em colaborar com os parceiros, com a crença de que a gratidão vai gerar retribuição e indicações futuras, abrindo mão de comissões por negócios fechados entre membros e confiando que a retribuição vai ocorrer via novas indicações de negócios, não necessariamente como retorno, mas como forma de crescimento da integralidade do grupo.
Além do “giver’s gain”, são valores fundamentais do Business Networking International a construção de relacionamentos; a aprendizagem contínua; a tradição e inovação, baseada em 40 anos de história com tecnologia e práticas modernas, a atitude positiva; traduzida em interação com pessoas otimistas e focadas em soluções; a prestação de Contas, mediante monitoramento e medição de resultados; e os reconhecimentos, representados pela valorização daqueles que mais colaboram com o grupo.
De acordo com números apresentados por Lígia Mendes, o BNI está presente em 77 países com mais de 11.400 equipes e 344 mil membros. São 471 equipes e 17.855 membros no Brasil, dos quais 51 equipes, com 1.706 membros estão sediados em Minas Gerais.
Em termos de impacto econômico, ocupando a 3ª posição mundial em termos de número de membros, o BNI gerou R$2,6 bilhões em negócios, nos últimos 12 meses no Brasil, do total de US$26,6 bilhões gerados no mundo inteiro, cabendo a Minas Gerais quase R$200 milhões. No recorte da última década, o Business Networking International, no estado, foi responsável por negociações que resultaram na movimentação R$1 bilhão, promovendo uma economia sustentável na medida em que o dinheiro circula dentro da comunidade local em que os negócios são gerados.
A amplitude desse sucesso, garantiu Lígia Mendes, é resultado da metodologia de networking estratégico do BNI, aliando o poder da indicação, boca a boca, que permanece como a forma mais valiosa e confiável de fazer negócios, à estratégia e metodologia estruturada adotada para realizar essas indicações; à transformação de seus membros em uma equipe de vendas, uns para os outros, divulgando trabalhos e serviços sem comissionamento, e a um código de ética que compromete os membros a oferecerem serviços de qualidade, com lealdade e honestidade, para a construção de confiança, com acompanhamento de referências, atitude positiva e padrões éticos profissionais.
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Repercussões do lançamento do Business Networking International Vila Real
Prestigiando o lançamento do BNI Vila Real, assim como o secretário municipal de Governo, Edvaldo Andrade, o secretário de Diversificação Econômica, Tecnologia e Inovação de Mariana, Pedro Mol, destacou que o evento vai “um pouco além da questão econômica”, contribuindo para a diversificação do setor, uma vez que, “onde existem pessoas e empresas conectadas, surgem oportunidades, ideias e sonhos, (…) aumenta a economia local, fortalece a rede de comércio, criando e gerando novas oportunidades”.
Segundo Pedro Mol, o empreendedorismo é uma constante superação, enfrentando flutuações e concorrência e a filosofia de conexão do BNI é similar ao papel que o poder público deve exercer, estando sempre de portas abertas e próxima da população e do comércio local, para que sintam o apoio do poder público em suas vidas e na criação de condições para uma produção mais eficiente.

Nesse sentido, a diretora da Mastermind Treinamentos e mentora do BNI Vila Real, Lígia Mendes, destacou que a dinâmica de funcionamento do grupo consiste em reuniões diárias altamente estruturadas e focadas na geração de negócios, não sendo apenas eventos festivos, mas um local de apresentação dos resultados dos trabalhos desenvolvidos ativamente pelos membros, durante toda a semana, buscando oportunidades e referências qualificadas para seus parceiros.
Falando à reportagem da Agência Primaz, Lígia revelou que já estão em desenvolvimento os planos para a expansão da franquia BNI Estrada Real, da qual o primeiro grupo é o BNI Vila Real, com a estruturação do BNI Raiz, em Ouro Preto, e grupos em Ponte Nova e Viçosa.
O evento de lançamento do Business Networking International Vila Real atraiu também integrantes de outros grupos do BNI, como forma de prestigiar a expansão da rede. Esse foi o caso de Alexandre Loureiro, marianense e CEO da Smart Skills Academy, que atua no ramo de consultoria, mentoria e treinamento para empresários e engenheiros, filiado ao BNI BH Sucesso.
“Eu entrei no BNI há quase 7 anos, quando eu comecei a prospectar um mercado novo em Belo Horizonte, e eu não conhecia ninguém. Conheci o BNI e vi que ele poderia ser, de fato, essa conexão que eu estava buscando com pessoas que eu, sozinho, não alcançaria, ou seria mais difícil de alcançar”, relembrou.
De acordo com Alexandre, essa experiência seguramente vai ser útil aos membros do novo grupo, mesmo em uma cidade menor, como Mariana, visando a construção do que é, internamente, chamado de VCR, “que é a nossa Visibilidade e a Credibilidade que a gente pode passar a ser merecedor, de forma a se tornar referência de negócios”, viabilizando a possibilidade de Rentabilidade.
Por parte dos integrantes da equipe do BNI pioneira na região dos Inconfidentes, o entusiasmo é grande, como demonstrou Leonardo Gomes, proprietário da Tecnet Informática, esperançoso de conseguir reconquistar a posição ocupada por sua empresa antes da pandemia. “A Tecnet Informática surgiu mais ou menos há uma década e, anteriormente a gente tinha um ponto com mais ou menos uns 200 metros quadrados. Só que, com a pandemia, a gente reduziu e eu vim para um ponto meu mesmo, no bairro Cabanas. E a ideia seria alavancar mais a Tecnet e voltar ao que ela era anteriormente, passando de uma equipe que é de dois técnicos hoje, para um maior número para pegar essa demanda que vai chegar”, afirmou.
Já tendo conhecido o BNI há aproximadamente sete anos, quando houve uma tentativa, que não se consolidou, de constituir um grupo em Mariana, deposita grandes esperanças na equipe, colocando sua cartela de clientes à disposição do grupo e, inclusive, atuando na Coordenação de Mentores do BNI Vila Real.
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Palestra do Diretor Distrital do BNI

O lançamento do BNI Vila Real busca implementar uma metodologia de crescimento de negócios através de uma rede de indicações confiáveis e colaborativas, visando fortalecer a economia local de Mariana de forma sustentável e ética, tendo como ponto alto a palestra de Eugênio Elyseu, diretor executivo do BNI em Minas Gerais.
Eugênio enfatizou a definição estabelecida por Ivan Misner, fundador do BNI, para quem “networking é um processo de desenvolver e ativar relacionamentos para fazer crescer negócios, aprimorar conhecimentos, expandir a esfera de influência ou servir à comunidade, não sendo, apenas ‘quem você conhece’, mas ‘o quão bem você conhece essas pessoas’ e ‘o quanto você se preocupa com elas’”, utilizando as metáforas do bambu e do sal da terra para destacar as características dos melhores “networkers”.
“Network não é chegar aqui hoje e trocar cartões de visita. Efetivamente é como se você conhecesse aquela pessoa desde criança. Network é um processo, é uma evolução, e ela acontece lentamente. Então a gente tem que aprofundar essas raízes, tem que fazer a relação acontecer de forma sólida, e fazer com que as pessoas se conheçam efetivamente”, aconselhou Eugênio Elyseu.
