- Mariana
Camargos vai ser polo de referência para o cicloturismo
Projeto “Trilhas do Bem” tem patrocínio master da Samarco e conta ainda com a Construtora Ápia, o Grupo 3T e a Seven como empresas patrocinadoras

O auditório do escritório administrativo da Samarco, em Mariana, foi o local escolhido para o lançamento do projeto “Trilhas do Bem”, que pretende transformar o distrito de Camargos em referência regional em cicloturismo, estimulando o turismo consciente. Alinhado ao Plano de Apoio à Diversificação Econômica (PADE), iniciativa da Samarco que busca impulsionar vocações locais e promover o desenvolvimento sustentável nos territórios onde atua, o “Trilhas do Bem” foi desenvolvido pela empresa Cubo Projetos, com apoio institucional da Prefeitura de Mariana, via Secretaria Municipal de Diversificação Econômica, Tecnologia e Inovação, em parceria com a VM Bike Service e a Casa Bike.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Incentivo ao cicloturismo e à diversificação econômica

“A gente faz [manutenção de trilhas] já tem 15 anos, e sempre foi feito de forma voluntária, com mutirão, vaquinhas e, hoje, acho que é um sonho que está se realizando e a gente queria agradecer o apoio da Samarco, que com todo o seu time vem participando para realizar isso”, declarou o arquiteto e ‘trail builder’ Tales Capute, um dos idealizadores do projeto.
Ao lado de Victor Milagres, também ‘trail builder’, atleta com participações vitoriosas em provas de enduro, o projeto Trilhas do Bem (Bicicleta, Ecologia e Manutenção) vai contar com mais de 10km de trilhas no distrito de Camargos, dotadas de toda a infraestrutura de sinalização e acessibilidade necessárias, em conformidade com as recomendações da International Mountain Bicycling Association (IMBA), com investimento de cerca de R$300 mil aportado pela Samarco, contando ainda com oficinas e capacitações da comunidade, ações de reflorestamento e iniciativas de valorização do patrimônio ambiental e histórico do local, com previsão de implementação, pela Cubo Projetos, até o final do ano.
Ver mais reportagens da Editoria Esportes

Desafio BROU movimenta Mariana com categoria inédita

Guarany Futebol Clube celebra 100 anos de história em Mariana

Conheça projetos que fortalecem a prática da capoeira em Mariana
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Trilhas do Bem – Edição Camargos

Pedro Mol, secretário de Diversificação Econômica, Tecnologia e Inovação de Mariana, destacou a transversalidade do projeto, ressaltando os aspectos sociais, econômicos e ambientais. “O Trilhas do Bem conecta diversificação econômica e desenvolvimento territorial, promovendo inclusão social, preservação do meio ambiente e o desenvolvimento da economia criativa local”, afirmou. Por sua vez, Guilherme Louzada, especialista de Relações Institucionais da Samarco, ressaltou a convergência do projeto com a missão e os valores da empresa. “O objetivo vai muito além de ser uma nova opção de lazer e estímulo à prática esportiva. A iniciativa reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento local, uma vez que uma trilha preparada nessa região deverá atrair mais turistas e praticantes de esportes na natureza, podendo fortalecer pequenos empreendimentos e incrementar o comércio local”, assegurou.
*** Continua depois da publicidade ***


A iniciativa da Cubo Projetos, que posteriormente deve ser estendida a ouros territórios do município de Mariana, espera posicionar o distrito de Camargos como referência em cicloturismo e ecoturismo regional, mediante a criação e manutenção de percursos destinados ao ciclismo e à caminhada.
De acordo com os idealizadores, a iniciativa promove bem-estar, promove o turismo ecológico e gera oportunidades de inclusão social, conectando pessoas, natureza e comunidade.
Não bastasse tudo isso, o projeto trilhas do bem emerge em um cenário que apresenta diminuição de espaços adequados para a prática de esportes; redução do número de ciclistas por abandono do esporte; queda do faturamento das lojas especializadas no setor de ciclismo, com impacto negativo em toda a cadeia comercial da cidade; vindo ao encontro do desejo da comunidade de Camargos que demonstra o desejo de ver retornarem os ciclistas, caminhantes, motoqueiros e jipeiros que costumavam frequentar o território.
Em decorrência, esperam Tales, Victor e as empresas patrocinadoras e apoiadoras, que o projeto sirva para a criação de espaços seguros para a prática de esportes e lazer ao ar livre; para a valorização do patrimônio natural e histórico de Camargos, servindo de instrumento de estímulo ao turismo local, com fomento à saúde física e ao bem-estar coletivo.
Adicionalmente, ao direcionar o distrito para o cicloturismo e para o ecoturismo regional, o Trilhas do Bem vai proporcionar a criação de empregos diretos e estimular o empreendedorismo local, possibilitando o surgimento de oportunidades para pequenos negócios e contribuindo para fixação dos habitantes do território.
Impulso Mariana

O lançamento do Trilhas do Bem contou com a presença do prefeito de Mariana, Juliano Duarte (PSB), e foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Diversificação Econômica, Tecnologia e Inovação de Mariana, durante mais uma edição do Impulso Mariana, iniciativa da Secretaria Municipal de Diversificação Econômica, Tecnologia e Inovação, com a participação do empresário Juliano Neves, fundador da Seven Bike, marca referência em qualidade e inovação no segmento ciclístico, de empresários e de representantes da comunidade.
