Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é segunda-feira, 25 de agosto de 2025

PEC propõe mandatos de 5 anos e fim da reeleição

Caso aprovada, a proposta muda eleições municipais, estaduais e federais a partir de 2034. Confira os possíveis cenários para as eleições da região dos Inconfidentes

Caso aprovada, a proposta muda eleições municipais, estaduais e federais a partir de 2034. Confira os possíveis cenários para as eleições da região dos Inconfidentes.
Caso a PEC seja aprovada, as novas regras valeriam depois da próxima eleição. - Foto: Agência Senado.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou na última quarta-feira (21), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 12/2022. A matéria agora segue para o Plenário do Senado, com pedido de urgência. O documento prevê o fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos, além de determinar um mandato de cinco anos para esses cargos e para os parlamentares. A PEC também estipula eleições unificadas para todos os cargos a partir de 2034.

*** Continua depois da publicidade ***
***

A PEC proíbe que os ocupantes dos cargos do Executivo, presidente, governadores e prefeitos, possam se candidatar à disputa de um segundo mandato consecutivo, mesmo que o político tenha deixado o cargo seis meses antes da eleição. Em contrapartida, os mandatos desses cargos vão passar a ser de cinco anos, substituindo os de quatro anos.

De autoria do senador Marcelo Castro (MDB-PI), o texto substitui a proposta original de Jorge Kajuru (PSB-GO). O substitutivo de Castro estabelece que deputados federais, estaduais e distritais e vereadores também vão passar a ter mandatos de cinco anos, em vez dos atuais quatro.

Caso aprovada, a proposta muda eleições municipais, estaduais e federais a partir de 2034. Confira os possíveis cenários para as eleições da região dos Inconfidentes.
Para o Senador Kajuru, autor do texto original, a possibilidade de reeleição favorece os candidatos que, já inseridos na máquina pública e dificulta a entrada de novos nomes na política. - Foto: Agência Senado.

Ver Mais

Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Os cargos do Legislativo, deputados federais, senadores, deputados estaduais e vereadores, seguem com a possibilidade de reeleição inalterada. Porém, a duração dos mandatos também passará para cinco anos.

Os senadores também terão mandato de cinco anos, a partir de uma emenda apresentada pelo senador Carlos Portinho (PL-RJ). Ademais, a PEC elimina a alternância de eleições para o Senado, em que dois terços dos senadores se elege em um pleito e um terço no seguinte. O texto prevê que todos os 81 senadores sejam escolhidos no mesmo pleito a partir de 2039.

Com a uniformização dos mandatos, a PEC também unifica as datas das eleições municipais, estaduais e federais. Ou seja, caso o texto seja aprovado, a partir de 2034, todas as eleições devem acontecer, simultaneamente, a cada cinco anos.

Mariana

Caso a PEC seja aprovada, o prefeito de Mariana, Juliano Duarte, ainda pode tentar a reeleição, uma vez que a impossibilidade de mandatos consecutivos está programada para 2034.

– Juliano Duarte foi prefeito interino de Mariana entre 1º de janeiro de 2021 e 30 de junho de 2022. 

– Tomou posse como prefeito em 2025, e governará a cidade até 2028. 

– Caso tente a reeleição em 2028 e seja novamente eleito, a gestão se estende de 2029 a 2034. 

Neste cenário hipotético, Juliano Duarte totalizaria 11 anos e 6 meses à frente da cidade de Mariana.

*** Continua depois da publicidade ***

Caso aprovada, a proposta muda eleições municipais, estaduais e federais a partir de 2034. Confira os possíveis cenários para as eleições da região dos Inconfidentes.
Juliano Duarte, prefeito de Mariana. Ângelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto. Élio da Mata, prefeito de Itabirito. - Fotos: Lui Pereira/Agência Brasil; Giulia Pereira/Agência Primaz; Reprodução.

Ouro Preto

Ângelo Oswaldo foi prefeito de Ouro Preto nos quadriênios de 1993-1996; 2005-2008; 2009-2012; 2021-2024.

Reeleito em 2024, Oswaldo está em seu segundo mandato consecutivo, portanto não pode se candidatar para as eleições de 2028.
Considerando a completude do mandato atual, Oswaldo vai acumular 20 anos como prefeito de Ouro Preto.

Itabirito

Élio da Mata foi vice-prefeito de Itabirito de 4 de setembro de 2019 a 31 de dezembro de 2020, em eleição suplementar.

Foi vice-prefeito no quadriênio 2021-2024 e eleito prefeito para o quadriênio 2025-2028.

Caso seja candidato e vença a próxima eleição, em 2028, Élio da Mata vai totalizar 10 anos como prefeito, tendo sido vice-prefeito por 5 anos, 3 meses e 27 dias.

Com informações da Agência Senado.

Foto de Maria Teresa Carvalho
Maria Teresa Carvalho é natural de Belo Horizonte e cursa o 7º período de Jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Tem interesse por jornalismo cultural e literário.