- Mariana e Ouro Preto
Vem aí a edição 2025 do Festival Os Sons do Brasil
O evento gratuito acontece entre agosto e setembro e reúne tradição e contemporaneidade nos palcos históricos de Ouro Preto e Mariana

“Imagine uma onda que não vem do mar, mas do tambor. Uma corrente de som que atravessa o corpo, estremece o chão e colore o ar”. É com esse sentimento que o Festival Os Sons do Brasil retorna à região dos Inconfidentes com uma programação potente, diversa e gratuita. Entre os dias 29 e 31 de agosto, o evento ocupa o Museu Boulieu, em Ouro Preto, e segue para o Museu de Mariana, onde acontece de 5 a 7 de setembro, celebrando a pluralidade sonora que marca a música brasileira.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Festival Os Sons do Brasil 2025

A edição deste ano traz ao palco de Ouro Preto grandes nomes da cena nacional, como Sandra de Sá, Russo Passapusso & Ministério Público SoundSystem, Azymuth e Carlos Dafé, ao lado de artistas que renovam e reinventam a música brasileira como Jazz das Minas, Big Band Cefart, DigitalDubs e Sabrina Malheiros. Em Mariana, Roberta Sá é o grande destaque ao lado de artistas como Thiago Delegado, Fernando Bento, Luê, Carla Sceno, Allan Abbadia, Silas Prado, Erica Curtiss, além de Manoel e Filipe Cordeiro, que trazem o Baile do Papai.

Desde a sua criação, o festival já recebeu mais de 300 artistas e envolveu dezenas de milhares de pessoas, consolidando-se como uma plataforma de difusão cultural, encontro e escuta ativa. Mais do que um festival, Os Sons do Brasil é um movimento que articula arte, memória e território, promovendo experiências únicas em diálogo com o patrimônio das cidades históricas.
Em edições anteriores, já passaram pelos palcos do festival nomes como Chico César, Karol Conká, Hamilton de Holanda, Mart’nália, Zé Ibarra, Tim Bernardes, Marcos Valle, Toninho Horta, A Cor do Som, Gabriel Sater, Mestrinho e Jaques Morelenbaum. Cada apresentação amplia o repertório sensível do público e fortalece os vínculos entre arte e território.
Ver mais reportagens da Editoria Cultura

Sextas Abertas leva oficinas e shows ao Antônio Dias

Festival do Salto celebra sabores e saberes do distrito

Livro “Cinema com Passaporte” vai ser lançado em Ouro Preto
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Proposta atual do Festival
Para 2025, o festival se reafirma como um espaço de celebração e reconhecimento. A proposta é mais do que ouvir: é sentir e vibrar. Entre tambores de terreiro, cordas dedilhadas e cantos que vêm da rua e da saudade, Os Sons do Brasil convida o público a mergulhar numa identidade sonora feita de muitas curvas, cores e histórias.
“Seguimos acreditando que a música brasileira é um elo poderoso entre pessoas, memórias e territórios. Nesta edição, queremos aprofundar ainda mais esse diálogo entre tradição e inovação, ocupando espaços históricos com sons que falam do presente, mas que carregam raízes profundas. Os Sons do Brasil é um convite à escuta, ao encontro e ao reconhecimento da nossa diversidade sonora como patrimônio vivo”, afirma Fernanda Bento, idealizadora e coordenadora geral do Festival Os Sons do Brasil.
O Festival Os Sons do Brasil é viabilizado através da Lei Rouanet com o patrocínio master da Vale, patrocínio da J. Mendes, apoio da Prefeitura de Ouro Preto, Prefeitura de Mariana, Museu Boulieu e do Museu de Mariana. Uma realização da Bento Produção Cultural e Ministério da Cultura – Brasil União e Reconstrução.
Trupe Sons do Brasil
Além de oferecer uma série de shows, o Festival Os Sons do Brasil apresenta a Trupe Sons do Brasil, atividade formativa do evento, com um espetáculo cênico-musical que já encantou mais de 10 mil crianças e adultos de todas as idades nas últimas edições do Festival.
Com uma proposta lúdica e educativa, a Trupe convida o público de escolas, centros comunitários e espaços culturais a embarcar em uma viagem sonora pela história da música brasileira, resgatando gêneros e expressões que vão desde os cantos dos povos originários até o funk e o hip hop contemporâneo.
Neste ano, o espetáculo percorre as cidades de Ouro Preto, Mariana, Catas Altas, Congonhas e Itabirito. A itinerância começa no dia 29 de agosto em Passagem de Mariana, marcando o início de uma jornada que levará música, teatro e aprendizado a escolas e centros comunitários e culturais de Minas Gerais.
*** Continua depois da publicidade ***

Edição 2024 do Festival Os Sons do Brasil

Jaques Morelenbaum, Beto Lopes, Lincoln Cheib, Sociedade Musical XV de Novembro, Gabriel Sater, Mac Júlia, Bocato, Lino Krizz, e outros nomes integraram a programação do Festival “Os Sons do Brasil”, que aconteceu de 15 a 17 de agosto de 2024, no Museu de Mariana e no Museu Boulieu (Ouro Preto), tendo a diversidade como marca principal.
Programação – AGOSTO/SETEMBRO 2025 – FESTIVAL OS SONS DO BRASIL
Ouro Preto – Museu Boulieu
– 29 de agosto (sexta-feira) – a partir das 19h30
DJ Pátrida
Big Band Cefart – Palácio das Artes
Sandra de Sá
– 30 de agosto (sábado) – a partir das 15h
Cortejo Sons do Brasil
– 30 de agosto (sábado) – a partir das 18h30
DJ Pátrida
Jazz das Minas
Azymuth convida Sabrina Malheiros
Carlos Dafé
– 31 de agosto (domingo) – a partir das 15h
DigitalDubs
Russo Passapusso & Ministéreo Público SoundSystem
Mariana – Museu de Mariana
05 de setembro (sexta) – partir das 19h30
DJ Pátrida
Luê
Baile do Papai – Manoel Cordeiro convida Felipe Cordeiro
– 06 de setembro (sábado) – partir das 18h30
DJ Pátrida
Erika Curtiss
Thiago Delegado convida Fernando Bento
Roberta Sá
– 07 de setembro (domingo) – a partir das 16h
DJ Pátrida
Allan Abbadia apresenta IFÈsta, participação Silas Prado
Carla Sceno
SERVIÇO
Festival Os Sons do Brasil
Datas e locais: Dias 29, 30 e 31 de agosto no Museu Boulieu em Ouro Preto e dias 05, 06 e 07 de setembro, no Museu de Mariana, em Mariana.
Redes Sociais: @festivalsonsdobrasil
Site: www.sonsdobrasil.com.br
E-mail: contato@festivalsonsdobrasil.com.br
ENTRADA FRANCA – RETIRADA DE INGRESSOS NO SYMPLA
