- Mariana
Mariana inaugura Parque do Cruzeiro e sede da SEMADS
Obra teve investimento de aproximadamente R$3 milhões, sendo parte da verba proveniente de condicionantes ambientais da Samarco

Foi inaugurada, nessa quinta-feira (07), a nova sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Proteção Animal (SEMADS), instalada dentro do Parque Municipal Estância Ecológica do Cruzeiro, enquadrado na categoria de Área de Proteção Ambiental (APA), conforme o artigo 15 da Lei Federal nº 9.985, cuja criação foi homologada em 30 de dezembro de 2005, por meio da Lei Municipal nº 1.957/2005. O local conta com uma praça/mirante que proporciona uma vista panorâmica da cidade, acoplada à construção que abriga a sede da SEMADS e do Grupamento de Policiamento Ambiental da Polícia Militar de Mariana, além de um espaço destinado ao quartel do Grupamento da Polícia Militar de Meio Ambiente da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
*** Continua depois da publicidade ***
***
Parque Municipal Estância Ecológica do Cruzeiro
A Área de Proteção Ambiental Parque Municipal da Estância Ecológica do Cruzeiro abrange um total de 275.785,04 m2, ocupando a área verde do Loteamento Cruzeiro do Sul e terrenos da municipalidade e da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), contendo edificações históricas pertencentes à Arquidiocese de Mariana, como o Palácio dos Bispos, a Capela da Boa Morte e o antigo Seminário Menor, atual Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
A implantação do parque, a cuja ideia inicial nasceu ainda no segundo mandato de Celso Cota à frente da Prefeitura de Mariana, teve como impulso a destinação de recursos oriundos de valores de compensação ambiental da Samarco, no valor de quase R$ 1,4 milhão, que permitiram a execução de ações estruturantes para a formalização, delimitação, planejamento e início da implantação da edificação da sede da SEMADS.
“Essa é uma das obras que me enche de orgulho. (…) E essa estrutura hoje vem para oferecer melhores serviços para a nossa população. (…) É uma entrega importante, é um investimento aqui de mais de três milhões de reais. Essa obra, eu quero fazer um pequeno contexto, eu tive a felicidade de, como prefeito interino, ter licitado essa obra”, afirmou o prefeito Juliano Duarte (PSD) em seu pronunciamento, ressaltando sua satisfação em poder voltar ao cargo e entregar a obra, e lembrando que, ao longo desses quatro anos, aconteceram diversos problemas do desenvolvimento da obra, inclusive a necessidade de convocação da empresa que fiou em segundo lugar na licitação, em virtude do abandono da obra por parte da vencedora do certame.
A instalação da sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente Desenvolvimento Sustentável e Proteção Animal no interior do Parque Municipal Estância do Cruzeiro, tornará fundamental para a preservação da paisagem de Mariana, contribuindo com um cinturão verde ao redor dos edifícios históricos e garantindo sua integridade visual e ambiental. A presença da vegetação de cerrado, mata atlântica e áreas de transição reforça sua importância ecológica, e a revegetação planejada irá fortalecer ainda mais a conservação do bioma local. Além de representar um passo estratégico e simbólico no fortalecimento das políticas públicas ambientais de Mariana.
Ver mais reportagens da Editoria Cidades

Mariana aprova PL de Promoção à Diversidade Sexual e de Gênero

Bairro Novo Horizonte sofre há três anos com falta d´água

Moradores de ocupações se manifestam por direito à moradia
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Novas instalações da SEMADS

Destacando a “alegria e senso de responsabilidade” com a inauguração das novas instalações da SEMADS, o secretário Alexandre Carneiro enalteceu a qualidade da edificação e o local onde ela foi construída. “Certamente temos o melhor prédio público para exercer nosso trabalho em favor do povo de Mariana e a vista mais fantástica da Primaz de Minas. Nossa obrigação de entregar um trabalho de excelência ficou ainda mais necessária”, declarou.
Alexandre ainda ressaltou seu compromisso, e de sua equipe. “Este espaço que entregamos hoje à população não é apenas um novo prédio, é a materialização de um compromisso, o compromisso com a sustentabilidade, com a proteção da nossa fauna e flora, com o planejamento ambiental responsável e com o bem-estar das futuras gerações, materializando o desenvolvimento sustentável que consta de nossa insígnia”.

Falando à reportagem da Agência Primaz, o secretário afirmou que a situação da obra, quando assumiu a SEMADS, era caótica, tendo sido necessária uma intervenção firme da administração municipal junto à empresa contratada. “A obra estava em desenvolvimento, mas num ritmo muito insatisfatório. Se continuássemos no ritmo que encontramos a obra, ela permaneceria em andamento por mais um ou talvez dois anos. Nós chamamos a empresa contratada e criamos metas de finalização de etapas. E se ela não cumprisse alguma meta, a gente iria rescindir o contrato e fazer nova licitação para concluir”, relembrou.
De acordo com o secretário, a SEMADS vai utilizar o mesmo mobiliário e equipamentos atualmente em uso nas instalações atualmente ocupadas no Centro de Convenções, e a mudança para a nova sede deve ser feita em até duas semanas, assim que estiverem concluídas a instalação da rede lógica (internet).
*** Continua depois da publicidade ***

Quartel do Grupamento de Meio Ambiente da PMMG

O conjunto inaugurado nessa quinta-feira vai abrigar o Quartel do Grupamento de Meio Ambiente da Polícia Militar de Minas Gerais que, aproveitando o desnível do terreno, ocupa a parte inferior de uma parte da praça/mirante do Parque Municipal Estância do Cruzeiro.
Em seu pronunciamento, o comandante do Grupamento de Meio Ambiente, Sargento Valdecir demonstrou sua satisfação pela conquista do espaço próprio para sua unidade, agradecendo ao prefeito Juliano Duarte, lembrando que esta é uma demanda existente desde 2011 e que, pela proximidade com a SEMADS, vai facilitar o trabalho de fiscalização e proteção ao meio ambiente. “Nós só temos a agradecer o senhor, que pôs a obra ‘pra’ andar, porque essa previsão, para as pessoas que não conhecem, vem desde 2011. Então tem 14 anos, e está sendo concluída com a sua gestão. (…) Principalmente agora, que a SEMADS é um órgão licenciador, com a demanda muito grande”, afirmou o militar.
