- Ouro Preto
Festival Tudo é Jazz começa nesta quinta-feira em Ouro Preto
Com shows, exposição e oficinas, o evento homenageia duas divas da música e reúne grandes nomes do jazz até domingo (10).

Começa nesta quinta-feira (7) a 23ª edição do Festival Tudo é Jazz, que em 2025 homenageia Ella Fitzgerald e Dolores Duran. O evento, que vai até domingo (10), conta com atrações de grandes nomes da música, como Nando Reis, Izzy Gordon, Juarez Moreira, The Velvet Kings, Cliver Honorato, Dixieland e muito mais. Mas vale mencionar que o Festival vai além de shows, visto que traz uma extensa programação cultural, como a exposição artística “Ella & Dolores”, assinada por Ronaldo Fraga, workshops e festas.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Exposição “Ella & Dolores”
“Ella & Dolores”, um encontro imaginário entre duas gigantes da música de dores, amores e encantamento: Dolores Duran e Ella Fitzgerald. Esse é o mote da exposição que fica em cartaz na Fiemg de 7 a 10 de agosto, com entrada gratuita. Com direção criativa de Ronaldo Fraga, o fotógrafo Rodrigo Januário assina o ensaio em que imagina encontros possíveis entre as divas nos bastidores da vida: mesas de botequim, salões de beleza, igrejas e quartos de solidão sonora.
A cenografia é assinada pelos arquitetos Clarissa Neves e Paulo Waisberg. “Meu coração sempre pulsou mais forte fazendo a direção gráfica e criativa do Tudo é Jazz, mas, nesta edição, além do coração, minha alma está cantando com Ella e Dolores. O desafio vai ser transportar o público para ambientes do tempo delas através de suas vozes e composições”, explica o diretor criativo Ronaldo.
Ver mais sobre cultura

Ouro Preto promove Semana Bernardo Guimarães

Circovolante retoma Encontro Internacional de Palhaços

Cineclube Chico Rei é inaugurado em Ouro Preto
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Workshops
Outra parte importante da programação são os workshops musicais. Na sexta-feira (8), Gustavo Figueiredo ministra “Arranjos, Harmonia e Improvisação”, enquanto Rodrigo Rios fala sobre o cenário da música no Brasil e no mundo, assim como carreira musical, com enfoque no jazz. Já no sábado (9), Willian Evans Trio apresenta um workshop sobre Jazz Trio.
Cabaré do Fraga
Logo após os shows, o Festival segue firme com as noites animadas do Cabaré do Fraga, festa que acontece no início da madrugada dos dias 9 e 10, sexta e sábado, a partir de 00h, no Centro Acadêmico da Escola de Minas (CAEM).
No dia 09, de sexta para sábado, a festa terá show da dupla Nós Nus, duo formado por Leo Lima Duarte e Flávia Ribeiro, com um repertório que transita entre o lirismo da canção brasileira, o jazz contemporâneo, o rock alternativo e a performance artística. Além do duo, o DJ Calixto também se apresenta.
Já no dia 10, de sábado para domingo, se apresentam a Orquestra Mineira de Brega, que mistura hits de karaokê, trilhas de novela e clássicos do brega-pop-romântico, em uma viagem entre Las Vegas e Belém do Pará, com paradas em Chacrinha, Good Times e muito mais. No repertório: Sidney Magal, Gaby Amarantos, Kaoma, Reginaldo Rossi, Bonnie Tyler, Joelma e outros hinos que ativam o HD afetivo de quem ama sem vergonha de sentir. Depois, quem assume a pista é a DJ Belle La Pierre, drag queen, cantora, atriz, curadora musical e uma referência na cena LGBTQIA+ de Belo Horizonte.
Essa é a única atração do Tudo É Jazz que não tem entrada gratuita.

Festival Tudo é Jazz
Realizado desde 2002, o Festival Tudo é Jazz é considerado o maior e mais tradicional evento de jazz do Brasil, sendo eleito um dos 10 melhores festivais de jazz do mundo pela revista Downbeat. Em 2025, completa 23 anos de promoção cultural, com a realização de diversas oficinas, cortejos pelas ruas e apresentações de mais de 1.500 músicos.
A curadoria do Festival é do pianista, compositor e arranjador Gustavo Figueiredo e a direção geral é do produtor cultural, Rud Carvalho, da New View Entretenimento e Comunicação.
O Tudo é Jazz é viabilizado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Federal de incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Realizado pela New View Entretenimento e Comunicação, apresentado pela Gerdau, patrocinado pela Vivo e com apoio da Prefeitura de Ouro Preto e da Rede Minas.
Confira outros eventos em nossa Agenda Cultural.
Serviço
Confira a programação completa do “Festival Tudo é Jazz” que começa nesta quinta-feira (7) e vai até domingo (10). Mais informações no site oficial do evento e no instagram.
- Abertura com Juarez Moreira
Data: 7 de agosto
Horário: 21h
Local: Casa de Gonzaga
- 8 de agosto
Atração: Plínio Oliveira
Horário: 18h
Local: Casa da Ópera
Atração: Duo Sangue Latino
Horário: 19h
Local: Praça Tiradentes
Atração: The Velvet Kings
Horário: 20h30
Local: Praça Tiradentes
Atração: Nando Reis
Horário: 22h
Local: Praça Tiradentes
Depois dos shows, seu after está garantido com o Cabaré do Fraga:
Horário: Meia noite
Local: Centro Acadêmico da Escola de Minas (CAEM), Praça Tiradentes, 9
Atrações: Nós Nus + DJ Calixto
Ingressos aqui.
- 9 de agosto
Atração: Cortejo Dixieland
Horário: 13h
Local: Largo do Cinema
Atração: Willian Evans Trio
Horário: 15h
Local: Largo do Rosário
Atração: Livia e Fred
Horário: 16h30
Local: Largo do Rosário
Atração: Corpo Cidadão
Horário: 18h
Local: Casa da Ópera
Atração: Trio Choro Negro
Horário: 19h
Local: Praça Tiradentes
Atração: Cliver Honorato
Horário: 20h30
Local: Praça Tiradentes
Atração: Izzy Gordon & Big Band – Tributo a Ella Fitzgerald e Dolores Duran
Horário: 22h
Local: Praça Tiradentes
Depois dos shows, seu after está garantido com o Cabaré do Fraga:
Horário: Meia noite
Local: Centro Acadêmico da Escola de Minas (CAEM), Praça Tiradentes, 9
Atrações: Orquestra Mineira de Brega + DJ Belle La Pierre
Ingressos aqui.
- 10 de agosto
Atração: Cortejo Radiant Jazz Band
Horário: 13h
Local: Largo do Cinema
Atração: Camila Rocha
Horário: 15h
Local: Largo do Rosário
Atração: Filó Machado
Horário: 16h30
Local: Largo do Rosário
- Exposição “Ella & Dolores”, de Ronaldo Fraga
Data: 7 a 10 de agosto
Local: Fiemg (Praça Tiradentes, 04)
Entrada Gratuita
- Workshops
Os workshops vão acontecer na Casa da Ópera (Rua Brigadeiro Musqueira, s/n, Centro). Não é necessário fazer inscrição, basta comparecer com 15 minutos de antecedência.
Data: 8 de agosto
14h: Gustavo Figueiredo, “Arranjos, Harmonia e Improvisação”
15h: Rodrigo Rios, “O cenário da música no Brasil e no mundo, assim como carreira musical” (com enfoque no jazz)
Data: 9 de agosto
11h: Willian Evans Trio (EUA) – Jazz Trio
