Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Pedro Sousa assume vereança e promete mandato coletivo

Posse ocorreu durante o recesso parlamentar devido à cassação de Tikim Matheus pela Justiça Eleitoral

Com 620 votos obtidos na eleição do ano passado, Pedro Sousa (centro) era o primeiro suplente da Federação Brasil da Esperança, composta pelo PT, PV e PcdoB
Com 620 votos obtidos na eleição do ano passado, Pedro Sousa era o primeiro suplente da Federação Brasil da Esperança, composta pelo PT, PV e PcdoB – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Empossado no mês de julho, em substituição a Tikim Matheus (PcdoB), Pedro Sousa (PV) participou, nessa segunda-feira (04) de sua primeira reunião ordinária da Câmara Municipal de Mariana. Em entrevista à Agência Primaz, o vereador manifestou seu propósito de exercer o mandato de forma coletiva e colaborativa, com a atenção voltada para ações de apoio e proteção às minorias, com um foco na juventude e outros grupos marginalizados, buscando desenvolver políticas que atendam às suas necessidades específicas. Com a posse de Pedro, a representação do Partido Verde (PV) passa a contar com dois vereadores, situação inédita para a agremiação política em Mariana.

*** Continua depois da publicidade ***
***

Experiência anterior de Pedro Sousa na Câmara Municipal de Mariana

No dia 1º de julho de 2022, um importante movimento foi vivenciado pela Câmara Municipal de Mariana, quando, por determinação da Justiça Eleitoral, Juliano Duarte, então no Cidadania, foi afastado da gestão interina do município, cedendo o lugar ao vereador Ronaldo Bento, eleito em 2020 pelo PSB. Com isso, Pedro Henrique da Paixão Sousa, primeiro suplente do partido de Ronaldo Bento, assumiu uma cadeira no Legislativo Marianense. Coincidentemente, na mesma ocasião, foi encerrado o período de 18 meses de exercício da vereança por Tikim Matheus, suplente que ocupou a vaga aberta pela condução de Juliano Duarte ao cargo interino de prefeito municipal.

Pedro Sousa e Juliano Duarte, na sessão em que ambos tomaram assento na Câmara de Mariana, em 2022
Pedro Sousa e Juliano Duarte, na sessão em que ambos tomaram assento na Câmara de Mariana, em 2022 – Foto: Luiz Loureiro/Arquivo da Agência Primaz

Com data de validade já conhecida na posse, em função do tempo previsto para a interinidade de Ronaldo Bento na Prefeitura de Mariana, Pedro Sousa já antecipava seu posicionamento de representatividade plural na Câmara, com atuação baseada na transformação social. “Nesse dia, eu estou sendo diplomado e reafirmo meu compromisso como agente de transformação social e reafirmo o que foi a base de nossa campanha: fiscalizar as ações do executivo, agora na pessoa do presidente do Ronaldo Bento, e empenhar para que tenhamos cada vez mais políticas públicas que sejam em favor da população marianense”, declarou Pedro em seu primeiro pronunciamento.

Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Novo mandato com ênfase na participação coletiva da população

A posse de Pedro Sousa ocorreu no dia 22 de julho, durante o recesso parlamentar, atendendo à decisão da juíza Ana Carolina Ferreira Marques dos Prazeres, da 1ª Vara Cível da Comarca de Mariana, que determinou o afastamento imediato de Tikim Matheus (PcdoB), em resposta a uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público de Minas Gerais.

Dessa forma, somente nessa segunda-feira (04) é que o novo vereador pôde participar de uma reunião ordinária da edilidade marianense. Ainda antes da reunião, Pedro Sousa concedeu entrevista à reportagem da Agência Primaz, inicialmente comparando a situação atual com a anterior, quando exerceu a vereança por seis meses, quando sofreu pressão para implementar ações imediatamente e em pequeno espaço de tempo. Em contrapartida, agora, ele vai ter um mandato de três anos e meio, o que vai permitir um planejamento mais estratégico e sustentável.

É óbvio que, em 2002, a gente trabalhou de forma acelerada porque a gente tinha prazo de validade e eram só seis meses, a gente tinha certeza disso. Agora, o que a população de Mariana pode esperar, não somente as 620 pessoas que nos elegeram, é muito trabalho, é muita garra, é muita vontade de fazer acontecer”, prometeu o vereador, ressaltando que, de acordo com sua assessoria jurídica, existem poucas chances de uma nova reversão no caso Tikim Matheus, o que dá a ele relativa tranquilidade para desenvolver ações e projetos em prol da comunidade marianense.

Pedro pretende priorizar diversas áreas e grupos sociais durante seu mandato como vereador, destacando a importância do olhar para as minorias, focando especialmente as juventudes, particularmente as juventudes pretas, que enfrentam desafios como a falta de emprego e renda. O vereador ainda menciona a necessidade de desenvolver políticas que apoiem as mulheres e a população LGBTQIA+, enfatizando que esses grupos, embora sejam minorias, são importantes na sociedade. “A gente tem, obviamente, como bandeira principal as minorias, aquela população que mais precisa do cuidar. Dar atenção àquelas pessoas que mais precisam, com foco no desenvolvimento econômico. É, por exemplo, você pautar desenvolvimento econômico para a sobrevivência desse público, como as mulheres, a população LGBTQIA+”, destacou o novo vereador.

Por fim, Pedro Sousa deixou um recado para a população de Mariana: “A mensagem que eu quero deixar é esse convite mesmo, sabe? Esse chamar da população para que vá até o gabinete, para que leve as demandas de sua comunidade, as demandas coletivas. Que nos ajude a construir um mandato coletivo, um mandato participativo mesmo, porque é só assim que nós vamos ter êxito. Estaremos no gabinete todos os dias, de portas abertas”, finalizou.

*** Continua depois da publicidade ***

Partido Verde ocupa duas cadeiras da Câmara de Mariana

Manoel Douglas, líder do Governo Municipal na Câmara, é o atual presidente do Partido Verde
Manoel Douglas, líder do Governo Municipal na Câmara, é o atual presidente do Partido Verde – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Nos últimos anos, embora timidamente, o Partido dos Trabalhadores vem s consolidando na Região dos Inconfidentes. Sem representação no executivo e no legislativo de Itabirito, em Ouro Preto, o partido conta com o prefeito Angelo Osvaldo, reeleito em 2024, e com os vereadores Matheus Pacheco e Zé do Binga, ambos cumprindo o segundo mandato consecutivo pelo PV.

Em Mariana, o Partido Verde elegeu Manoel Douglas, em 2020, ocupando pela primeira vez uma vaga no Legislativo. Em 2024, participando da Federação Brasil da Esperança, juntamente com o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Comunista do Brasil (PcdoB), o PV reelegeu Manoel Douglas, que foi escolhido como Líder do Governo pelo prefeito Juliano Duarte (PSB), colocando Pedro Sousa como primeiro suplente.

Assim, de forma inédita, o PV passa a contar com dois representantes na Câmara de Mariana, situação bastante comemorada por Manoel Douglas. “É um fato histórico, porque é a primeira vez que nós temos duas cadeiras na Câmara Municipal. Isso mostra a força do partido, mostra a organização que tivemos nas últimas eleições, e também um potencial muito grande de construção para o andamento político da cidade de Mariana”, comemorou.

De acordo com o Líder de Governo, devido à posse ter ocorrido no recesso, ainda não houve tempo para um ajuste de posições a serem tomadas no plenário da Câmara, mas isso deve acontecer em breve. “A gente teve uma pequena conversa, coisa rápida assim, ainda não teve essa sentada. Mas nessa conversa que a gente teve, preliminar, no dia mesmo da posse. Então, a gente já determinou que ia sentar para ter esse alinhamento dos interesses da população e do partido, para fazer um trabalho junto”, finalizou Manoel Douglas.

Foto de Luiz Loureiro
Luiz Loureiro é jornalista graduado pela UFOP, fundador, sócio proprietário e editor chefe da Agência Primaz de Comunicação.