- Mariana
Circovolante retoma Encontro Internacional de Palhaços
Após dois anos, o Encontro retorna em 2025 com programação gratuita em Mariana e ações em distritos e escolas
- Larissa Antunes
- Supervisão Lui Pereira

O Encontro Internacional de Palhaços, será retomado em 2025 com sua 13ª edição marcada para os dias 26, 27 e 28 de setembro, em Mariana (MG). O evento ocupa novamente o Centro Histórico da cidade com 20 espetáculos gratuitos e reafirma o compromisso com a democratização da cultura por meio da palhaçaria. A programação inclui também 26 apresentações em escolas, bairros e distritos, durante o mês de agosto.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Convivência e afeto como proposta do encontro
O 13º Encontro Internacional de Palhaços mantém como princípio o acesso gratuito à programação. Para Xisto Siman, um dos fundadores e coordenadores do Circovolante, essa escolha contribui para a ocupação dos espaços públicos e o envolvimento da comunidade. “Eu acho que a gratuidade, ela acaba fazendo com que as pessoas saiam de suas casas para ocuparem e para irem assistir os espetáculos. Porque são várias pessoas diferentes que estão ali ocupando o espaço público do centro histórico e com muita alegria, com muita amizade e com muita cumplicidade um com os outros. E é maravilhoso, acho super importante”, afirmou o coordenador.
Com sede em Passagem de Mariana, o grupo Circovolante atua há mais de duas décadas no fomento à arte circense. Ao longo de suas edições, o Encontro Internacional de Palhaços já realizou mais de 800 apresentações gratuitas e recebeu artistas de diversas partes do Brasil e do exterior.
Muitos palhaços importantes já foram homenageados no Encontro, como Dedé Santana, e a palhaça Jojoba, que “é uma pessoa muito importante na nossa trajetória”, relembrou o palhaço. O artista também afirma que o evento também permitiu reencontros de palhaços que não se viam há muitos anos.
Ao refletir sobre o impacto do festival, Xisto afirmou que a proposta do encontro ultrapassa a linguagem artística. “No momento em que a gente vê tanto ódio, o Encontro de Palhaços é um disseminador de alegria, de amor, de fraternidade, de comunhão, é isso que espero que as pessoas levem”.
Ver Mais

Cineclube Chico Rei é inaugurado em Ouro Preto

Agosto das Artes na FAOP: confira as novas exposições

Feira Noturna encerra o Festival EntreLaços com muito brilho
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Programação do Encontro
Parte da atual programação foi definida durante a participação do Circovolante no Encontro Anjos do Picadeiro, no Rio de Janeiro. Na ocasião, Xisto dirigiu um cabaré com diversos artistas e também participou de uma mesa sobre descentralização do riso, parte desses artistas estará presente no Encontro.
Dentre alguns dos artistas confirmados, estão: O palhaço peruano, Tomás Carreño; Ana Luiza Bellacosta com sua palhaça Madame Frôda e diretamente da Argentina, o palhaço Sebastián Godoy.
Também estarão presentes a Família Montes Morales, formada pela dupla Guga Morales, especialista em equilíbrio, malabares e arte de rua, e Manu Montes, especialista em malabares, acrobacia aérea e uso da zarabatana; Inigualáveis Irmãs Cola, grupo de artistas de rua composto pelas gêmeas Thaís Cola, malabarista e atiradora de facas, e Tatiane Cola, também malabarista. Outra atração confirmada é Maku Fanchulini, artista argentina de circo e palhaçaria, que já se apresentou no Encontro em outras edições.
O festival conta com uma curadoria contínua e seleciona artistas nacionais e internacionais ao longo de todo o ano. “Tem uma curadoria que é ininterrupta. A gente tá o tempo inteiro assistindo espetáculos, procurando conhecer novos grupos. Fazendo novas interações pra gente fazer com que o encontro aconteça.”, explicou.
*** Continua depois da publicidade ***

Xisto se sente emocionado ao dizer que muitas pessoas têm interesse em se apresentar em setembro. “Eh, mas é isso, é uma emoção tremenda, é uma sensação de alegria, de felicidade gigantesca. Ao mesmo tempo de pesar, porque não dá para a gente trazer todo mundo que a gente gostaria que viesse”, lamenta.
A programação do festival é dividida em duas frentes: os três dias principais, com atrações no Centro Histórico de Mariana, e a etapa descentralizada, um dos pontos chave do encontro, que acontece em agosto em escolas e distritos da cidade, quando os espetáculos serão levados a lugares com menos acesso a esse tipo de ação cultural.
O cortejo de palhaços, tradicional no evento, será mantido. “É um momento em que a cidade está toda focada. Todo mundo se maquia como palhaço. É um momento ímpar do encontro de palhaços.”, declarou Xisto. O palhaço afirma ainda que o Circovolante está planejando uma surpresa para o cortejo, mas que ainda não pode revelar.
13ª edição do Encontro
A realização do evento em 2025 só foi possível após a aprovação de um projeto via Lei Rouanet. “Estamos sempre procurando patrocinadores e apoiadores para realizar o evento, a gente tenta que ele seja anual. Mas não conseguimos recursos suficientes em 2023 e 2024”, afirmou Xisto.
O 13º Encontro Internacional de Palhaços é promovido pelo grupo Circo Para Todos e pelo Ponto de Cultura Casa do Palhaço, e acontece entre os dias 26 a 28 de setembro no Centro Histórico de Mariana e a programação é gratuita. Para mais informações, acesse as redes do Circovolante.
