Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é terça-feira, 5 de agosto de 2025

Distrito de Padre Viegas inspira o Natal de Luz de Mariana

“Tradição que Brilha” é o tema que homenageia o Oratório de Natal

Apresentação do Oratório de Natal pelo grupo de Padre Viegas, inspiração para o Natal de Luz 2025
Apresentação do Oratório de Natal – Foto: Reprodução/Arquidiocese de Mariana

Em coletiva de imprensa realizada na noite dessa quinta-feira (31), no Museu da Música, acompanhado do Secretário de Patrimônio Cultural e Turismo, Eduardo Batista, o prefeito de Mariana, Juliano Duarte (PSD) apresentou o conceito do Natal de Luz 2025, em Mariana, com o tema “Tradição que Brilha”, em homenagem ao Oratório de Natal, apresentação natalina encenada pelo Coral Nossa Senhora do Rosário, do distrito de Padre Viegas. De acordo com o chefe do Executivo Municipal, a programação completa do evento, com início previsto para a última semana de novembro, teve sua proposta aprovada na Lei Rouanet, com autorização para captação de R$680 mil, com cadastro nas plataformas de apoio cultural da Vale e da CEMIG, visando evitar o uso de recursos da arrecadação municipal.

*** Continua depois da publicidade ***
***

Natal de Luz

Já tradicional em Mariana, o Natal de Luz prevê a iluminação cênica de ruas e praças da cidade, de novembro a dezembro, com uma extensa programação cultural, incluindo a Casa do Papai Noel, montada em um casarão localizado na Praça da Sé.

Para Juliano Duarte, o anúncio antecipado do Natal de Luz proporciona melhores condições de fomento ao turismo em Mariana
Para Juliano Duarte, o anúncio antecipado do Natal de Luz proporciona melhores condições de fomento ao turismo em Mariana – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Muitos podem estar me perguntando: Prefeito, mas por quê que, no mês de julho, você está lançando o tema do Natal de Luz? [Porque] é importante a gente trabalhar com o planejamento, com antecedência, para que o turista, a rede hoteleira, já possa falar do Natal de Luz e vender pacotes para o Natal de Luz de Mariana, que vai iniciar, em nossa previsão, na última semana de novembro, até o início de janeiro”, esclareceu Juliano, acrescentando que setores como a Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, a Procuradoria Jurídica e demais setores envolvidos, estão trabalhando desde já para evitar que o evento seja “lançado no meio de dezembro, uma semana antes do Natal”, como aconteceu em anos anteriores.

De acordo com o prefeito e o secretário de Patrimônio Cultural e Turismo, a programação completa do Natal de Luz 2025 vai ser divulgada em setembro.

Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Tradição que Brilha

Arte de divulgação do Natal de Luz 2025
Arte de divulgação do Natal de Luz 2025 – Fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Mariana

Lançar o conceito do Natal agora, no último dia de julho, como o prefeito muito bem disse, é muito importante porque a gente quer atender com qualidade os nossos moradores, mas a gente quer atrair visitantes. E o visitante, quando ele vem de fora, ele planeja a viagem”, declarou Eduardo Batista, ao anunciar o tema do Natal de Luz 2025 em Mariana.

Para o secretário, “a ideia é de já trazer o conceito para que, a partir da apresentação do conceito com a coletiva de imprensa, a gente comece a desdobrar o nosso planejamento estratégico, que é a construção de um meio para poder conversar com as agências de turismo de fora, com o trade turístico do Brasil, para que isso seja inserido no roteiro de venda” dos pacotes turísticos.

Justificando a escolha do conceito, Eduardo Batista afirmou que ele “está enraizado no princípio do patrimônio imaterial, (…) e na valorização distrital”, como foi o caso da escolha da Dança das Fitas de Monsenhor Horta, que embasou a conceituação do Festival de Inverno “Entrelaços”.

*** Continua depois da publicidade ***

Dessa forma, ressaltou o secretário, a programação natalina vai destacar o tradicional Oratório de Natal, apresentação natalina encenada pelo Coral Nossa Senhora do Rosário, do distrito de Padre Viegas, que interpreta o nascimento de Cristo desde as profecias de Isaías, no Antigo Testamento, passando por outras passagens bíblicas, como o anúncio do anjo a Maria, a visita dos Reis Magos.

Composta pelo maestro, compositor, poeta e professor catarinense José Acácio Santana (1939-2011), conhecido como Missionário da Música e considerado o maior especialista do país em Canto coral Sacro.

Há mais de 20 anos, o Oratório de Natal chegou ao distrito de Padre Viegas, proporcionando a Geraldo de Jesus Gomes, conhecido como Geraldo Padre, elaborar as partituras e conduzir os ensaios com os moradores e integrantes do Coral Nossa Senhora do Rosário, detentor de forte tradição musical na comunidade de Padre Viegas e região, criado em 1960, por iniciativa do então Vigário, Cônego Jadir Trindade Lemos, e do músico Geraldo de Jesus Gomes.

Foto de Luiz Loureiro
Luiz Loureiro é jornalista graduado pela UFOP, fundador, sócio proprietário e editor chefe da Agência Primaz de Comunicação.