- Mariana
Distrito de Padre Viegas inspira o Natal de Luz de Mariana
“Tradição que Brilha” é o tema que homenageia o Oratório de Natal

Em coletiva de imprensa realizada na noite dessa quinta-feira (31), no Museu da Música, acompanhado do Secretário de Patrimônio Cultural e Turismo, Eduardo Batista, o prefeito de Mariana, Juliano Duarte (PSD) apresentou o conceito do Natal de Luz 2025, em Mariana, com o tema “Tradição que Brilha”, em homenagem ao Oratório de Natal, apresentação natalina encenada pelo Coral Nossa Senhora do Rosário, do distrito de Padre Viegas. De acordo com o chefe do Executivo Municipal, a programação completa do evento, com início previsto para a última semana de novembro, teve sua proposta aprovada na Lei Rouanet, com autorização para captação de R$680 mil, com cadastro nas plataformas de apoio cultural da Vale e da CEMIG, visando evitar o uso de recursos da arrecadação municipal.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Natal de Luz
Já tradicional em Mariana, o Natal de Luz prevê a iluminação cênica de ruas e praças da cidade, de novembro a dezembro, com uma extensa programação cultural, incluindo a Casa do Papai Noel, montada em um casarão localizado na Praça da Sé.

“Muitos podem estar me perguntando: Prefeito, mas por quê que, no mês de julho, você está lançando o tema do Natal de Luz? [Porque] é importante a gente trabalhar com o planejamento, com antecedência, para que o turista, a rede hoteleira, já possa falar do Natal de Luz e vender pacotes para o Natal de Luz de Mariana, que vai iniciar, em nossa previsão, na última semana de novembro, até o início de janeiro”, esclareceu Juliano, acrescentando que setores como a Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, a Procuradoria Jurídica e demais setores envolvidos, estão trabalhando desde já para evitar que o evento seja “lançado no meio de dezembro, uma semana antes do Natal”, como aconteceu em anos anteriores.
De acordo com o prefeito e o secretário de Patrimônio Cultural e Turismo, a programação completa do Natal de Luz 2025 vai ser divulgada em setembro.
Ver Mais

Acordo judicial encerra embargo e libera mineração em Botafogo

Circovolante retoma Encontro Internacional de Palhaços

Mariana aprova crédito milionário para novo loteamento
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Tradição que Brilha

“Lançar o conceito do Natal agora, no último dia de julho, como o prefeito muito bem disse, é muito importante porque a gente quer atender com qualidade os nossos moradores, mas a gente quer atrair visitantes. E o visitante, quando ele vem de fora, ele planeja a viagem”, declarou Eduardo Batista, ao anunciar o tema do Natal de Luz 2025 em Mariana.
Para o secretário, “a ideia é de já trazer o conceito para que, a partir da apresentação do conceito com a coletiva de imprensa, a gente comece a desdobrar o nosso planejamento estratégico, que é a construção de um meio para poder conversar com as agências de turismo de fora, com o trade turístico do Brasil, para que isso seja inserido no roteiro de venda” dos pacotes turísticos.
Justificando a escolha do conceito, Eduardo Batista afirmou que ele “está enraizado no princípio do patrimônio imaterial, (…) e na valorização distrital”, como foi o caso da escolha da Dança das Fitas de Monsenhor Horta, que embasou a conceituação do Festival de Inverno “Entrelaços”.
*** Continua depois da publicidade ***

Dessa forma, ressaltou o secretário, a programação natalina vai destacar o tradicional Oratório de Natal, apresentação natalina encenada pelo Coral Nossa Senhora do Rosário, do distrito de Padre Viegas, que interpreta o nascimento de Cristo desde as profecias de Isaías, no Antigo Testamento, passando por outras passagens bíblicas, como o anúncio do anjo a Maria, a visita dos Reis Magos.
Composta pelo maestro, compositor, poeta e professor catarinense José Acácio Santana (1939-2011), conhecido como Missionário da Música e considerado o maior especialista do país em Canto coral Sacro.
Há mais de 20 anos, o Oratório de Natal chegou ao distrito de Padre Viegas, proporcionando a Geraldo de Jesus Gomes, conhecido como Geraldo Padre, elaborar as partituras e conduzir os ensaios com os moradores e integrantes do Coral Nossa Senhora do Rosário, detentor de forte tradição musical na comunidade de Padre Viegas e região, criado em 1960, por iniciativa do então Vigário, Cônego Jadir Trindade Lemos, e do músico Geraldo de Jesus Gomes.
