- Mariana
Clube Osquindô promove projeto “Hip-Hop na Passagem”
O projeto leva a cultura urbana para dentro da escola, que se transforma em um espaço de criação, crítica e expressão artística.

A Escola Estadual Coronel Benjamin Guimarães, localizada em Passagem de Mariana, ganhou ritmo, rima e expressividade com o projeto Hip-Hop na Passagem, realizado pelo Clube Osquindô, com a coordenação dos arte-educadores Maria Fernanda e Matheus Morais, da Osquindoteca. O projeto vem trazendo a cultura urbana para as salas de aula, uma vez que também é possível aprender com o corpo, o som, a palavra e o movimento.
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A realização do projeto Hip-Hop na Passagem, parte das ações do projeto Observatório Jovem, conta com uma equipe dedicada e diversa. A produção cultural é assinada por Débora Guimarães e Gisele Alves, a comunicação é conduzida por Mirian dos Santos e Janine Xavier, já as ações educativas são coordenadas pelos arte-educadores da Osquindoteca.
Hip-Hop na Passagem
O projeto nasceu da necessidade de aproximar os estudantes da arte urbana e suas múltiplas linguagens, reconhecendo o hip-hop como uma potente manifestação cultural de origem periférica, que permite aos jovens se expressarem, reconhecerem e construírem uma visão crítica e transformadora da realidade.
Nesse sentido, a iniciativa tem caráter educacional, cultural e artístico, pois promove oficinas com foco nos cinco elementos fundamentais da cultura hip-hop: o grafite, o break, o MC, o DJ e o conhecimento. Tais elementos funcionam como ferramentas pedagógicas, utilizadas para estimular a expressão artística, o pensamento crítico, o protagonismo da juventude e a valorização das vivências individuais e coletivas dos estudantes.
Segundo Matheus Morais, um dos coordenadores do projeto Hip-Hop na Passagem, a ideia surgiu a partir de uma experiência anterior, com o Novembro Negro, voltado para os cinco elementos fundamentais dessa forma de expressão. “Aquela ação serviu de piloto para a criação do Hip-Hop na Passagem”, explica.
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Hoje, o projeto atende cerca de 35 alunos do 1º ano do Ensino Médio e 15 alunos do 6º ano integral do Ensino Fundamental II da instituição. “O projeto é muito importante para os meninos e meninas. A gente troca ideias sobre tudo, apresentamos os elementos do hip-hop para eles. Tem sido interessante acompanhar esse processo, principalmente no desenvolvimento da autoestima dos alunos”, completa.
As atividades, que tiveram início em março de 2025, acontecem na Escola Estadual Coronel Benjamin Guimarães e também na sede da Osquindoteca, em Passagem de Mariana, proporcionando aos alunos diferentes espaços de aprendizado, criação e convivência. O fortalecimento de laços de coletividade também estão no escopo do projeto: “Queremos conscientizar os meninos, trazer informações, ampliar as perspectivas sobre o futuro”, conclui o coordenador Matheus.
Com previsão de encerramento em novembro, as ações incluem oficinas práticas, rodas de conversa e produção colaborativa. Os estudantes têm a oportunidade de conhecer a história e os fundamentos do hip-hop, explorar técnicas de escrita, improvisação, ritmo, rima e flow, além de participar de momentos de escuta musical, análise de letras e debates sobre questões sociais relevantes. Oficinas específicas de graffiti, técnicas de desenho e break dance complementam a proposta, oferecendo experiências com todos os elementos desta forma de expressão.
Assim como o projeto Hip-Hop na Passagem, o Clube Osquindô promove outras iniciativas que reforçam a importância de experiências e oficinas educativas que envolvam o corpo, a imaginação e o afeto, como a Semana Mundial do Brincar.

