Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é quarta-feira, 30 de julho de 2025

Mariana sedia 5ª Conferência Regional de Políticas para Mulheres

Encontro definiu propostas e delegadas para etapa estadual, prevista para agosto em Belo Horizonte.

Faixa da conferência exibe o tema “Mulheres mineiras: construindo políticas públicas inclusivas e transformadoras”, reforçando o caráter participativo e plural do evento.
A Conferência aconteceu no Centro de Convenções - Foto: Maria Eduarda Marques/Agência Primaz

Nesta última segunda-feira (28), Mariana recebeu a 16ª etapa da 5ª Conferência Regional de Políticas para Mulheres, que busca promover o debate e a formulação de propostas para o fortalecimento de políticas públicas voltadas às mulheres. A 5ª Conferência foi retomada após nove anos, sob organização do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), e o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Minas Gerais, em parceria com o Instituto Periférico.

*** Continua depois da publicidade ***
***

As autoridades e representantes que compuseram a mesa de honra no Centro de Convenções foram Joana Coelho, subsecretária de políticas dos direitos das mulheres do estado de Minas Gerais, Michele Arcielli, conselheira estadual dos direitos da mulher, prefeito Juliano Duarte e a vice Sônia Azzi, que na ocasião defendeu a igualdade salarial entre os gêneros. Além disso, também participaram Raquel de Souza, subsecretária de Segurança Pública de Mariana, Maria Adriana Barbosa, subsecretária da mulher e dos direitos humanos de Mariana, o vereador Pedro Souza e, por último,  Aline Lage, representante da instituição Lar Santa Maria.

5ª Conferência Regional de Políticas para Mulheres

As conferências municipais e regionais, com o tema “Mulheres Mineiras: construindo políticas públicas inclusivas e transformadoras”, foram realizadas entre 28 de abril e 28 de julho, já as conferências estaduais e distrital, que tiveram início em 1º de julho, vão se estender até 31 de agosto. 

Mariana integra a lista de municípios que já sediaram as conferências, como Araxá, Almenara, Teófilo Otoni, Patos de Minas, Diamantina, Viçosa, Barbacena, Governador Valadares, Caxambu, Varginha, Januária, Poços de Caldas, Pirapora, Belo Horizonte e Juiz de Fora.

O encontro na Primaz de Minas contou com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e integrou as etapas preparatórias da 5ª Conferência Estadual, a ser realizada em Belo Horizonte. As etapas preparatórias são fundamentais para consolidar diagnósticos locais e levantar propostas que reflitam a diversidade e as realidades das mulheres em seus territórios. 

Para Fernanda Tonidandel, integrante do movimento Mulheres por Mariana, a 5ª Conferência Regional foi um espaço de fortalecimento e participação feminina efetiva na formulação de políticas públicas. “As conferências são os espaços propícios para nós, mulheres, sermos ouvidas e para essas vozes se tornarem ações objetivas e eficientes”, conta. 

Participantes da etapa regional da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres em Mariana.
Participantes reunidas para um dia de escuta, debate e construção coletiva - Foto: Maria Eduarda Marques/Agência Primaz

Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Conferência em Mariana

Dessa forma, em Mariana, a Conferência promoveu o debate coletivo e a mobilização social para a avaliação das políticas de gênero e a definição de diretrizes, com a participação de mulheres da sociedade civil (de diferentes territórios, realidades e identidades) e representantes governamentais.

Na parte da manhã, além da apresentação do Coral do Recriavida, que encantou o público, e a introdução do regimento da Conferência, a presidente da Central Única das Favelas em Minas (CUFA), fundadora da rede “Mariana Mulheres que Inspiram” e diretora da Expo Favela Minas, Marciele Delduque, palestrou sobre empreendedorismo feminino. “Política pública para as mulheres é saber o poder que nós, mulheres, temos na nossa mão. O nosso papel aqui hoje é entender que sobre todas as coisas e ainda sim as políticas públicas, que elas precisam ser feitas, executadas com excelência mas também com a sua participação, seja ativa, seja questionadora”, explica a empreendedora.

Após fala inspiradora de Marciele, mulheres compartilharam suas experiências e inquietações. Maria Helena, moradora do distrito de Antônio Pereira, comentou sobre a importância de tomar posse do valor que as mulheres têm para a sociedade. “Se a gente mudar a nossa realidade, seja a nossa rua, o nosso bairro, o nosso distrito, a gente já contribui para uma melhoria. A gente vai ser espelho, outras mulheres vão vendo a nossa ação e a tendência é que elas também ajudem a criar uma rede, porque individualmente a gente não chega a lugar nenhum”, narra.

Marciele Delduque fala ao microfone em um auditório durante a etapa regional da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres
Em um relato potente, Marciele destacou como o “corre” das mulheres transforma realidades e movimenta a economia local, defendendo políticas públicas que reconheçam e fortaleçam essas potências - Foto: Maria Eduarda Marques/Agência Primaz

Já na parte da tarde, as participantes foram distribuídas em grupos de trabalho para discutir os eixos temáticos que visam aprofundar e ampliar as políticas para as mulheres. Os temas discutidos foram a economia do cuidado; mudanças climáticas; igualdade no mundo do trabalho e autonomia econômica; educação inclusiva, igualitária e democrática; saúde integral das mulheres e garantia dos direitos; enfrentamento à todas as formas de violência contra as mulheres; desenvolvimento sustentável com democracia, justiça, autonomia, igualdade e liberdade; democratização da comunicação e do acesso à cultura. 

Após a leitura das propostas apresentadas pelos grupos, as duas delegadas foram escolhidas para representar a região na etapa estadual da 5ª Conferência de Políticas Públicas para Mulheres. Orlene Rodrigues Bonfim Vieira, da cidade de Piedade de Ponte Nova, foi escolhida para representar a sociedade civil e Lucimeire de Souza Boroni Mayrink, da mesma cidade, foi escolhida como representante do poder público. 

*** Continua depois da publicidade ***

Conferência Estadual e Nacional

Nas etapas regionais são eleitas as delegadas que vão participar da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, prevista para ocorrer nos dias 27, 28 e 29 de agosto, em Belo Horizonte. 

Da mesma forma, durante a Conferência Estadual, são eleitas as delegadas que vão representar Minas Gerais na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, a ser promovida entre 29 de setembro e 1º de outubro, em Brasília.

As Conferências Nacionais de Políticas para Mulheres tiveram início no ano de 2004, sendo realizada também em 2007, 2011 e 2015. Dez anos depois, com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, a iniciativa busca a ampla participação das diversas vozes de mulheres representadas por entidades, organizações e movimentos sociais, estabelecendo um diálogo entre sociedade civil e órgãos de promoção de políticas para as mulheres municipais, estaduais e do Distrito Federal, além do governo federal.

Fruto de um convênio que abrange a realização das Conferências Regionais, da Conferência Estadual e da participação das delegadas mineiras na Conferência Nacional, o projeto Mulheres de Minas também prevê a produção de materiais educativos, além da publicação de um relatório das conferências. A realização das conferências está a cargo do Instituto Periférico e conta com a organização do Conselho Estadual da Mulher de MG e do Governo de Minas, por meio da Sedese, e parceria da Codemge. 

Gabriela Santoro, diretora-presidente do Instituto Periférico, destaca que o projeto Mulheres de Minas está alinhado à trajetória da organização. “A iniciativa promove escuta, mobilização, protagonismo e proteção contra a violência de gênero. Em um momento de urgência na defesa de direitos, essa agenda é essencial. Estamos honradas em colaborar”, afirma.

Foto de Maria Eduarda Marques
Maria Eduarda Marques, nascida em João Monlevade (MG), é aluna do 7º período de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto.