- Ouro Preto
Shows e ato público marcam 7ª Parada LGBT+ em Ouro Preto
Evento reuniu público e artistas LGBT+ no Centro de Convenções da UFOP nesse sábado (19)

A sétima edição da Parada do Orgulho LGBT+ de Ouro Preto foi realizada nesse sábado (19). A concentração do público começou às 16h, na Praça da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no bairro Pilar. Após a concentração, a programação seguiu no estacionamento do Centro de Convenções da universidade, onde ocorreram os shows de Jaloo, Letrux e Johnny Hooker.
*** Continua depois da publicidade ***
***

A primeira apresentação musical foi da cantora Jaloo, às 17h. Em seguida, a cantora Letrux apresentou o espetáculo “Letrux 20 anos Alternativa”, às 19h. O encerramento foi feito por Johnny Hooker, com a turnê “Macumba 10 anos”, às 21h. Os três artistas compuseram a programação central da Parada neste ano.
O evento teve entrada gratuita e a organização ficou a cargo da Prefeitura de Ouro Preto, por meio do Centro de Referência LGBT+ (CRA LGBT+), em conjunto com as secretarias municipais de Cultura e Patrimônio, Turismo, Desenvolvimento Social e Cidadania.
Parada completa três edições seguidas
A Parada teve como tema “Diversidade é amor”. Segundo a Prefeitura, o objetivo da iniciativa foi ampliar o debate sobre os direitos da população LGBT+, promover visibilidade institucional e garantir espaços de convivência pública voltados à comunidade. A escolha do local buscou concentrar o público em uma área com acesso controlado e estrutura adequada para a realização dos shows.
Desde a retomada do evento em 2022, a Parada LGBT+ de Ouro Preto tem ocorrido anualmente, com apoio de diferentes órgãos da gestão municipal. O CRA LGBT+, responsável pela coordenação do evento, foi inaugurado em dezembro de 2023 e funciona no bairro Antônio Dias. A unidade atende demandas de acolhimento, apoio psicossocial, orientação jurídica e mediação em casos de violência.

Ver Mais

Saúde e cultura são pautas da 3ª Semana da Diversidade
Orgulho

“Mães da Resistência” promovem primeira caminhada LGBTQIA+ de Mariana
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
A edição de 2025 foi a terceira a ser realizada de forma consecutiva desde a retomada. A programação foi divulgada pelas redes oficiais da Prefeitura e pela página do CRA LGBT+. A estrutura do evento contou com palco, iluminação, som, área para o público, posto de saúde, viaturas da Guarda Municipal e equipe de bombeiros civis.
A Parada compõe o calendário de eventos oficiais de Ouro Preto voltados para a população LGBTQIAP+, ao lado da Semana do Orgulho e da Conferência Municipal de Direitos Humanos para Pessoas LGBT+, realizada pela primeira vez em 2024.
Momentos da Parada LGBT+ 2025
