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Hoje é quinta-feira, 17 de julho de 2025

Mais Pelo Jornalismo é apresentado em Congresso Internacional

Portal São Marcos Online, primeiro veículo apoiado pelo projeto, já está disponível na internet

Fernanda Lara, idealizadora do projeto Mais pelo Jornalismo, apresentou os detalhes em palestra proferida no 20º Congresso internacional de Jornalismo Investigativo, realizado na última semana, em São Paulo
Fernanda Lara, idealizadora do projeto, apresentou os detalhes em palestra proferida no 20º Congresso internacional de Jornalismo Investigativo, realizado na última semana, em São Paulo – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

De 10 a 12 de julho, na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo, foi realizado o 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), contando com mais de uma centena de palestras e oficinas temáticas. Um dos destaques foi o lançamento do projeto Mais pelo Jornalismo (MPJ), idealizado pela jornalista e CEO da I’Max, Fernanda Lara, que ocorreu na Sala Victor Civita, na tarde do último sábado (12). Com a presença de 15 bolsistas, já integrantes do MPJ, a palestra foi focada em “Ferramentas certas para ganhar relevância regional”, com o anúncio de quase 300 portais de mídia já associados, e a promessa de agregar mais aproximadamente 700, até o final deste ano, como uma forma de garantir a sustentabilidade do jornalismo regional e combater os desertos de notícia.

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Mais pelo Jornalismo fortalecendo o Jornalismo Regional

O programa Mais Pelo Jornalismo (MPJ) é um financiamento tecnológico para até mil portais de notícias, com foco especial em cidades fora dos grandes centros e jornalistas independentes especializados em temas específicos”, explicou Fernanda Lara, no início de sua apresentação.

De acordo com a CEO da I’Max, empresa que trabalha com mailing de imprensa e disparo de releases, o dia a dia do trabalho revelou que, de 2014 a 2024, o número de veículos de jornalismo inseridos e removidos de sua base de dados apresentou um saldo negativo superior a 2,3 mil, o que despertou nela a necessidade e urgência de uma tomada de atitude.

Apresentação do Mais pelo Jornalismo por Fernanda Lara, CEO do I'Max
Imagem: Apresentação Fernanda Lara/20º Congresso Internacional da ABRAJI

Para Fernanda, a percepção desse problema, gerou o Mais pelo Jornalismo, como “um pacote tecnológico, que envolve o redesenho do layout do site, envolve o servidor de hospedagem com todo o mecanismo de cibersegurança que você [veículo digital de notícias] precisa para existir, envolve o meio corporativo, envolve o suporte técnico no dia a dia, a parte do CNS, que é onde se sobe as notícias e os banners publicitários, e uma consultoria de ferramentas do Google”, detalhou, revelando que tudo isso representa, entre R$7 e R$10 mil por ano de economia para cada pequeno veículo de mídia, acrescido de tecnologia de ponta, altamente confiável, como é o caso do site da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo, com  três milhões de visitas mensais e picos de 160 mil acessos simultâneos, resultando em impressionantes 25 milhões de visualizações de páginas por mês.

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Objetivos e estágio atual do Mais pelo Jornalismo

Objetivos do projeto Mais pelo JJornalismo
Imagem: Apresentação Fernanda Lara/20º Congresso Internacional da ABRAJI

A intenção de Fernanda Lara é que o Mais pelo Jornalismo apoie aproximadamente 30 veículos por estado brasileiro, sendo aproximadamente 200 mídias de nicho, dedicadas a assuntos específicos, com a expectativa que pelo menos a metade dos sites do programa sejam mídias novas, criadas por jornalistas que ainda não integram o sistema jornalístico digital.

Estágio atual de implantação do Mais pelo Jornalismo
Imagem: Apresentação Fernanda Lara/20º Congresso Internacional da ABRAJI

Nesses primeiros seis meses de gestação e implantação do MPJ, foram cumpridas quatro etapas, sendo a inicial composta pelo período de candidaturas espontâneas das mídias existentes, resultando na inscrição de aproximadamente 500 “publishers” já estabelecidos no cenário jornalístico nacional.

No segundo momento a equipe do I’Max promoveu realizou entrevistas e buscou o alinhamento das expectativas e representatividade dos veículos inscritos, resultando na qualificação de 289, entre os quais a Agência Primaz de Comunicação, buscando-se, no momento atual, constituído pela terceira etapa, parcerias com instituições e representações jornalísticas estaduais para indicação de novos membros e projetos. Paralelamente, a quarta etapa, praticamente concluída, foi dedicada à preparação técnica das funcionalidades tecnológicas, incluindo a elaboração e desenvolvimento de ferramentas que permitam a integração de diferentes ferramentas de layout, para evitar que todos os sites tenham a “mesma cara”.

Além disso, para aumentar a visibilidade do projeto, a I’Max estampa a logo do MPJ na prancha do surfista brasileiro Igor Moraes, que disputa a Challenger Series 2025.

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Estreia do Mais pelo Jornalismo

Neste momento, mais precisamente nessa segunda-feira (14), foi disponibilizada aos internautas a migração do primeiro veículo de mídia do Mais pelo Jornalismo, que é o portal São Marcos Online, sediado na cidade de mesmo nome, localizada na chamada Serra Gaúcha, sob o comando do jornalista Angelo Batecini, conforme anúncio feito por Fernanda Lara, durante sua palestra no congresso da ABRAJI.

Fernanda Lara e Angelo Batecini, na apresentação do Mais pelo Jornalismo durante o 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Fernanda Lara e Angelo Batecini, na apresentação do MPJ durante o 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Projeto Mais pelo Jornalismo leva 15 jornalistas ao Congresso da ABRAJI

À esquerda, Fernanda Lara e Luiz Loureiro. À direita alguns dos jornalistas apoiados pelo Mais pelo Jornalismo que participaram do Congresso da ABRAJI
À esquerda, Fernanda Lara e Luiz Loureiro. À direita alguns dos jornalistas apoiados pelo MPJ que participaram do Congresso da ABRAJI

O Mais pelo Jornalismo promoveu, com todas as despesas pagas, a participação de 15 dos quase 300 veículos de mídia já selecionados para o projeto, no 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, entre os quais o editor-chefe da Agência Primaz, jornalista Luiz Loureiro

Entre os demais selecionados, jornalistas de Alagoas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Mato Grosso, Acre, Pernambuco, Para, Amapá e Rio Grande do Sul, além dos jornalistas Aldair dos Santos (Imprensa & Mídia, Uberlândia/MG) e Fernanda Lima (Voz de Guadalupe, Rio de Janeiro/RJ), que integraram a representação da Região Sudeste.

Em breve, os sites já inseridos no Mais pelo Jornalismo vão estar com a migração completa para o sistema, propiciando uma melhor experiência de navegação para os internautas e liberando as equipes desses veículos para o fazer jornalístico propriamente dito, dispondo da tecnologia, suporte e apoio do projeto, incluindo a já mencionada redução de custos; a utilização de uma ferramenta privada de mídia programática que conectará empresas interessadas em apoiar o jornalismo regional, com distribuição transparente dos recursos captados, cabendo aos portais focar em publicidade institucional, além da montagem de grupos na rede, com interesses semelhantes, para buscar coletivamente editais e outras oportunidades de financiamento que seriam difíceis de acessar individualmente, proporcionando a oportunidade de geração de novas fontes de receita, mediante a criação de produtos tecnológicos e comunicacionais que os próprios jornalistas da rede possam “revender” em suas cidades, financiando o trabalho jornalístico.

Foto de Luiz Loureiro
Luiz Loureiro é jornalista graduado pela UFOP, fundador, sócio proprietário e editor chefe da Agência Primaz de Comunicação.