- Mariana
Guarany Futebol Clube celebra 100 anos de história em Mariana
Guarany conquista o centenário reforçando tradição, identidade e paixão pelo futebol
- Maria Teresa Carvalho
- Supervisão: Lui Pereira

O Guarany Futebol Clube, tradicional time amador da cidade de Mariana (MG), comemora nesta segunda-feira, 14 de julho, seu centenário de fundação. Criado em 1925, o clube celebra a data com uma programação que inclui missa, jogos comemorativos, sessão solene e homenagens a ex-dirigentes, jogadores e apoiadores.
*** Continua depois da publicidade ***
***
O atual presidente do clube, Antônio Augusto da Rocha, conhecido como Toninho Rocha, está à frente da instituição há cerca de 30 anos, entre mandatos consecutivos e intervalos. Ex-jogador do Guarany, ele chegou ao clube aos 12 anos e nunca mais se afastou. “O Guarany está completando 100 anos com muita luta e muita dificuldade”, afirma.

A agenda comemorativa começa com uma missa na sexta-feira (11), seguida de um jogo entre veteranos no sábado de manhã, no campo do Guarany, e baile dançante na sede do clube à noite. No domingo, o Guarany recebe o Juventus de Minas Novas para uma partida contra o time principal. O encerramento acontece na próxima segunda-feira (14), dia do centenário, com o descerramento de uma placa em homenagem aos fundadores e entrega simbólica de um banco na Praça Gomes Freire (Jardim).
Ver Mais

Orquestra leva Lendas do Rock à Praça da Sé

Caminhada assombrada promete noite de arrepiar em Ouro Preto

Câmara debate critérios para uso de lotes no Distrito Empresarial
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
História do Guarany
O clube é um dos mais antigos e populares da cidade. Fundado por moradores ligados à esquerda política da cidade, surgiu para contrapor o Marianense Futebol Clube, ligado à elite e à direita política. A rivalidade entre os dois clubes foi marcante durante décadas, ultrapassando os campos de futebol e chegando às ruas e eventos sociais de Mariana.
Mesmo amador, o Guarany revelou jogadores que se destacaram no futebol profissional, como Carlyle, que jogou pelo Fluminense e Atlético-MG, e o meia Wendel, que jogou no Cruzeiro e no Goiás. O clube realiza ações para manter sua estrutura com recursos próprios e apoio de parceiros.
*** Continua depois da publicidade ***


Em sua galeria de troféus, o Guarany acumula conquistas importantes na primeira divisão do campeonato municipal de Mariana, consolidando-se como o clube mais vitorioso da cidade após a criação da Liga Esportiva de Mariana (LEMA). “Eu espero que quem entrar aqui, no futuro, siga os exemplos da gente para manter a história do time viva”, conclui Toninho, a respeito dos próximos 100 anos do Guarany.
