- Mariana
Big Band do Cefart encanta público no Museu de Mariana
Parceria entre o Museu de Mariana e o Palácio das Artes traz concertos especiais para o Festival de Inverno.
- Maria Eduarda Marques
- Supervisão: Lui Pereira

O Museu de Mariana, em parceria com a Fundação Clóvis Salgado e o Palácio das Artes, abriu espaço para apresentações gratuitas do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) durante o Festival de Inverno EntreLaços. A Big Band, sob regência de Camilo Cordova Christófaro, encantou o público na última terça-feira (8) com um repertório que transitou entre músicas tradicionais e pop norte-americanas, música brasileira e soul. A programação do Festival de Inverno continua até o fim do mês, e vai reunir artistas de diferentes estilos em celebração à cultura e à formação artística.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Big Band do Cefart
O Cefart, da Fundação Clóvis Salgado, é responsável por promover a formação em diversas linguagens no campo da arte e da tecnologia do espetáculo. É referência na formação artística como instituição pública, uma vez que promove cursos com certificação e diplomação de competências profissionais, construindo itinerários formativos destinados a públicos de idades distintas.
Abriga escolas e núcleos de dança, música (instrumental e coral), teatro, ópera, artes visuais e tecnologias do espetáculo (iluminação, cenotécnica, figurinos e adereços) que oferecem cursos livres, básicos, técnicos, de formação inicial e continuada (FIC) e de atualização profissional, além de palestras, residências artísticas e atividades de extensão destinadas ao aperfeiçoamento e formação de público.
O concerto ao ar livre encantou o público, com um repertório que foi de arranjos clássicos da música norte-americana e da música popular brasileira, à sonoridade pop contemporânea.

Durante a apresentação, os músicos foram apresentados por naipes, o que revelou a diversidade de instrumentos que compõem a formação. Saxofones, trompetes, trombones, percussão, vocais e cordas formaram um espetáculo guiado por uma proposta artístico-pedagógica que valoriza o desenvolvimento técnico e a vivência de palco.
Segundo o professor de contrabaixo, Camilo Cordova Christófaro, a viagem até Mariana proporcionou aos estudantes uma vivência artística completa, com estrutura profissional de sonorização, recepção e performance. “E o grande diferencial dessa apresentação em relação à preparação artística foi a possibilidade de ter uma sonorização e temperatura diferentes e de estar em um palco aberto. Então a forma como o músico vai tocar e se portar no palco muda”, conta o também coordenador da escola de música.
Para Thaís Coimbra, cantora erudita e aluna no Cefart, a proposta artístico-pedagógica proporciona um impacto positivo na formação. Ela já tinha visitado o Festival de Inverno de Mariana outras vezes, então a sensação de se apresentar foi muito especial. “É diferente quando a gente toca com uma Big Band em um espaço aberto. E essa base que o Cefart dá, de trazer esse trabalho de sala de aula para o público faz a diferença porque aí vemos nossa evolução. A gente treina para estar no palco mesmo”, comemora a cantora.
Ver Mais

BRICS lança parceria para erradicar doenças do sul global

Nove escolas da Região dos Inconfidentes podem ser militarizadas

Museu de Arte Sacra inaugura galeria de arte contemporânea
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Cefart no Museu - Parceria com o Palácio das Artes
O Museu de Mariana, em parceria com o Palácio das Artes e a Fundação Clóvis Salgado, apresenta uma programação musical especial de concertos no Festival de Inverno, o EntreLaços, com três apresentações gratuitas protagonizadas por grupos do Centro de Formação Artística e Tecnológica.
A programação teve início no último sábado (5), com a Banda Sinfônica, regida por Gilson Silva, que contou com um repertório que valorizou a tradição das bandas mineiras e a música brasileira.

Na quarta-feira (8), a Big Band, regida por Camilo Cordova Christófaro, apresentou clássicos do jazz, MPB, funk e soul. E, para encerrar a série, neste sábado (12), às 16h, o Coral Infantojuvenil, dirigido por Bruno Thadeu Reis Ramos, apresenta obras que vão de Brahms a Lenine, passando por trilhas de filmes e músicas populares.
Luciene Aparecida é do estado de São Paulo e está passando as férias em Mariana. Ela conheceu o trabalho do Cefart com a apresentação da Banda Sinfônica, que aconteceu no último sábado (5). “Eu gosto bastante de música, então fiz questão de prestigiar o Cefart hoje (8) de novo. Vou tentar comparecer na apresentação do coral neste sábado também”, conta.
Para o secretário de cultura, Eduardo Batista, a curadoria do Festival foi bem pensada no sentido de entrelaçar os agentes culturais, arranjos criativos e grandes produtores com a comunidade, uma vez que Mariana está firmando um acordo de cooperação técnica com Belo Horizonte. “Ao trazer músicos de fora, nós conseguimos ampliar a perspectiva do artista pesquisador. Então receber o Cefart, da Fundação Clóvis Salgado, que é a principal máquina formadora, é muito importante para nós”, afirma o secretário.
As atividades acontecem no Museu de Mariana e integram a programação do festival em parceria com a Prefeitura de Mariana.
*** Continua depois da publicidade ***

Museu de Mariana - Festival de Inverno
O Museu de Mariana está com uma programação especial ao longo de todo o mês de julho, durante o Festival de Inverno EntreLaços. Para celebrar o aniversário da cidade com muita arte e cultura, o museu vai promover uma série de atividades musicais e educativas.
Para encerrar as atividades musicais do mês, o programa “Minas Noturna”, criado para valorizar a produção artística mineira e abrir o museu para o público também no período da noite, retorna com mais duas apresentações. A primeira vai acontecer no dia 22 de julho, com o espetáculo instrumental repleto de brasilidade do Duo Mitre, formado pelas irmãs Luísa Mitre (piano) e Natália Mitre (vibrafone e percussão).
Por fim, no dia 29 de julho, a multiartista Letícia Leal traz sua voz e sua viola para encantar o público com composições autorais e releituras da música de raiz.
Já nos dias 25 e 26 de julho, das 10h às 12h, o Museu de Mariana vai realizar a terceira edição das Férias no Museu, o #CurtaMM, que oferece oficinas educativas para toda a família. A oficina “Meu Eu no Museu” é destinada a participantes a partir de 5 anos, enquanto a oficina “Postais da Minha Cidade” recebe crianças a partir de 7 anos.
Serviço
12 de julho – sábado
Coral Infantojuvenil
Local: Museu Mariana
Horário: 16h
22 de julho – terça-feira
Duo Mitre | Minas Noturna
Local: Museu Mariana
Horário: 19h
25 de julho – sexta-feira
#CurtaMariana – Oficina Educativa | Postais da minha cidade
Local: Museu Mariana
Horário: 10h às 12h
26 de julho – sábado
#CurtaMariana – Oficina Educativa | Meu Eu no Museu
Local: Museu de Mariana
Horário: 10h às 12h
29 de julho – terça-feira
Letícia Leal – Minas Noturna
Local: Museu Mariana
Horário: 19h
Além das atrações no Museu de Mariana, o Festival de Inverno está com uma programação intensa e variada, que acontece durante todo o mês de julho em diversos pontos da cidade e distritos.
Confira a nossa Agenda Cultural para ficar por dentro de todos os eventos.
