Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 4 de julho de 2025

Shows do Festival de Inverno de Ouro Preto terão nova localização

Mudança atende decisão judicial e reforça parceria com a UFOP

Prefeito Ângelo Oswaldo participa da coletiva de imprensa ao lado de autoridades municipais para anunciar a programação e as mudanças estruturais do Festival de Inverno de Ouro Preto 2025.
Prefeito Ângelo Oswaldo ao lado de autoridades municipais para anunciar a programação e as mudanças estruturais do Festival de Inverno de Ouro Preto - Foto: Larissa Antunes/Agência Primaz

A Prefeitura de Ouro Preto anunciou alteração de local para as celebrações do Festival de Inverno e do aniversário da cidade devido a determinação judicial que impede uso da Praça Tiradentes. As atividades musicais do aniversário ocorrerão no Centro de Convenções e no estacionamento da UFOP. A programação combina teatro de rua, espetáculos no teatro e apresentações musicais.

*** Continua depois da publicidade ***
***

Estrutura do Festival

A programação inclui shows com Sérgio Pererê, Orquestra Ouro Preto com Carlinhos Brown, Turma do Pagode, Capital Inicial e Vanessa da Mata, com suporte logístico da Rota Real. “A programação começa com Sérgio Pererê, depois Orquestra Ouro Preto com Carlinhos Brown, Turma do Pagode, Capital Inicial e, no dia do aniversário da cidade, Vanessa da Mata. Sempre com artistas locais abrindo os shows” afirma Flávio Malta.

O presidente da Câmara, Vantuir Silva, enfatizou o impacto econômico e a importância de setores como agricultura familiar, educação e comércio na movimentação turística. “Estar aqui anunciando o festival é uma grande honra. É um evento que movimenta nossa economia e valoriza nossos artistas”, afirma.

Durante a coletiva, o prefeito, Ângelo Oswaldo, resgatou a trajetória do festival desde sua criação em 1955, passando pelas transformações até a atual parceria com UFOP. 

Além disso, anunciou a possível presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, no dia 5 de julho para reabertura do Museu da Inconfidência, com nova sala dedicada à arte afro-brasileira. 

O prefeito também antecipou atividades para agosto, como a comemoração do bicentenário de nascimento de Bernardo Guimarães e festividades locais. Entre os eventos mencionados estão o festival gastronômico de Glaura e o Festival Medieval de Santa Rita de Ouro Preto.

Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Mudança do local

Sobre infraestrutura, foram previstas medidas de controle de acesso, contagem de público, prestação de serviços sanitários e praça de alimentação interna e externa. Confirmou-se encerramento das atividades até a meia-noite. Os shows, com capacidade total estimada entre 8.000 e 12.000 pessoas, contarão com portal de entrada, revista e telões. A escolha do Centro de Convenções visa atender às exigências legais e oferecer melhor mobilidade e segurança.

Questionado sobre a descentralização do festival, o prefeito afirma que a alternativa da utilização do Centro de Convenções foi apresentada como opção necessária. Segundo Ângelo Oswaldo, “A mudança do local dos shows principais se deve a uma imposição judicial. Estamos cumprindo, mas sem abandonar a Praça Tiradentes. Os grandes eventos vão ocorrer no Centro de Convenções, que foi criado justamente para atender demandas como essa”, afirma.

A Prefeitura garantiu que a programação cultural seguirá em diferentes espaços da cidade, incluindo Casa da Ópera, Museu Casa dos Contos, distritos e campus da UFOP. A agenda será atualizada ao longo do mês, ressaltando a colaboração entre instituições locais.

*** Continua depois da publicidade ***

Programação

A programação integra tem início nesta quinta-feira (03/07) e sexta-feira (04/07), na Casa da Ópera. No sábado (05/07), a Orquestra Ouro Preto se apresenta com Carlinhos Brown no Centro de Convenções. As demais atrações estão distribuídas ao longo do fim de semana. 

Para conferir a programação completa, acesse o site da Prefeitura de Ouro Preto.

Foto de Larissa Antunes
Larissa Antunes é graduanda em Jornalismo na UFOP e estagiária na Agência Primaz de Comunicação. Possui interesse por jornalismo cultural, radiojornalismo, audiovisual, fotojornalismo, movimentos político-sociais e expressões artístico- culturais.