Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é quinta-feira, 3 de julho de 2025

Mariana lança selo para empresas que promovam inclusão

Vereadores aprovaram o selo apesar de questionamentos sobre falta de incentivos às empresas

Vereadores discutem durante reunião da câmara
Durante a discussão da matéria, o vereador Ronaldo Bento questionou a efetividade da medida, uma vez que não há previsão de qualquer incentivo financeiro aos empresários da cidade - Foto: Larissa Antunes/Agência Primaz (arquivo)

O projeto de lei que cria o selo “Abrace a Diversidade – Empresa Parceira da Diversidade Sexual e de Gênero” foi aprovado pela Câmara Municipal de Mariana na última segunda-feira (30). De autoria do Prefeito Juliano Duarte (PSB), a norma sugere que o selo sirva como reconhecimento público às instituições privadas que adotarem práticas de promoção da equidade no ambiente de trabalho.

*** Continua depois da publicidade ***
***

O texto do projeto indica concordância com a Constituição Federal, no que diz respeito à dignidade da pessoa humana e na construção de uma sociedade livre justa e solidária, além da promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Debate sobre incentivos e adesão das empresas

A criação do selo não oferece nenhum tipo de isenção ou incentivos fiscais para as empresas que aderirem ao “Abrace a diversidade”, medida que é corriqueira quando existe a proposição deste tipo de selo para o setor privado.

Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

O vereador Ronaldo Bento (PSDB) fez esse questionamento na Reunião Conjunta das Comissões Permanentes, que aconteceu também na última segunda-feira (30). “É um projeto válido e muito importante, mas há alguma possibilidade do município em ter alguma contrapartida para que de fato possa ter adesão [por parte das empresas]?”, questiona o vereador, em diálogo com o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Juliano Barbosa.

Apesar das indagações, o projeto foi aprovado, com promessas de revisão pelos vereadores votantes. Por ora, o selo pretende fomentar o comprometimento do setor privado com a inclusão de forma orgânica e voluntária.

Foto de Maria Teresa Carvalho
Maria Teresa Carvalho é natural de Belo Horizonte (MG). É aluna do 7º período de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto.