- Mariana
Reabertura do Cine Teatro inicia Festival EntreLaços
Reforma vai proporcionar melhores condições para apresentação de espetáculos teatrais e realizações de eventos culturais

Nessa terça-feira (1º) foi realizado o evento de reabertura do Cine Teatro Municipal de Mariana, depois de aproximadamente 60 dias de reforma, marcando também o início das atrações do festival de Inverno “EntreLaços”. A cerimônia não contou com a presença do prefeito municipal, em agenda oficial externa, mas foi marcado por apresentações artísticas e depoimentos sobre a história da edificação.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Reabertura do Cine Teatro
“Conhecido por muitos como o antigo SESI, um espaço que faz parte da memória afetiva de gerações marianenses, este prédio foi inaugurado em meados do século XX e foi, por décadas, palco de exibições cinematográficas, apresentações teatrais, eventos educacionais e culturais que marcaram a vida de nossa comunidade. Mais que paredes e poltronas, esse lugar sempre foi símbolo de encontro, aprendizado e arte”, destacou Priscila Oliveira, Coordenadora do Cerimonial da Prefeitura, na abertura do evento.
Ausente da cidade, em missão de discussão de questões ligadas à repactuação do rompimento da barragem de Fundão, o prefeito Juliano Duarte (PSB) gravou uma mensagem em vídeo, exibida na cerimônia.
“Estarei fora trabalhando, trabalhando pelo futuro de Mariana em busca de justiça, de recursos e de uma repactuação que realmente atenda os interesses da nossa cidade. Por isso hoje a Sônia [Azzi], a minha querida vice, estará representando a nossa cidade. E queria agradecer a todos que trabalharam para a realização do Festival de Inverno de Mariana. Foi feito com muito carinho, pensado em toda a nossa população, em todas as nossas famílias e também nos distritos”, declarou o chefe do Executivo Municipal.
Ver Mais

UFOP avança na criação do bacharelado em cinema e audiovisual

Espaço Obaa!Forró! fortalece cultura popular na Prainha

Encerramento da 20ª CineOP tem premiação e Chaplin
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Cine Teatro passou por reforma completa

Depois de falas breves do líder do governo na Câmara, vereador Manoel Douglas (PV) e do secretário de esportes, Eventos e Comunicação, Bruno Freitas, coube a Eduardo Batista, secretário de Patrimônio Cultural e Turismo, falar sobre a importância da reforma do Cine Teatro.
“Nós fizemos uma reforma dentro do que nós conseguimos, e muitas outras coisas ainda vão acontecer nesse espaço. Mas hoje os artistas marianenses e os artistas de fora, eles terão a oportunidade de se apresentar nessa caixa cênica, nesse palco italiano, apresentando aí todo o seu ofício, que é a arte”, destacou o secretário.
No início da cerimônia, a Coordenadora do Cerimonial já havia destacado as melhorias introduzidas no Cine Teatro Municipal, dentre as quais a revitalização completa da fachada; a limpeza, lavagem e higienização das poltronas e das cortinas do palco, a manutenção e reforma dos aparelhos de ar-condicionado; a troca completa da iluminação cênica e aquisição de nova mesa de som e luz; a modernização do sistema de sonorização, oferecendo melhor qualidade acústica; a troca de extintores de incêndio e luzes de emergência, garantindo segurança, e a troca das borrachas das rampas laterais, dos balizadores e lâmpadas, entre outras ações que visam “reafirmar nosso compromisso com a cultura, a história e o bem estar da população, transformando esse espaço em um verdadeiro patrimônio vivo para Mariana”.
*** Continua depois da publicidade ***

Abertura do Festival de Inverno “EntreLaços”
“O nosso Festival de Inverno, esse ano, ele celebra a articulação. Ele celebra o entrelaçar. Por isso que esse nome traz aí o nosso tema EntreLaços”, afirmou Eduardo batista, destacando os diferentes significados do termo, desde a integração entre as secretarias municipais envolvidas, passando pelo “entrelaçar” da construção de uma programação constituída por mais de 90 atrações, das quais a grande maioria dos artistas são locais, até “a representação viva do poder de um povo”, representada pela dança das fitas de Monsenhor Horta, manifestação folclórica rica em cor, ritmo e ancestralidade, simbolizando os laços que nos unem como povo e como cultura, e que, não por acaso, serviu de inspiração para o nome do festival.

Fechando a programação de abertura do Festival EntreLaços, aconteceu uma apresentação cênica e musical que convidou o público a revisitar e celebrar a rica trajetória do Cine Teatro Municipal de Mariana, por meio de cantigas, vídeos, depoimentos e dança, constituindo uma viagem afetiva e histórica, desde a origem do teatro até o momento especial de sua reabertura, na qual a artista marianense Ingrid Ribeiro compartilhou suas memórias afetivas e sua esperança de ver novamente os projetos culturais florescendo e os sonhos ganhando vida no palco, acompanhada por músicos e percussionistas locais, além de produções audiovisuais realizadas por empreendedores marianenses, bem como com a participação de integrantes dos projetos Recria Vida e Cria.

