- Ouro Preto
Cia Candongas apresenta peça interativa “Uiraçu” neste sábado
Em um mundo distópico controlado pela "Uniformidade", o Bando Uiraçu luta pela liberdade. E você decide os rumos da história!

Com personagens inspirados em figuras históricas como Maria Felipa, João Cândido e Zuzu Angel, o espetáculo “Uiraçu” transforma o teatro em um jogo interativo, em que o público decide os rumos da narrativa, interagindo pelo celular e ajudando a revelar o traidor. Criada pela Cia Candongas, grupo teatral de Belo Horizonte, a montagem estreia em Ouro Preto neste sábado (5), propondo uma reflexão lúdica e coletiva sobre resistência, repressão e cidadania no Brasil. A apresentação tem entrada gratuita e vai ser realizada no Centro de Artes e Convenções da UFOP.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Espetáculo Uiraçu
Uiraçu é não só um espetáculo teatral, como também um jogo, em que cada espectador é um jogador e um componente importante no desenvolvimento da história.
A peça faz uma homenagem a revoluções e revolucionários brasileiros, com arquétipos de Maria Felipa (Independência do Brasil), Luzia Pinta (Inquisição no Brasil), Sepé Tiaraju (Guerra Guaranítica), João Cândido (Revolta da Chibata), Dadá (Cangaço), Zuzu Angel (Ditadura Militar) e o Profeta Gentileza (Capitalismo), inspirações para as construções dos personagens que formam o Bando Uiraçu.
Estes personagens sofrem a repressão de um poder imperial chamado Uniformidade. Para compor a dramaturgia do julgamento ao qual os “Uiraçus” são subjugados, a Cia Candongas se baseou na reunião presencial dos Conjurados Mineiros para a leitura da primeira sentença, das duas enviadas pela coroa, que condenou a maioria dos envolvidos à morte.
Assim como aconteceu na Conjuração Mineira, o espetáculo também explora a opressão colonial, a reação dos réus e os desdobramentos desta sentença no desencadear de seus dramas.
“Em Uiraçu, o público presente tem o poder de agir para influenciar os rumos e o final da história que acontece ao vivo durante o espetáculo, através do jogo. A Companhia acredita que o espetáculo propõe uma metáfora prática e lúdica do exercício de cidadania por meio de interação presencial e virtual”, explica Gustavo Bartolozzi, gestor da Cia Candongas.
A peça é dirigida pelo renomado Paulo Flores, fundador do grupo teatral gaúcho “Ói Nóis Aqui Traveiz” e traz no elenco Carolina Cândido, Chica Reis, Gustavo Bartolozzi, Rogério Gomes e Wesley Simões. O texto foi escrito pelo Núcleo de Dramaturgia da Candongas, formado por Bartolozzi e Guilherme Théo, com orientação Anderson Feliciano.
O projeto é realizado pela Cia Candongas por meio de Emenda Parlamentar no âmbito do Termo de fomento 943419/2023 firmado com a Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), e conta com o apoio institucional do Departamento de Artes Cênicas (DEART) e do Centro de Artes e Convenções da UFOP.
Ver mais sobre cutura

Encerramento da 20ª CineOP tem premiação e Chaplin

Último dia da 20ª CineOP celebra memória e cinema brasileiro

História do coletivo Mães da R(E)xistência inspira documentário
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Companhia Candongas
A Cia Candongas é um grupo teatral mineiro, criado em meados dos anos 90 em Belo Horizonte, que busca valorizar a cultura popular brasileira. O processo formativo tinha como foco o “ator-operário”, que consiste em um ator que, além de sua atuação artística, também desempenha funções técnicas e manuais em um espetáculo teatral.
O grupo tem ações ampliadas no seu campo de atuação e também desenvolve trabalhos de natureza didático-social, com oficinas de formações artísticas e culturais ofertadas no Centro Cultural Casa de Candongas, localizado no bairro Santa Cruz, na capital.
Dessa forma, o espaço tornou-se referência cultural para a comunidade local.

A Cia Candongas tem como objetivo, a partir do espetáculo Uiraçu, fazer o Circuito do Ouro que saiu de Minas Gerais durante o império, indo até cidades onde histórias, memórias e personagens do espetáculo criaram vida na realidade. Nesse sentido, além de Ouro Preto, Uiraçu será apresentado em Diamantina e Rio de Janeiro em julho.
*** Continua depois da publicidade ***

Serviço
“Uiraçu” – Cia Candongas em Ouro Preto
Data: 05 de julho, sábado
Horário: 19h
Duração: 1h20
Local: Centro de Artes e Convenções da UFOP, Rua Diogo de Vasconcelos, nº 328, Pilar
Classificação etária: 16 anos
Os ingressos são gratuitos e retirados via Sympla. Após adquirir o ingresso, o espectador deve entrar no site e criar seu avatar do jogo. Também é necessário chegar com 30 minutos de antecedência para o cadastro.
O site “Guia Uiraçu” funciona como uma linha do tempo de qualquer rede social. As informações aparecem sempre no topo da lista entre uma cena e outra, pedindo para que as pessoas participem, joguem, apostem e respondam questões que no final ajudam a definir o final da história.
Confira nossa Agenda Cultural para ficar por dentro de outros eventos da região.
