- Mariana
Mães da (R)existência promove desfile da diversidade em Mariana
“Pride Walk” incentiva a luta pela representatividade no dia internacional do orgulho LGBTQIAPN+

Na noite do último sábado (28), o Centro de Convenções recebeu o “Pride Walk”, o primeiro desfile em celebração à diversidade LGBTQIAPN+ de Mariana. A idealização e realização do evento é do Coletivo Mães da (R)existência, que contou com a parceria de lojas da cidade para os looks dos modelos. O evento focou na celebração da diversidade e marcou a presença da comunidade na cidade, no dia internacional do orgulho LGBTQIAPN+.
*** Continua depois da publicidade ***
***
A proposta inicial era realizar o evento durante a Semana da Diversidade, que aconteceu em maio, mas, diante de imprevistos, o coletivo se organizou para realizar o desfile no dia do orgulho, que é um dia de luta e resistência para a comunidade LGBTQIAPN+. “A gente está cheio de orgulho, muito felizes de conquistar esse espaço e trazer visibilidade para a comunidade LGBT+. E tinha que ser no dia 28. É um dia de resistência de mostrar que nós estamos aqui, que nós existimos e que nós não vamos desistir”, conta Raisa Ivo, integrante do coletivo Mães da (R)existência.
Realização do evento
Os modelos eram pessoas da comunidade LGBTQIAPN+, selecionadas por meio de um formulário de inscrição, e desfilaram usando peças de lojas da cidade. Sérgio Vandrini, assessor parlamentar e gestor de redes sociais, foi o responsável pela produção do evento, fazendo os contatos com comerciantes da região, que além das roupas, contribuíram para os prêmios aos participantes. “Quanto mais o poder público e a população apoiarem a causa, mais a gente consegue passar essa mensagem de respeito, de igualdade e da necessidade da justiça social”, comenta Sérgio, sobre o apoio que a Prefeitura de Mariana deu ao evento.
Ver Mais

Juliano desiste de projeto que defendeu e mantém Mariana D’Elas

Último dia da 20ª CineOP celebra memória e cinema brasileiro

História do coletivo Mães da R(E)xistência inspira documentário
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

*** Continua depois da publicidade ***

O vereador Pedrinho Salete (PSDB) e o prefeito Juliano Duarte (PSB) estiveram presentes no evento. O prefeito, além de parabenizar a realização do evento, anunciou iniciativas favoráveis à comunidade LGBTQIAPN+ do município, como a criação do Conselho Municipal LGBTQIAPN+ e o apoio jurídico para retificação de nome e gênero. “Que a gente possa virar a chave e mostrar que Mariana é o município que defende a diversidade. Muito feliz com essa noite maravilhosa. Parabéns a todos os integrantes”, explica o prefeito.
O público presente celebrou a noite como um marco para a cidade. “Foi uma noite bárbara que deu destaque a esse movimento e ao [coletivo] Mães da (R)existência. Mariana, mais uma vez, potencializa a sua primazia com esse evento maravilhoso”, comenta a aldravista e artista plástica, Andreia Donadon.
