- Mariana
Mariana faz retificação de nome no mês do Orgulho LGBTQIAPN+
O mutirão em Mariana oferece suporte jurídico e garante dignidade às pessoas trans e travestis no processo de atualização do registro civil.
- Maria Eduarda Marques
- Supervisão: Lui Pereira
No mês do Orgulho LGBTQIAPN+, a Prefeitura de Mariana realiza um mutirão de retificação de nome e gênero para pessoas trans e travestis. A ação, promovida pelo Departamento de Promoção à Diversidade, busca garantir dignidade, reconhecimento e acesso a direitos básicos por meio da regularização dos registros civis. As inscrições estão abertas até o dia 28 de junho e podem ser feitas por formulário online.
*** Continua depois da publicidade ***
***
A retificação de nome e gênero é prevista pelo Provimento 73/2018 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mas ainda encontra obstáculos na prática, como a falta de informação, os custos cartorários e as exigências indevidas.
Saulo Camêllo, coordenador do Departamento de Promoção à Diversidade, conta que o serviço gratuito, acessível e humanizado é oferecido junto à Defensoria Pública e à Assistência Judiciária Municipal. “A procura tem sido bastante significativa, o que demonstra tanto a demanda represada quanto a importância da ação. Nossa estimativa inicial é atender pelo menos 30 pessoas no mês de junho, mas com perspectiva de continuidade em caráter permanente”, comemora.
Como se inscrever?
As pessoas trans e travestis residentes em Mariana e interessadas em participar do mutirão de retificação de nome e/ou gênero, podem preencher este formulário até o dia 28 de junho. O formulário contém todas as informações necessárias sobre documentação para seguir com o procedimento.
Após o preenchimento, o Departamento de Promoção à Diversidade entra em contato para realizar o encaminhamento para uma equipe jurídica especializada.
Os dados obtidos vão ser mantidos em sigilo, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), n° 13.709/2018, e somente órgãos responsáveis vão ter acesso às informações.
Ver mais sobre política

Mariana relembra 10 anos do rompimento com minuto de sirene

Representante da ADEM discursa na Câmara de Mariana

Agentes de saúde e de endemias denunciam precarização
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Mutirão de retificação de nome
A proposta do mutirão surgiu como parte da agenda do Junho do Orgulho LGBTQIAPN+, uma vez que o nome é um direito essencial à identidade. O objetivo geral é garantir o reconhecimento do nome e do gênero com os quais as pessoas trans e travestis se identificam, a fim de promover dignidade, respeito e pertencimento.
Saulo Camêllo destaca a importância da retificação do registro civil. “A retificação permite que documentos oficiais reflitam a verdadeira identidade da pessoa, evitando constrangimentos, violência institucional e barreiras no acesso a serviços. É uma ação concreta que afirma o direito de existir com liberdade e autonomia”, afirma o coordenador do Departamento de Promoção à Diversidade.
O Departamento é um setor vinculado à Subsecretaria Mulher e Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Mariana, criado para formular, implementar e acompanhar políticas públicas voltadas à garantia de direitos da população LGBTQIAPN+, bem como de outros grupos historicamente marginalizados, como a população cigana e quilombola do município.
O setor integra as metas apresentadas pelo prefeito Juliano Duarte no balanço dos 100 primeiros dias de governo e o trabalho, segundo o coordenador Saulo, tem avançado significativamente nos últimos meses. “Foi sancionada a lei municipal que garante o respeito ao nome social na administração pública, um marco no reconhecimento da identidade de pessoas trans e travestis. Também temos atuado para fomentar oportunidades no mercado de trabalho para essas pessoas, articulando com instituições e buscando políticas de inclusão e empregabilidade”, relata.