Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sábado, 14 de junho de 2025

Teste do pezinho identifica doenças raras

O Dia Nacional do teste do pezinho reforça a importância do exame em recém-nascidos

A coleta para o exame é feita por punção do calcanhar da criança. A triagem é realizada através de exames no sangue colhido no papel-filtro (sangue seco).
O exame detecta diversas doenças e possibilita o tratamento precoce. - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O Teste do Pezinho, celebrado nacionalmente neste 6 de junho, chama atenção para a importância da realização deste exame, que é capaz de diagnosticar doenças em tempo hábil, possibilitando a intervenção adequada, tratamento e acompanhamento em casos de manifestação de enfermidades. O exame integra o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), uma política de saúde pública que visa prevenir complicações advindas das doenças e condições congênitas investigadas, que não manifestam sintomas no período neonatal (0 a 28 dias de vida). Se identificadas e tratadas no início da vida, podem fazer a diferença para o desenvolvimento pleno da criança, já que as chances de sequelas são baixas.

*** Continua depois da publicidade ***
***

Coleta e exame de sangue para o teste do pezinho

A coleta para o exame é feita por punção do calcanhar da criança. A triagem é realizada através de exames no sangue colhido no papel-filtro (sangue seco).  O Ministério da Saúde recomenda que o período de coleta esteja compreendido entre 48 horas após o parto até o 5º dia de vida do bebê devido às especificidades das doenças diagnosticadas. O teste do pezinho é gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Lei nº 14.154, sancionada em 2021, mas que ainda não foi regulamentada, garante a ampliação do número de condições rastreadas no SUS para um grupo de mais de 50 doenças. Na versão atual, 7 doenças podem ser detectadas pelo teste: Fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, doença falciforme, hiperplasia adrenal congênita, deficiência de biotinidase e toxoplasmose congênita.

Ver mais reportagens da Editoria Saúde

Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Teste do Pezinho em Mariana

Em Mariana, o Teste do Pezinho é realizado diariamente, na Central de Vacinação. Para realizar o exame, é preciso que a mãe do recém nascido tenha em mãos seu documento de identificação, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o cartão do SUS, além do cartão de vacina do recém-nascido.

*** Continua depois da publicidade ***

Serviço

Teste do Pezinho

Dias de atendimento: De segunda a sexta

Horário: 8h às 11h

Local: Central de Vacinação – Rua Santa Cruz, 368, Centro

Foto de Maria Teresa Carvalho
Maria Teresa Carvalho é natural de Belo Horizonte (MG). É aluna do 7º período de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto.