- Ouro Preto
WebCineTV UFOP inicia produção do filme Sonho de Glaura
Filme infantojuvenil propõe reflexão socioambiental a partir do olhar de uma jovem protagonista
- Larissa Antunes
- Supervisão: Luiz Loureiro

O projeto WebCineTV UFOP: criação em linguagem audiovisual afirmativa, experimental e de formação humanística, coordenado pelo professor do Departamento de Jornalismo (Dejor) Adriano Medeiros da Rocha, deu início à produção de seu novo filme de ficção, “Sonho de Glaura”. A equipe promove uma seleção de elenco aberta ao público para compor o curta-metragem, que será ambientado no distrito de Glaura, em Ouro Preto.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Temática do filme sonho de Glaura
Com uma abordagem sensível e inventiva, Sonho de Glaura convida o público a refletir sobre questões socioambientais e identidade cultural a partir da perspectiva infantojuvenil. A narrativa é conduzida por uma pré-adolescente curiosa, imaginativa e profundamente conectada à natureza. Seu sentimento de pertencimento ao território de Glaura é o ponto de partida para questionamentos sobre tradições culturais e os papéis socialmente atribuídos às meninas.
A protagonista transita entre o real e o imaginário, revelando-se apaixonada pela literatura e capaz de criar imagens que desafiam a lógica adulta. Com isso, o filme propõe uma linguagem lúdica e poética, que dialoga diretamente com o público jovem, ao mesmo tempo em que convida à reflexão sobre os impactos das ações humanas no meio ambiente.
Ver mais reportagens da Editoria Cultura

Oficina de roteiro: cinema indígena e narrativas decoloniais

Tradição e arte marcam a 3ª Feira de Ofícios em Mariana

Oficina de roteiro terá cinema indígena em foco
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Idealização do filme
O roteiro do curta surgiu a partir de uma oficina de escrita criativa para cinema e audiovisual realizada em outubro de 2024 pelo WebCineTV na Escola Municipal Benedito Xavier, de Glaura. Segundo o coordenador do projeto, professor Adriano Medeiros, o texto foi construído com base nas contribuições de crianças e adolescentes participantes. “Foi constituído um roteiro original e nós vamos alinhavar, com muita sensibilidade, algumas questões que ecoaram a partir das vozes dessas crianças e adolescentes”, explica.
Com duração prevista de até 20 minutos, todas as filmagens acontecerão no distrito de Glaura. O filme vai ser realizado em parceria com a comunidade, com destaque para a participação ativa das crianças tanto na atuação quanto nas demais etapas do processo criativo.
*** Continua depois da publicidade ***

Seleção de elenco de “Sonho de Glaura”
Ainda em sua fase de produção, a equipe do WebCineTV está em busca de atores para compor o elenco. A seleção acontece nos dias 4, 5 e 13 de junho, em Mariana, Ouro Preto e Glaura. A participação é livre e não há restrição de idade ou perfil, assim como não há exigência de experiência prévia em atuação. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição, disponível na página do Instagram “Ufop é cinema”.
Confira as datas, locais e horários da seleção:
04/06 – Mariana: ICSA-UFOP (Av. Catete, 166) – das 9h às 12h e das 13h às 17h
05/06 – Ouro Preto: IFAC-UFOP (Rua Cel. Alves, 55) – das 9h às 12h e das 13h às 17h
13/06 – Glaura: Escola Municipal Benedito Xavier – das 8h às 12h
Sonho de Glaura integra o Movimento “UFOP é Cinema”, que articula iniciativas voltadas à criação de um bacharelado em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal de Ouro Preto. Com início das filmagens previsto para agosto, o curta representa mais um avanço na consolidação do projeto como espaço formativo, criativo e de experimentação audiovisual.
