- Mariana
UBS amplia horário para garantir mais atendimentos
Previne agora funciona até as 21h

Desde a última segunda-feira (26), a Unidade Básica Centro I opera com horário estendido, até 21h. Devido à queda de temperatura e mudanças no tempo, houve um aumento expressivo dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A medida pretende não sobrecarregar os atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Olímpio Pimenta Santos.
*** Continua depois da publicidade ***
***
De acordo com a Subsecretária de Assistência e Políticas Públicas em Saúde, Larissa Souza de Oliveira, o horário estendido é um facilitador para o usuário, principalmente para a população economicamente ativa. Para ela, doenças leves de comprometimento respiratório podem e devem ser resolvidas na Atenção Primária à Saúde (APS), serviço prestado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A equipe médica foi fortalecida com mais um enfermeiro e mais uma técnica, além da contratação de um atendente, para que a farmácia permaneça aberta durante o horário estendido.
Situação de emergência na saúde pública
A medida de ampliação do horário de atendimento decorre da declaração de situação de emergência em saúde pública, lançada no último dia 5 de maio. O decreto, assinado pelo prefeito Juliano Duarte (PSB), e válido por 180 dias, autoriza a adoção de medidas administrativas excepcionais para o enfrentamento da situação, como remanejamento emergencial de profissionais e insumos e a criação de um Comitê Municipal de Emergência em Saúde Pública.
Ver mais reportagens da Editoria Saúde

Nova lei reconhece o Cordão de Identificação dos Doentes Raros

BRICS lança parceria para erradicar doenças do sul global

Dia do Orgulho Autista: afirmação política e aceitação
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
O decreto ainda faz recomendações de medidas de prevenção à população, como o uso de máscaras de proteção facial por pacientes sintomáticos respiratórios, proteção das vias aéreas em decorrência de espirros, tosse e/ou coriza e higienização constante das mãos.
Em seu perfil nas redes sociais, o prefeito pede que a população procure atendimento na UPA somente em situações de casos graves. Casos leves devem ser atendidos nas UBS.
A UBS Centro I funciona no prédio da Previne, na Rua Wenceslau Braz, 445.
*** Continua depois da publicidade ***

