Universidades Federais – Um patrimônio do povo brasileiro
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Ouça o áudio de "Universidades Federais - Um patrimônio do povo brasileiro]", do colunista João Luiz Martins:
A trajetória de expansão da universidade pública brasileira é uma das páginas mais significativas da história recente do país. Ela representa não apenas um avanço em termos de acesso à educação, mas também a consolidação de um projeto de nação que acredita no conhecimento como força transformadora.
As universidades públicas são um patrimônio do povo brasileiro. Foram construídas com o esforço coletivo da sociedade, mantidas por recursos públicos e orientadas por um compromisso inegociável com a inclusão, a ciência, a cultura e o desenvolvimento sustentável.
Somos um coletivo produtivo e estratégico, responsável direto por colocar o Brasil entre os países que mais produzem ciência no mundo — ocupando hoje a décima terceira posição no ranking global de artigos científicos qualificados. Essa conquista não é obra do acaso, mas resultado do trabalho cotidiano de milhares de docentes, técnicos, estudantes e pesquisadores comprometidos com a produção do saber.
Além disso, as universidades públicas são majoritariamente responsáveis pelos programas de pós-graduação no país, formando mestres e doutores em todas as áreas do conhecimento, que atuam com excelência no ensino, na pesquisa, na inovação e na formulação de políticas públicas. Essa capacidade de formação qualificada alimenta a transformação da sociedade, fortalece setores estratégicos e promove o desenvolvimento regional e nacional.
O Brasil não é apenas um país de belezas naturais ou do futebol. É também uma nação que abriga um conjunto de universidades jovens, mas fundamentais e vigorosas, com presença nacional, vocação democrática e impacto internacional. Essas instituições formam um sistema robusto, diverso e comprometido com a soberania científica, tecnológica e cultural do país.
Por isso, é urgente e necessário defender esse patrimônio coletivo, reivindicando um financiamento digno e políticas públicas que valorizem a educação como pilar do desenvolvimento nacional. Não há futuro promissor sem ciência, e não há ciência viva e transformadora sem universidade pública forte, democrática e inclusiva.

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