Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sábado, 14 de junho de 2025

Mariana estreia no Iron Runner com vitória de atleta local

A competição atraiu atletas de várias cidades e fomentou a economia do município no fim de semana.

Largada do Iron Runner em Mariana com diversos corredores iniciando a prova.
A largada aconteceu na Praça Gomes Freire, no centro histórico - Foto: Divulgação/IRB

Mariana recebeu ontem (18), o Iron Runner Brasil, um evento de corrida em meio à natureza que movimentou a economia local e reafirmou o potencial esportivo e turístico da região. Com trilhas desafiadoras, paisagens de tirar o fôlego e uma energia que contagiou os atletas, a estreia do evento na cidade foi coroada com a vitória do marianense Sandro Arcanjo, que cruzou a linha de chegada dos 21km como campeão geral da prova. 

*** Continua depois da publicidade ***
***

Vencedores do Iron Runner em Mariana

Em sua primeira participação na competição, Sandro celebrou o feito em casa com emoção e diante de um percurso difícil. “Correr em casa e vencer é uma emoção imensa, motivo de orgulho. O percurso estava muito bem marcado, limpo e bastante desafiador. A estrutura da prova foi excelente, e isso faz toda a diferença para quem participa de várias competições”, afirmou o atleta.

Atletas no pódio masculino do Iron Runner em Mariana, comemorando com troféus levantados.
Pódio masculino - Foto: Divulgação/IRB

Já o topo do pódio feminino ficou com Isabela Germano, de Barbacena (MG), que celebrou não só a vitória como a experiência vivida ao longo do trajeto. “Foi minha segunda vez na prova e continuo encantada. O percurso é técnico, com trilhas travadas e desafiadoras, mas também muito bem sinalizado. Cruzar a linha de chegada é sempre uma emoção indescritível. A gente, mulher, é forte, capaz de conquistar o que quiser”, destacou.

Mulheres celebram no pódio do Iron Runner em Mariana, segurando troféus e medalhas.
Pódio feminino - Foto: Divulgação/IRB

Trajeto da prova

Com largadas na Praça Gomes Freire, os atletas encararam percursos de 7, 14 e 21km. Cada trecho trouxe não apenas desafios físicos, mas também momentos de conexão com a natureza e com a própria força interior, uma vez que os organizadores buscam lugares que unam desafio e beleza.

O trajeto é único, com trechos técnicos, mata preservada e, ao mesmo tempo, estrutura para receber bem os atletas. A relação entre esporte, meio ambiente e cultura da cidade tornou tudo ainda mais especial. Foi só a primeira edição, mas já sentimos que Mariana tem vocação para esse tipo de evento”, avaliou Lucas Fonda, um dos organizadores da prova.

Entre os corredores, histórias de vida emocionaram. Cláudio Andrade, de Belo Horizonte (MG), superou um tumor na bexiga em 2022 e encontrou na corrida de montanha um novo propósito. “Foi minha primeira vez no Iron Runner, e a prova foi fantástica. Já gostava do trail, mas depois do diagnóstico, me agarrei ainda mais ao esporte. Ele me ajudou a mudar de vida, a cuidar da saúde. Saio daqui muito feliz”, contou Cláudio, campeão na categoria 50 a 59 anos e 12º colocado no geral nos 21km.

Ver mais reportagens da Editoria Esporte

Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Cidade em movimento

O Iron Runner, além de fomentar o esporte, também movimentou a economia local. Restaurantes lotados, comércio aquecido e visitantes circulando pelas ruas históricas ao longo do fim de semana reforçaram o impacto positivo do evento.

O movimento foi atípico por causa do evento. Tivemos um aumento de pelo menos 50% em relação a um domingo comum. Provas como essa trazem um retorno importante para os comerciantes”, avaliou Celso Neves, proprietário do restaurante Rancho da Praça.

Teve também quem veio apenas para acompanhar e saiu encantado com a cidade. “Foi minha primeira vez em Mariana, apesar de meus pais terem morado aqui e meu irmão ter nascido aqui. A cidade é tranquila, acolhedora. Quero voltar e trazer meus pais, mostrar como tudo está bonito. Já vou convidar meus amigos para conhecerem também”, contou Daiane Amélia Soares, de São Domingos do Prata (MG), que veio acompanhar o marido na prova de 14km.

Além da competição, o público pôde curtir apresentações culturais gratuitas ao longo do dia na Praça Gomes Freire, reforçando o caráter plural do evento, que faz com que esporte, natureza e cultura caminhem juntos.

*** Continua depois da publicidade ***

Iron Runner Brasil

O Iron Runner Brasil é uma corrida tipo trail run, ou seja, uma competição que ocorre em terrenos naturais e trilhas. A prova é realizada uma vez por ano, desde 2016. 

Geralmente, cerca de mil competidores participam, divididos em categorias, conforme a distância escolhida, sexo e faixa etária. Entretanto, independentemente da distância (7, 14 ou 21km), é uma corrida desafiadora, com altimetria forte e trechos técnicos que exigem preparo dos corredores. 

Apesar dos desafios, o percurso é um dos mais bonitos da região, o que faz com que cada quilômetro percorrido se torne uma experiência única.

Corredor participa do Iron Runner em Mariana, correndo sobre uma ponte de madeira em meio à mata fechada.
Atletas enfrentaram trilhas desafiadoras em meio às paisagens de Mariana - Foto: Divulgação/IRB

Além dos monumentos históricos, Mariana está localizada em uma região montanhosa e, por isso, dispõe de uma variedade de paisagens naturais. Essa diversidade de trilhas e elevações torna a cidade o lugar ideal para percursos.

Nesse sentido, Mariana já é sede do Iron Biker Brasil desde 2013. Com o sucesso dessa parceria, a organização do evento busca fomentar outro tipo de esporte na região, em virtude de toda essa diversidade. 

Foto de Maria Eduarda Marques
Maria Eduarda Marques, nascida em João Monlevade (MG), é aluna do 7º período de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto.