- Mariana
Maio Roxo: Mês de Conscientização sobre doenças intestinais
Dor abdominal, diarreia e sangramento podem ser sinais das doenças. Em Mariana, há equipe especializada para diagnóstico e tratamento
- Maria Teresa Carvalho
- Supervisão: Lui Pereira

O mês de maio é o escolhido para o alerta e conscientização de doenças inflamatórias intestinais (DII). A cor roxa simboliza a luta e solidariedade em relação a essas condições de saúde. Segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), são mais de 5 milhões de casos no mundo. No Brasil, são 100 diagnósticos para cada 100 mil habitantes.
*** Continua depois da publicidade ***
***
O que são as Doenças Inflamatórias Intestinais?
De acordo com a Organização Brasileira de Doença de Crohn e Colite (GEDIIB), as DII são doenças crônicas e recorrentes que provocam inflamação no trato gastrointestinal. As mais comuns são a Retocolite Ulcerativa (RCU), que aparece de forma localizada no intestino grosso, e a Doença de Crohn (DC), que pode ocorrer em qualquer área do sistema digestivo, da boca até o ânus.
Ver Mais

TRF garante recursos mesmo sem adesão à repactuação

Oficina de roteiro: cinema indígena e narrativas decoloniais

Agricultura, pesca e indenizações: Os anúncios feitos por Lula
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Sintomas das doenças
Os sintomas das duas doenças incluem dores abdominais, perda de peso, longas diarreias e sangramento. Apesar de as causas serem desconhecidas, estima-se que cerca de 20% dos portadores de DII tenham alguém na família com a doença. O tabagismo, estresse, uso de medicamentos e uma dieta não balanceada também podem contribuir para a manifestação da DII.
*** Continua depois da publicidade ***

Diagnóstico e tratamento
Por serem doenças crônicas, as DII não têm cura. Por isso, o diagnóstico e o controle são essenciais para a estabilidade das inflamações e uma maior qualidade de vida dos portadores. Em caso de sintomas, a orientação é buscar atendimento médico imediatamente para realização dos exames necessários e posterior encaminhamento à equipe especializada. O município de Mariana dispõe de equipe completa para o diagnóstico e tratamento das DII. Gastroenterologista e coloproctologista, os especialistas que cuidam das DII, além de exames específicos e monitoramento da equipe de saúde.
