- Ouro Preto
Documentário “Entre Nós” revela a Ouro Preto que não se vê
Onde você se sente em casa em Ouro Preto? Um documentário de e para todos os ouro-pretanos.
- Maria Eduarda Marques
- Supervisão: Lui Pereira

O documentário “Entre Nós”, produzido por estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), lança um novo olhar sobre a cidade ao dar voz aos moradores dos bairros Saramenha, Vila Aparecida, Morro Santana e Antônio Dias. A produção, que estreia nesta sexta-feira (16), no Cine Vila Rica, propõe uma reflexão sobre pertencimento e identidade ouro-pretana, indo além das paisagens turísticas do Centro Histórico.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Documentário “Entre Nós”
A idealizadora do documentário “Entre Nós”, que começou a ser gravado no início de fevereiro, é Maysa Mendes, ouro-pretana e aluna do curso de jornalismo da UFOP. Ela explica que tinha o interesse em explorar vivências de moradores que saem das margens e que são, de certa forma, os responsáveis por fazer a cidade girar.
Maysa conta sobre como surgiu a idéia do documentário: “Muitas vezes não me senti pertencente à Universidade Federal e aos pontos turísticos, como se tivesse uma barreira social. Muitas pessoas daqui nunca pisaram em um museu. Com isso, fomos até nossos convidados para entender como é a Ouro Preto deles, que é totalmente diferente da cidade turística”, explica a estudante.
A seleção dos personagens foi feita pela produtora Alexia Leles, em um trabalho de campo minucioso. Como resultado, os escolhidos, que dividem o protagonismo com os bairros Saramenha, Vila Aparecida, Morro Santana e Antônio Dias (afastados do centro) foram Cláudia Maria, Clarisdey Aquino, Deolinda dos Santos, Maria Luiza Gomes e Terezinha Ansaloni.
A equipe buscou abordar o pertencimento ao mostrar os locais de trabalho e de lazer dos personagens, que contaram suas histórias de envolvimento com a cidade e com a comunidade.

Para a produtora, “gravar esse documentário foi cada dia adentrar em um mundo novo, parecia que cada personagem falava de uma cidade distinta. Fico muito honrada em ter ouvido tantas histórias e conhecido tantas pessoas bacanas, que vieram do mesmo lugar que eu”, comemora Maysa, que tem um grande envolvimento pessoal com o documentário.
Ela também comenta que se sentiu representada com a obra. “Eu me conecto com as histórias de todos os personagens, eu morei boa parte da minha vida no Morro Santana, então entendo os dramas mais comuns, como problemas de mobilidade e preconceito”, completa.
O documentário “Entre Nós” está ligado ao “WebCINETV UFOP: criação em linguagem audiovisual afirmativa, experimental e de formação humanística”, que oferece oficinas e atividades de formação em cinema e audiovisual. A iniciativa faz parte de uma das ações do “Movimento UFOP é Cinema”, que busca constituir um bacharelado em cinema e audiovisual na Universidade.
Com apoio da Lei Paulo Gustavo de incentivo à arte e à cultura, por meio do Edital 4/2023, gerenciado pela Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto, o projeto, intitulado “Onde você se sente em casa em Ouro Preto”, é uma realização de estudantes de jornalismo da UFOP.
Em resumo, a equipe aproximou percepções de personagens e cotidianos que contribuem para evidenciar articulações sensíveis. A partir disso, foi possível montar uma narrativa que percorreu entre territórios pulsantes (nem sempre visíveis), reconhecimento, memória e comunidade.
Ver mais reportagens da Editoria Cultura

Mostra “Muito com Pouco” exibe curtas em Ouro Preto

Evento inédito no Cabanas pretende fomentar cultura hip-hop

Caminhada “Nos passos de Dom Viçoso” começa hoje
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Ficha técnica "Entre Nós"
A equipe, que reuniu profissionais, pesquisadores e estudantes dos cursos de jornalismo e história, foi coordenada pelo professor do Departamento de Jornalismo (Dejor) da UFOP, Adriano Medeiros da Rocha.
O professor já participou da Entrevista Primaz para um bate-papo sobre o seu papel na formação de novas gerações de realizadores de cinema. Além disso, também comentou sobre projetos como a TV UFOP e o movimento “UFOP é Cinema”.
Nesse sentido, confira os responsáveis pelo desenvolvimento do documentário ao lado de Adriano, que atuou como diretor, roteirista e na elaboração de entrevistas:
- Maysa Mendes (proponente e assessoria);
- Anderson Medeiros (direção de fotografia e imagens);
- Bernardo Marotta (assistência de câmera);
- Alexia Leles (produção e montagem);
- Juliana Siqueira (finalização);
- César Raydan (colorização);
- Gustavo Batista (captação de som);
- Nicolle Soares (assistência de som).

Sobre as expectativas de impacto do documentário, a idealizadora é esperançosa, “a minha expectativa em relação ao impacto do documentário na comunidade local e no público em geral é que gere uma reflexão, que a gente se veja como parte de toda a arte, cultura e riqueza da cidade”, relata Maysa.
*** Continua depois da publicidade ***

Serviço
Confira as histórias de pertencimento, identidade e resistência no lançamento do documentário “Entre Nós”:
Data: 16 de maio, sexta-feira
Horário: 19h
Local: Cine Vila Rica – Anexo do Museu da Inconfidência
🎟️ Entrada gratuita
Após o lançamento no dia 16, vai acontecer mais uma exibição e roda de conversa sobre o documentário:
Data: 17 de maio, sábado
Horário: 14h
Local: Museu do Oratório – Adro da Igreja do Carmo, nº 28
🎟️ Entrada gratuita
