Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sábado, 3 de maio de 2025

Conversas Transversais recebe o multiartista Xisto Siman

Evento da Escola de Ofícios Tradicionais foi dedicado a um dos maiores ativistas culturais de Mariana

Xisto Siman em palestra no evento Conversas Transversais
Xisto Siman está completando 34 anos de carreira – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

No dia 22 de abril, a Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana (EOTM) abriu seu salão para receber o talentoso Xisto Siman, no âmbito do projeto Conversas Transversais. Palhaço, ator, cantor e compositor, produtor, ativista cultural, Xisto trabalha com artes cênicas desde 1991, e é um dos fundadores, junto com João Pinheiro, do Circovolante, com sede no distrito de Passagem de Mariana, que atua pelo Brasil, apresentando espetáculos e ministrando oficinas.

*** Continua depois da publicidade ***
***

Início da trajetória de Xisto Siman

Natural de Governador Valadares, ou Valadólares, como ele diz, xisto escapou por pouco de ir tentar a vida nos Estados Unidos. Seu interesse pelas artes e, em especial pelo teatro e circo, impediu que ele se tornasse um imigrante, como tantos em sua cidade natal.

Eu vou para os Estados Unidos, vou juntar dinheiro e vou te levar. A gente junta dinheiro, leva a sua irmã, (…) a gente junta mais dinheiro e leva a sua mãe para lá, para a gente fazer a vida”, ouviu Xisto de seu pai. Mas a curiosidade, a vontade de estar com pessoas, de interagir, o levou ao teatro.

Eu terminei o segundo grau, e nessa espera de juntar dinheiro para ir para os Estados Unidos, eu fui fazer teatro, com o Toninho, que é do clube Osquindô, que tinha acabado do Rio de Janeiro, foi lá para a cidade, deu um curso de teatro e logo depois um outro rapaz deu um outro curso de teatro. Os dois se juntaram e a gente montou o primeiro espetáculo que eu apresentei”, relembrou Xisto, mostrando orgulhoso uma foto de sua primeira apresentação teatral, aos 18 anos.

A partir daí, com apresentações na rua, devido à dificuldade de obter dinheiro para alugar um espaço, às apresentações do Grupo Stronzo, em várias cidades da região, isto entendeu que não queria ser imigrante. Ao lado de Toninho e de João Pinheiro, atual parceiro nas artes, o caminho começou a ser pavimentado, com pesquisas, estudos e muitas apresentações.

Durante três anos a gente viajou para caramba, porque a gente optou pelo teatro de rua, e começou a pesquisar as técnicas de rua, com possibilidade de vender [espetáculos] para as prefeituras, para uma creche, escola e até para um presídio. A gente fez muito espetáculo em escola, em toda essa andança nossa por Minas Gerais”, relembrou Xisto.

Ver mais reportagens da Editoria Cultura

Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Mudança para Mariana

Xisto Siman e sua trupe instalaram-se, inicialmente, em um casarão do distrito de Passagem de Mariana
Na imagem projetada na tela, o imóvel que foi a primeira sede do Circovolante, em Passagem de Mariana – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

E numa dessas andanças, a gente veio se apresentar aqui em Mariana, em 1994, e gente fez quatro apresentações no teatro [antigo Sesi]”, relembra Xisto, destacando que isso motivou sua trupe a se estabelecer no município, alugando um imóvel em Passagem de Mariana, mas que a mudança foi feita com dinheiro conseguido em campanhas populares realizadas em Governador Valadares, incluindo um “chá de panela”, subsidiado pela Brahma.

Mas, como os eventos realizados aqui eram sempre gratuitos, a ocupação e reforma do casarão, em Passagem de Mariana, só foi possível através de uma campanha de arrecadação de fundos, patrocinada pela Unimed.

Xisto destacou que o Grupo Stronzo durou nove anos, mas que o término aconteceu não devido o projeto ter dado errado, mas por decisão de trilhar novos caminhos: Ele e o João fundando o Circovolante, e o Toninho e a Jojoba criando a Lunática e o Osquindô (…) A gente optou por traçar caminhos diferentes. Então, em 99, quando a gente resolveu acabar o grupo, foi uma guinada geral. A gente se separou, mas a gente se multiplicou, né?”, ressaltou Xisto.

De lá para cá, já são inúmeros espetáculos produzidos, um disco com músicas circenses que registram a passagem dos circos pela região de atividade mineral no século XIV; um especial produzido em parceria com o canal Futura e, principalmente, o tradicional e famoso Encontro Internacional de Palhaços.

Xisto Siman é um camaleão das artes

Dedé Santana, Palhaça Jojoba, Bananinha e Xisto Siman, no 12º Encontro de Palhaços, em 2022
Dedé Santana, Palhaça Jojoba, Bananinha e Xisto Siman, no 12º Encontro de Palhaços, em 2022 – Foto: Luiz Loureiro/Arquivo Agência Primaz

Importante multiartista mineiro, Xisto Siman desempenha um papel fundamental na cultura e turismo de Mariana. Ele é palhaço, ator, cantor, compositor, produtor e ativista cultural. Junto com João Pinheiro, ele fundou o Circovolante, que está completando 25 anos de atividade, conhecido por realizar um dos maiores eventos de circo da América Latina, o Encontro Internacional de Palhaços.

*** Continua depois da publicidade ***

Além de suas atividades no circo, Xisto também tem contribuído para a cultura local através da música e produção de eventos. Em 2022, em parceria com João Pinheiro, lançou o álbum chamado “O Circo de Cada Um”, que conta histórias da região, e em 2023, produziu a série “Sou Palhaço”, disponível no Globoplay.

A importância de Xisto Siman para Mariana é evidente, pois suas iniciativas não apenas promovem a arte e a cultura, mas também atraem turistas, contribuindo assim para a economia local. A Casa do Palhaço, espaço dedicado a oficinas e produções artísticas em Passagem de Mariana, é um exemplo de como suas atividades fomentam a cultura regional.

Este ano, Xisto Siman e João Pinheiro, alcançaram o primeiro e o segundo lugar, respectivamente, na subcategoria “Trajetória Circense Contemporânea” do edital Raízes de Minas, realizado por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

Conversas Transversais

Xisto Siman foi prestigiado com a presença de um excelente público
Xisto Siman foi prestigiado com a presença de um excelente público – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

De acordo com Ana Amaral, coordenadora de educação, cultura e sustentabilidade da EOTM, o projeto das Conversas Transversais foi criado para proporcionar um caráter transdisciplinar dos cursos (ofícios) ministrados. “A gente traz projetos, pessoas inspiradoras, que trazem exemplos de ações que transformam, de certa forma, aquele meio, né? Informações que vão transformando e inspirando os alunos”, explica a coordenadora, privilegiando convidados e convidadas que trabalhem com a cultura, a arte, a sustentabilidade, o patrimônio e o meio ambiente.

Mariana é uma cidade inserida numa região muito rica, cheia de história, né? Então [a finalidade das Conversas Transversais] é para que os alunos tenham pensamento crítico, emancipatório e possam agir como cidadãos no mundo”, complementa

No caso específico da participação de Xisto Siman, Ana Amaral considera o convidado tem um trabalho muito importante na cultura, na arte e até mesmo na economia da cidade, em função dos eventos que promove, afirmando que o convite tem também o objetivo de valorizar o trabalho de Xisto que, em última análise, dialoga com o que é feito na Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana, em termos de promoção da cultura local e de divulgação de saberes tradicionais, o que é o também o caso da palhaçaria.

Foto de Luiz Loureiro
Luiz Loureiro é jornalista graduado pela UFOP, fundador, sócio proprietário e editor chefe da Agência Primaz de Comunicação.