- Brasil
Jabuticaba de Cachoeira do Campo é destaque em evento em SP
Estande mineiro na WTM Latin America 2025 apresenta diversidade de produtos, com destaque para IG da Região dos Inconfidentes.

Minas Gerais teve forte presença na World Travel Market (WTM) Latin America 2025, o principal evento da indústria de viagens e turismo da América Latina, realizado entre 14 e 16 de abril, na Expo Center Norte, em São Paulo. Durante os primeiros dias, o estado apresentou lançamentos estratégicos, manifestações culturais e novos produtos turísticos, reafirmando Minas como um destino inovador. A jabuticaba de Cachoeira do Campo foi um dos destaques do evento.
*** Continua depois da publicidade ***

Jabuticaba de Cachoeira do Campo
Entre os dias 14 e 16 de abril, a Associação Sumo da Terra – Ideias Globais, Ações Locais – participou da WTM Latin America, representando a Indicação Geográfica (IG) da jabuticaba e outros produtos locais que trazem diversificação econômica, valorizam o trabalho das comunidades da região e fortalecem o turismo de Cachoeira do Campo.
As IG’s atribuem reputação, valor intrínseco e identidade própria aos produtos, estabelecendo um diferencial em relação aos similares disponíveis no mercado. No caso da jabuticaba de Cachoeira do Campo, o reconhecimento foi realizado a partir do lançamento dos signos distintivos, como parte do evento do Movimento IGMG.
Nesse sentido, a WTM é uma grande oportunidade para mostrar a riqueza dos produtos derivados da jabuticaba produzidos na região. Saulo Filardi, presidente da Associação e empreendedor turístico que atua no território entre Itabirito e Ouro Preto, representou a Sumo no evento.
No estande de Minas Gerais, ele apresentou as singularidades da jabuticaba, dando destaque ao valor cultural da fruta, de grande potencial gastronômico, e ao trabalho dos pequenos produtores da região. Além disso, também divulgou a Rota Turística de Jaguara, que percorre o território e valoriza a economia local e o turismo.
Para quem se interessou e quer conhecer a linha de produtos da Sumo da Terra, o Instagram é @sumodaterra.

Para os visitantes da feira, o mixologista Leo Gomes, popularmente conhecido como Cachaceiro, preparou um drink feito com cachaça e geleia de jabuticaba da marca “Lá do Pé Geleias”.
A degustação fez com que os visitantes pudessem experimentar o sabor diferenciado dessa fruta tipicamente mineira, o que reforça o papel da IG como ferramenta de fortalecimento da economia criativa e do turismo gastronômico.
Ver mais reportagens da Editoria Economia

UFOP busca recursos em Brasília após corte orçamentário

Novo Projeto de Lei “Mariana D’Elas” é aprovado na Câmara

Câmara de Mariana aprova PL de estímulo à economia local
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
WTM Latin America 2025
A WTM Latin America é o evento “business to business” (BSB – empresa para empresas) de viagens e turismo da América Latina, que oferece excelentes oportunidades de negócios, melhor retorno sobre o investimento e acesso a compradores e influenciadores qualificados da indústria.
Profissionais de todas as áreas participam do evento, como agências de turismo, operadoras de viagens, acomodações, transportes, cruzeiros, produtos de luxo e tecnologia, entre outros.
É possível, durante os três dias de evento, explorar as últimas tendências, buscar novos produtos, expandir a rede de contatos e encontrar oportunidades que impulsionam seu negócio. Em virtude disso, há oportunidades de fazer networking e fechar negócios com expositores do mundo inteiro.
A história da feira começou em 1980, com o lançamento da World Travel Market London. Já a WTM Latin America foi lançada em 2012, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, e já atrai mais de 6.500 visitantes influentes e 700 empresas expositoras.

A participação de Minas Gerais no evento de 2025 é uma realização do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), com apoio do Sebrae-MG, prefeituras, Instâncias de Governança e entidades locais.
