- Mariana
Visita da UFOP à Câmara debate o papel da imprensa na política
Estudantes de jornalismo da UFOP se reuniram no plenário da câmara para debate e realizaram um tour pelas instalações da casa legislativa
- Gustavo Batista
- Supervisão: Lui Pereira
Na última sexta-feira(22), a Câmara Municipal de Mariana recebeu a visita de estudantes do curso de jornalismo da UFOP para conhecer o espaço, tirar dúvidas sobre processos internos e promover o contato com a política local. A iniciativa foi da professora Hila Rodrigues, da disciplina de Jornalismo Político. Os temas debatidos foram sugeridos pelos próprios alunos, como a criação de leis, o papel da imprensa e da assessoria dentro da política e o poder de ação dos vereadores. A visita é fruto de um diálogo do curso cada vez mais próximo da casa, que recebe estagiários e assessores formados pela universidade.
*** Continua depois da publicidade ***
Diálogo com a política local
A professora de jornalismo Hila Rodrigues destaca que a Câmara foi muito receptiva sobre a visita e para conversar com os alunos, Cristiano Maciel, procurador jurídico do legislativo, e Francisco Lima, historiador e responsável pelo patrimônio, estavam presentes para recepcionar os futuros jornalistas, coordenar o diálogo e ouvir as pautas dos estudantes.
A professora elogiou a assessoria mais bem equipada da Câmara e relacionou essa evolução como fundamental para essa visita. “Eu sempre ofereci essa disciplina de jornalismo político, mas nem sempre foi fácil entrar na Câmara. Eu acho que não é por culpa da casa, porque eu acho que ela está sempre aberta. Mas é que essa assessoria de comunicação que eles têm hoje, não existia nessa sofisticação de agora. Então, por exemplo, hoje nós temos estagiários na Câmara Municipal. Eu já conheci a assessora de imprensa que é a Bruna, porque ela supervisiona os nossos estagiários”, comentou.
A professora ainda destaca o papel do curso de jornalismo no campo de assessoria na cidade. “Eu sei que eu sou suspeita para falar, mas eu estou aqui desde 2010 e eu vejo isso nitidamente, você tem assessores mais competentes. Se você olhar, a maioria são egressos, são alunos nossos, não só na Câmara, mas em outras instituições. Então, é muito interessante a gente estar formando profissionais para melhorar a qualidade de vida na cidade a partir da cobertura jornalística e das assessorias de comunicação nas instituições”, afirmou.
Ver Mais

Analistas criticam punitivismo em sobre lei do crime organizado

Mariana relembra 10 anos do rompimento com minuto de sirene

Maria José da Silva: Conheça os nomes mais populares do Brasil
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Visita a Câmara
Como parte do programa da disciplina de Jornalismo Político do curso, os próprios alunos levantaram pautas ligadas a suas áreas de interesse, que guiaram a visita através de questionamentos ligados ao campo de assessoria e cobertura política. O diálogo ocorreu no Plenário da casa e teve presença de mais de 40 estudantes.
As dúvidas levantadas traziam temas sobre como uma demanda da população pode virar lei, como os projetos são avaliados, como se dá o funcionamento de reuniões e seus agendamentos, o poder político exercido pelos vereadores, o funcionamento de sessões e a Lei de Acesso à informação. Após o debate, os estudantes ainda receberam uma visita guiada pelo espaço para além do plenário e tiveram a oportunidade de visitar a exposição “Nos Trilhos do Tempo”.
Mariana do Amaral é estudante do 4° período de jornalismo e destaca a importância da visita à casa legislativa e dos assuntos abordados com os estudantes. “Eles explicaram pra gente que tipos de projetos são aprovados, como funcionam as sessões com vereadores… É uma coisa que ajuda demais aprender agora, principalmente quando a gente for fazer cobertura. Precisamos entender o lugar que a gente vive e o lugar que a gente vai cobrir”, concluiu.