- Mariana
Museu de Mariana abre comemorações do primeiro aniversário
Inauguração do Café e lançamento do livro ”Vinhos e Artes” marcam o início de um mês de atrações

Nesta terça-feira (03), o Museu de Mariana iniciou as comemorações do aniversário de um ano com a inauguração do Café e o lançamento do livro “Vinhos e Artes” dos pesquisadores Conrado Moreira e Guilherme Aragão. Os presentes puderam conhecer o Café do Museu e também conversar livremente com os autores, que entregaram cópias gratuitas do livro a todos os interessados. As comemorações do primeiro aniversário do Museu de Mariana acontecem durante todo o mês de setembro.
*** Continua depois da publicidade ***

Inauguração do Café do Museu foi o evento inaugural comemorativo do primeiro aniversário
Ao som do Duo Sambaião, o Café do Museu foi inaugurado na noite desta terça, iniciando as comemorações do aniversário do Museu de Mariana. A Coordenadora Operacional do Museu de Mariana, Luciana Lamounier, explicou que o Café do Museu fez parte de um processo licitatório que perdurou durante o primeiro ano do Museu.
“A gente quer que as pessoas de Mariana usem esse espaço, venham para cá sábado, domingo, feriado aproveitar o Jardim, trazer as crianças, trazer a bola, trazer um pano e fazer um piquenique, usar o café, tomar um café, trazer a família. Porque aqui você sabe que é o Museu da cidade. Então, a gente agora vai fazer esse trabalho, a partir de um ano, né com o café funcionando, de trazer a comunidade para utilizar esse espaço que é um espaço bonito, agradável.”, afirma Luciana Lamounier.

Ver Mais

FotoCostura transforma espaço do Terminal em galeria aberta

Novas regras do Pix agilizam devolução em casos de golpe

2ª Mostra Cine Caminhão celebra “cultura sapatão” no FIU
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Toda terça-feira, noites em que o museu funciona até às 21h, o Café do Museu será um ponto de encontro para os marianenses desfrutarem de comidas e bebidas diversas e curtir um som ao vivo. Geraldo Alex Miranda Bailão, responsável pelo Café, comentou sobre as expectativas em relação a interação da população com o local: “A ideia é que na terça-feira a gente crie um espaço para a cultura local, as pessoas aqui próximas, trazer os artistas locais, desenvolver uma cultura da música, muito relacionada a identidade do museu. Então, a gente tem da parte do Museu a pessoa que faz a seleção dos artistas. A ideia é que as pessoas do lugar, os locais mesmo, utilizem o Museu, porque o Museu de Mariana, o conceito dele, é um museu das pessoas que construíram na cidade, continuam construindo. Essa é a questão que a gente quer valorizar: o artista local, cantando para os locais”.
Lançamento do livro “Vinhos e Artes”

O livro “Vinhos e Artes” é fruto de uma extensa pesquisa dos autores a respeito do panorama histórico do vinho no Brasil e no mundo. A obra, além de apresentar as principais regiões produtoras de vinho e as uvas utilizadas para produzi-los, também aprofunda a sua relação com diferentes expressões artísticas. A parceria dos autores, Conrado Moreira e Guilherme Aragão, é de longa data. Os pesquisadores já produziram também os livros “Estradas de Minas” e “Canastra – Queijos & Histórias”.
“A gente tentou trazer a história do vinho um pouco para a história do mundo, mas com foco na história do Brasil e de Minas Gerais. Então, a gente mostra como ele faz parte da nossa tradição, da nossa identidade, como ele é parte da nossa vida”, explica Guilherme Aragão.
*** Continua depois da publicidade ***

A publicação do livro “Vinhos e Artes” foi viabilizada com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac 211186) e contou com o patrocínio de Amep, Prodoeste, Com Energia e Arapé Agroindústria.
“Um dos aspectos importantes para a nossa expectativa com relação aos leitores, é que esse livro foi viabilizado com recurso da Lei Federal de Incentivo à Cultura. As pessoas que tiverem aqui, que participarem desse momento das comemorações do museu e tudo mais, a gente está distribuindo o livro gratuitamente, né? Ou seja, é um recurso que é público, um dinheiro que é uma uma Lei de Incentivo e que a gente está tendo a oportunidade hoje de trazer aqui pra população de Mariana.”, finaliza Conrado Moreira.

Programação do aniversário do Museu de Mariana
Durante todo o mês de setembro as comemorações do Museu de Mariana continuam e com uma programação bem diversificada. Confira abaixo:
Dia 10 – 20h – Programa Sílabas e Sons: Bate-papo musical com Leoni e Júlio Diniz
Dia 17 – 18h – Apresentação musical no Café do Museu
De 23 a 29 – Primavera de Museus – “Museus, acessibilidade e inclusão”
Dias 23, 24 e 25 – Atividades Educativas da Primavera de Museus
Dias 24, 28 e 29 – Festival de Teatro Comunitário de Mariana – FESTECO
Dia 24 – Apresentação FESTECO – 19h Es(camadas)
Dias 26 e 27 a partir das 9h – 1º Simpósio do Museu de Mariana “Patrimônios para Além das Fronteiras do Ontem”
Dia 28 – Apresentação FESTECO – 15h Minha Grande Pequena
18h Confins
Dia 29 – Apresentação FESTECO – 11h O Livro da Alegria
15h – O Mágico de OZ
17h – Show Musical no Café do Museu
