Agência Primaz-Ano 6

Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é terça-feira, 30 de abril de 2024

O que é necessário para votar nas eleições municipais

Prazo para emissão e regularização do título e cadastro biométrico vai até 08 de maio

Eleições municipais acontecem em outubro de 2024.
Eleitores que não tiverem o cadastro de biometria não ficam impedidos de votar. Foto: Divulgação/TSE

O prazo para emitir ou regularizar o título de eleitor e para a coleta de biometria termina no dia 08 de maio, em todas as cidades de Minas Gerais. Em Mariana, o eleitor interessado em cadastrar a biometria deve comparecer à 171ª zona eleitoral, localizada na Rua Antônio Olinto, nº 47, Centro, e não é necessário realizar agendamento prévio. No dia do atendimento, é necessário apresentar documento oficial de identidade, comprovante de endereço e comprovante de quitação ou dispensa do serviço militar. O funcionamento do cartório é de segunda a sexta, das 12 às 18h.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie Aqui versão 5

O alistamento eleitoral é obrigatório a todos os brasileiros natos ou naturalizados acima de 18 anos e facultativo para pessoas entre 16 e 17 anos, acima de 70 anos e analfabetas, e o cadastro eleitoral serve para armazenar os dados pessoais do eleitor e sua situação eleitoral,  além de informações sobre comparecimento às urnas, justificativa eleitoral, transferências de domicílio, trabalho como mesário ou mesária, eventuais débitos eleitorais, entre outras.

Emissão ou regularização do título de eleitor

Os cidadãos que ainda não possuem a primeira via do título de eleitor podem realizar a emissão no site do Tribunal Superior Eleitoral, na página de Autoatendimento Eleitoral, e seguir as instruções. Na mesma página também é possível acompanhar uma solicitação, atualizar ou corrigir informações, informar dados sociais, incluir nome social, regularizar o título, consultar situação eleitoral, o local e o número do título de eleitor e imprimir o título. 

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Cadastro de biometria

O cadastro da biometria, no entanto, não é obrigatório e não impede a participação nas eleições caso não seja feito, mas confere mais segurança ao voto. Os interessados em ter a identificação por biometria nas eleições devem comparecer ao Cartório Eleitoral até 08 de maio e apresentar documento com foto, comprovante de endereço e comprovante de quitação ou dispensa do serviço militar,  quando se tratar de alistando do gênero masculino que esteja no período de conscrição.

De acordo com disponibilizados pelo Cartório Eleitoral de Mariana, existem, atualmente, 51.765 eleitores aptos na cidade e 510 pessoas com o título eleitoral suspenso. A maior parte dos eleitores têm entre 45 e 59 anos, segundo o Portal do TSE

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão 2