Agência Primaz-Ano 6

Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é terça-feira, 30 de abril de 2024

PSTU anuncia candidaturas para Câmara e Prefeitura

Plenária realizada nessa quarta-feira (10) serviu para coletar ideias para a construção do programa de governo

Convocada pelos dirigentes do PSTU em Mariana, a plenária contou com aproximadamente 20 pessoas
Convocada pelos dirigentes do partido em Mariana, a plenária contou com aproximadamente 20 pessoas – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) realizou plenária nesta quarta-feira (10), na sede do Sindicato Metabase Inconfidentes, ocasião em que, além do anúncio de lançamento de candidaturas à Câmara de Vereadores, foi informado que a agremiação política vai ter candidato próprio a prefeito em Mariana. Durante a reunião, a maioria dos presentes fez uso da palavra, fazendo uma avaliação dos problemas do município, de modo a fornecer subsídio para a construção do programa de governo a ser submetido aos eleitores e eleitoras em outubro.

Ver mais reportagens sobre Política

Plenária do PSTU debateu problemas de Mariana e suas possíveis soluções

Patrícia Ramos (centro), candidata à Prefeitura de Mariana, em 2020, fez a abertura da plenária do PSTU
Patrícia Ramos (centro), candidata à Prefeitura de Mariana, em 2020, fez a abertura da plenária do PSTU – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

A abertura da reunião foi feita por Patrícia Ramos, professora e militante do PSTU, candidata a prefeita de Mariana em 2020, tendo obtido 1.847 votos.

Eu quero agradecer imensamente a cada um de vocês por terem vindo, tirado um tempo para conversar com a gente, porque é importante a gente pensar a nossa vida como trabalhador, como estudante, enfim, como moradores aqui da cidade. Essa reunião que a gente está fazendo aqui agora é o primeiro espaço que a gente abre neste ano, como uma plenária aberta, para que a gente possa discutir as questões da cidade, mas também que a gente possa discutir as propostas de solução”, declarou Patrícia na abertura da reunião.

Banner Anuncie aqui versão 1

Para a ex-candidata, o atendimento ao convite para debater questões políticas, mesmo com todos os afazeres das pessoas, algumas abdicando de seu tempo de descanso, é um sinal animador da possibilidade de união da classe trabalhadora, em busca de melhores condições de vida no município, além de um compromisso com a participação ativa na implementação das soluções.

Eu acho que está todo mundo aqui vindo de turnos de trabalho, de outras batalhas, então, a gente se reunir aqui, às sete e meia [da noite] é uma vitória muito grande. E acho que o fato de vocês estarem aqui, é porque vocês entendem que, de alguma forma, alguma coisa precisa de ser feita, para além das ações individuais que a gente já tem feito no cotidiano, e isso é muito importante”, pontuou a anfitriã, passando a fazer uma análise geral da conjuntura política, econômica e social, tanto do país quanto do estado e de Mariana.

Mariana tem solução

Em seguida, Bruno Teixeira, trabalhador da mineração, integrante da direção do partido em Mariana e diretor sindical, ressaltou as lutas anteriores do partido e pontuou alguns aspectos gerais dos problemas de Mariana, destacando a excelente condição econômica do município e lamentando a falta de solução da classe política que, segundo ele, vem se perpetuando no poder.

Sindicalista e trabalhador da área de mineração, Bruno Teixeira será candidato a prefeito de Mariana pelo PSTU
Sindicalista e trabalhador da área de mineração, Bruno Teixeira será candidato a prefeito de Mariana pelo PSTU – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

“As críticas que a gente colocou tem muito a ver com coronelismo, que ainda impera em Mariana. (…) Mas nós temos uma opção ao coronelismo que se aproveitou da dança das cadeiras, para organizar uma coisinha aqui, outra lá e, de repente, cadê o dinheiro da cidade? Mariana é uma das cidades que mais arrecada o Estado”, destacou Bruno, ao distribuir o boletim mais recente do PSTU.

De acordo com o dirigente do sindicato, saúde, educação, saneamento básico e transporte são problemas crônicos da cidade e exigem um olhar especial, com soluções construídas a partir dos próprios usuários desses serviços.

E foram exatamente esses setores, juntamente com questões ligadas à segurança, que pontuaram as falas de todos e todas que se manifestaram na plenária. Ao final, por unanimidade, foi deliberado que a partido iria organizar o conteúdo de todas as manifestações, de modo a construir um documento a ser submetido aos eleitores e eleitoras de mariana, em outubro.

Banner Anuncie aqui, versão 6

Candidaturas do PSTU

Patrícia Ramos e Libério Júnior vão concorrer à vereança pelo PSTU
Patrícia Ramos e Libério Júnior vão concorrer à vereança pelo PSTU – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Foi anunciado aos presentes que o PSTU trabalha com o lançamento de uma candidatura à Prefeitura de Mariana, em chapa encabeçada por Bruno Teixeira, mas que ainda depende de conversar para a indicação do nome do(a) candidato(a) a vice.

Para a Câmara Municipal, estão colocados os nomes de Patrícia Ramos e Libério Júnior, mas existe a possibilidade de ser lançado ainda uma terceira candidatura.

De acordo com Bruno Teixeira, o partido não tem condição de bancar mais que três candidatos a vereador(a), uma vez que os recursos do fundo partidário são suficientes apenas para cumprimento de obrigações legais na campanha, como a contratação de contador e advogado. “Toda nossa campanha vai ser feita com contribuições de militantes e simpatizantes”, finalizou o pré-candidato a prefeito.

Banner Anuncie Aqui versão 5