Agência Primaz-Ano 6

Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é segunda-feira, 29 de abril de 2024

Workshop reúne diversas entidades culturais

Palestras com o tema “Gestão Estratégica” reuniram membros de diversas organizações e associações culturais.

O palestrante do Workshop, Júnior Nonato, tem grande experiência em gestão de associações
O palestrante Júnior Nonato tem grande experiência em gestão de associações. - Foto: Amanda de Paula Almeida/ Agência Primaz

Neste sábado (23), aconteceu, no Centro de Convenções, o 1º Workshop de Gestão Estratégica de entidades culturais. A iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Lazer, reuniu atores de sociedades musicais, escolas de samba, blocos carnavalescos e associações culturais. O objetivo do evento foi valorizar a arte e cultura de Mariana, fortalecendo as boas práticas na prestação de contas aplicadas ao terceiro setor. O primeiro palestrante, o assessor especial, Junior Eduardo Nonato, falou sobre os principais pontos de criação e manutenção de uma associação. O Controlador Geral, Jonathan Chaves Silva, por sua vez, discorreu sobre a prestação de contas.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão 6

O Workshop

O Secretário de Cultura, Gustavo Leite, esteve presente durante a palestra e afirmou que uma preocupação do seu mandato, desde o início, foi a necessidade de ter pessoas capacitadas auxiliando as instituições em suas demandas, principalmente na prestação de contas. O convite para o Workshop foi feito para cerca de 150 entidades culturais, mas a participação total foi de cerca de 30 pessoas, como dito durante a palestra.

Junior Eduardo Nonato, o primeiro palestrante e um dos idealizadores do Workshop, junto com a técnica em contabilidade, Adriana Aparecida da Silva Martins, disse que a ideia do evento veio a partir das demandas recorrentes que eles percebem no trabalho diário na Secretaria de Cultura e Turismo:

“Nós identificamos que era necessário ter esse diálogo mais próximo, que talvez esse formato seria melhor para atingir todo mundo, mas a gente sabe das dificuldades, um sábado na parte da manhã, todo mundo aqui atua de forma voluntária, mas a expectativa nossa é que a gente venha promover outros encontros e que esses encontros possam ter maior participação”, afirmou o Assessor. 

O Controlador Geral discorreu sobre a cartilha de prestação de contas
O Controlador Geral discorreu sobre a cartilha de prestação de contas. Foto: Amanda de Paula Almeida/ Agência Primaz

Ver Mais

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

A primeira parte da conversa foi centrada na parte mais burocrática da formação e manutenção de uma associação como: criação de assembleias, formação de ata, procura de integrantes e captação de investimentos. Em seguida, o Controlador Geral, Jonathan Chaves Silva, acompanhou a cartilha que tinha sido entregue aos participantes sobre prestação de contas. 

Durante esta conversa, Jonathan tratou sobre legislação, vedações, prazos e controle financeiro e também adiantou o futuro lançamento de um novo sistema de prestação de contas que facilitará o trabalho das Organizações. O Controlador acredita que essa iniciativa é importante para empoderar as associações e torná-las mais independentes da Prefeitura, principalmente em questão de captação de recursos.

Para a Secretária da Escola de Samba Vila do Carmo, Ana Cristina da Silva, o Workshop foi de grande ajuda, principalmente para esclarecer os processos de prestação de contas e acredita que é necessário mais encontros para que se possa discutir questões mais específicas de cada entidade cultural: 

“Com certeza teria que ter mais encontros, mais participação da gente, pra gente compreender melhor essa situação em questão das Escolas, porque as Escolas de Samba são entidades, porém elas só pegam verbas na véspera de carnaval. Então, a gente queria  ter uma parceria. O que a gente com certeza irá propor para o prefeito, é ter um outro tipo de parceria para que a gente possa trabalhar o ano inteiro, de forma a ter um melhor desenvolvimento”.

A expectativa é de mais Workshops voltados às entidades culturais de Mariana.
A expectativa é de mais Workshops voltados às entidades culturais de Mariana. Foto: Amanda de Paula Almeida/Agência Primaz
Banner Anuncie Aqui versão 5