Agência Primaz-Ano 6

Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é segunda-feira, 29 de abril de 2024

Greve dos TAE da UFOP começa na próxima segunda (25)

Técnico-administrativos da UFOP aderiram à greve nacional de servidores de Universidade Federais

A escolha da data de início da greve foi decidida por maioria dos votos.
A escolha da data de início da greve foi decidida por maioria dos votos. Foto: Divulgação/ ASSUFOP

A deflagração da greve do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos da UFOP (ASSUFOP) ocorreu na segunda-feira (11), no auditório do DEGEO, no campus Morro do Cruzeiro. No total, 184 pessoas estiveram presentes na assembleia e o voto final foi a favor da participação na greve nacional. Os principais objetivos dos trabalhadores são a recomposição salarial dos servidores  Técnico-administrativos (TAE´s) e a reestruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE).

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão 4

Greve TAE´s

Diversos TAE´S de Universidades Federais também aderiram o movimento, em Minas Gerais, as Universidades Federais de Juiz de Fora, São João del-rei e Viçosa estão em greve desde do dia 11/03. Segundo a Federação de sindicatos de trabalhadores técnico-administrativos em educação das instituições de ensino superior públicas do Brasil, FASUBRA, 32 Universidades deflagraram a greve para o dia 11 e outras 22 realizaram assembleias a partir do dia 11.  Os servidores da UFOP optaram por começar na próxima segunda-feira (25). 

No dia 28/02, em reunião da Mesa Nacional Permanente de Negociação (MNPP), entre o Governo Federal e a bancada sindical, o atual governo reiterou a política de reajuste zero para 2024 e propôs um aumento de 9% a ser dividido ao longo de 2025 e 2026.  Cabe ressaltar, que ao longo dos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro houve congelamento salarial total para a categoria.

O Comando Local da greve é composto por: Hilton Timóteo, Paulo Vitor, Isabel, Eliane Lima, Adilson Ribeiro, Fábio Luiz, Vicente Cândido, Paula Stockler, Geraldo César, além dos membros da Diretoria do ASSUFOP: Gabriel Souza, Silvia Nahas, Eduardo Evangelista, Adilson Martins, Élcio Rodrigues, Flávio Henrique, Thiago Caldeira, Anderson Medeiros, Marcelo Henrique, Maria de Fátima Bicalho, Tatiana Hundrel, Natielly Alves, José da SIlva Gomes. 

Ver Mais

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Eixos da greve:

Confira os eixos específico e gerais da greve:

EIXO ESPECÍFICO:

  • Reestruturação do PCCTAE com orçamento necessário – incluindo a recomposição salarial.

 

EIXO GERAL:

  • Recomposição orçamentária das instituições no mínimo ao patamar de 2015;
  • Revogação da IN /2023 que impede direito de greve;
  • 30 horas para todos;
  • Não ao ponto Eletrônico;
  • Reposicionamento dos aposentados;
  • Reposição do quadro, concurso já para todos os cargos – chega de terceirização;
  • Deposição dos Reitores Interventores.
  • Fim da lista Tríplice – Paridade nas eleições para a Reitoria.
  • Normatização do artigo 76 da Lei 8.112/90 – horas fixas.
  • Normatização do Plantão 12/60 nos HU;
  • Contra a Reforma Administrativa;
  • Revogação da Lei da EBSERH.
  • Fim das normativas que dificultam o direito à insalubridade.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui versão 1

Apoio à greve

Dentro da UFOP, tanto a  Associação dos Docentes da UFOP, Adufop, quanto o Diretório Central de Estudantes (DCE), expressaram apoio à greve. Em nota publicada,  a diretoria da Adufop expôs que, com o retorno do semestre letivo no dia 25, irão também realizar assembleias para discutir as reivindicações docente:

“Com o retorno do recesso na UFOP, a  ADUFOP irá realizar assembleias para discutir a pauta de reivindicações e as atividades do movimento docente, assim como o chamado do ANDES-SN para a construção de um movimento de greve dos docentes e da educação no primeiro semestre, com a organização de comitê de mobilização”.

Banner Anuncie aqui, versão 6