Agência Primaz-Ano 6

Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é segunda-feira, 29 de abril de 2024

Narcisismo: Morrendo de sede em frente ao espelho d’água

“As redes sociais são os espelhos miraculosos dos narcisistas contemporâneos” (Vasconcelos, 2024)

Os textos publicados na seção “Colunistas” não refletem as posições da Agência Primaz de Comunicação, exceto quando indicados como “Editoriais”

Narciso diante do espelho d'água

Ouça o áudio de "Narcisismo: Morrendo de sede em frente ao espelho d’água", de Júlio Vasconcelos:

Ele é arrogante, tem mania de grandiosidade, obsessão por aparecer e uma enorme necessidade de ser adulado e admirado. Não tem nenhum sentimento de empatia, acha que tudo o que faz é excepcional e menospreza as conquistas dos demais. Desvaloriza e humilha os outros para elevar a si mesmo, só disponibiliza ajuda pensando egoisticamente em ser beneficiado e mente capciosamente. Quando assume o poder, é uma verdadeira desgraça!

Pode ser que você já tenha convivido, conviva ou conheça alguém com esse tipo de personalidade e saiba exatamente o quanto é difícil conviver com ele. Esse tipo de comportamento é característico de um grave transtorno de personalidade e a psicologia classifica como Transtorno de Personalidade Narcisista – TPN. Por mais estranho que pareça, infelizmente, não é muito difícil encontrar indivíduos com esses traços marcantes na nossa sociedade, principalmente na política, no governo, no futebol, no ambiente de trabalho e até na religião. Quer conferir, é só navegar pelas mídias sociais com personagens se autoprojetando através de inúmeras e repetitivas reportagens, discursos e mensagens fúteis e posts com fotos disponibilizadas na rede, esnobando enfaticamente e com frequência a roupa de grife que comprou, a boate ou restaurante que frequentou, o Cruzeiro que participou, o lugar paradisíaco onde foi passear e até as cenas íntimas familiares, como se tivessem a melhor família do mundo!      

As origens desse transtorno remontam à antiguidade com um famoso conto da Mitologia Grega; o Mito de Narciso. Conhecer um pouco dessa história pode nos ajudar a entender do que estamos falando.

A versão mais conhecida do mito de Narciso é a contada pelo poeta romano Ovídio (43 a.C.-18 d.C.) em sua obra Metamorfoses. Diz o mito que Narciso era filho da ninfa Liríope e de Céfiso, deus dos lagos. Certa vez, quando Narciso ainda era uma criança, sua mãe procurou o adivinho Tirésias, para saber se o filho teria uma vida longa. A resposta deixou Liríope perturbada: “Ele só viverá muito se não conhecer a si mesmo”.

Desde pequeno, Narciso chamava a atenção pela sua extrema beleza. Conforme os anos foram se passando, não faltaram pretendentes, tanto meninas quanto meninos, interessados pelo belo rapaz, mas Narciso não queria saber de ninguém, desprezava todos e se sentia sempre o máximo!

Narciso cresceu sempre desprezando todo mundo que ousasse conquistá-lo, até que um dia uma ninfa clamou aos deuses para que Narciso fosse punido e a punição veio pelas mãos de Nêmesis, a deusa da vingança.

Durante um passeio pelo bosque, Narciso encontrou uma fonte de água cristalina que até então nenhum ser vivo havia tocado. Debruçou-se sobre a fonte e, como naquela época não tinha espelho, sem se dar conta de que se tratava de seu próprio reflexo, acreditou estar vendo um belíssimo jovem olhando diretamente para ele. O deslumbramento foi tão grande que Narciso não conseguia mais parar de olhar para aquele misterioso rapaz. Estava perdidamente apaixonado pela própria imagem e então, logo em seguida, veio a enorme decepção! O amor de Narciso não era correspondido, pois não podia abraçar o seu maravilhoso amado! Apesar disso, recusou-se a abandonar a fonte de água, na esperança de que um dia pudesse concretizar o seu amor. O tempo foi passando e isso nunca aconteceu. Profundamente deprimido pelo amor não correspondido, Narciso deixou de comer e beber e acabou morrendo de fome e de sede à beira da fonte de água.

Narciso era tão arrogante e se sentia tão especial que, aos seus olhos, ninguém era tão bom o bastante como ele. Sua vaidade excessiva fez com que só se apaixonasse por si mesmo e isso o levou à perdição!

Assim sendo, com esse comportamento, o poder nas mãos de um narcisista funciona como uma verdadeira bomba atômica: quanto maior o poder, maior o estrago! Destroem tudo que está ao seu redor e, sem perceber, a si mesmos! Assim foi com Nero, Calígula, Adolph Hitler, Muammar Gaddafi, Saddam Hussein e muitos outros. O problema maior é que essa fonte de auto idólatras nunca seca! Infelizmente, se fizermos um breve levantamento, vamos perceber que temos, nos dias de hoje, muitos deles circulando por aí, não só nos púlpitos e nos palácios (ou afastados deles) mas também muito mais perto de nós do que pensamos! Que Deus nos livre de todos eles!

Quem tem ouvidos, que ouça! …

Picture of Júlio Vasconcelos
Júlio César Vasconcelos, Mestre em Ciências da Educação, Professor Universitário, Coach, Escritor e Sócio-Proprietário da Cesarius Gestão de Pessoas
***

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Banner Anuncie aqui versão 1
Veja mais publicações de Júlio Vasconcelos