- Mariana
Evento reúne saúde, empreendedorismo e cidadania em Mariana
Em 2023, essa iniciativa atendeu mais de 20 mil pessoas em Minas, com emissão de documentos, assistência social, e cursos de capacitação, entre outros serviços

No último sábado (02), a Fundação Renova, em parceria com SESI-MG e com a Prefeitura de Mariana, realizou a Ação de Empreendedorismo, Cidadania e Lazer, com serviços gratuitos para toda a comunidade. O evento aconteceu das 9h às 15h, na Arena Mariana, onde a população teve acesso a oficinas; exposição e comercialização de produtos; prestação de serviços; entretenimento e lazer.
*** Continua depois da publicidade ***

Ação de Empreendedorismo, Cidadania e Lazer
O evento faz parte das ações de reparação da Fundação Renova para fomentar a economia local e retomar o convívio social no município, trazendo uma programação elaborada a partir de um levantamento de demandas com a população, atividades relacionadas a cidadania, serviços, educação financeira, empreendedorismo, saúde, lazer e entretenimento.
Em relação à cidadania e serviços, estiveram disponíveis para o público os serviços de emissão de CPF, consulta ao SPC e Serasa, cadastramento para serviços de Assistência Social, corte de cabelo, oficina de tranças, atendimento de turismo com a divulgação dos pontos turísticos e atrações culturais da cidade, além do espaço SENAI com o tema “Educação Profissional”.

Ver Mais

Big Band do Cefart encanta público no Museu de Mariana

Nove escolas da Região dos Inconfidentes podem ser militarizadas

Museu de Arte Sacra inaugura galeria de arte contemporânea
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Em termos de educação financeira, o evento promoveu atendimentos para planejamento financeiro pessoal e familiar. Já no campo do empreendedorismo, foi realizada uma feira de negócios e uma oficina de geração de renda a partir de artesanatos e cosméticos naturais. A carreta do SENAI também esteve presente oferecendo oficina de bolos e biscoitos.
A Cooperativa Minha Casa, Artes e Sabores, marcou presença na feira de negócios com seus produtos artesanais que valorizam a cultura local, como bordados tradicionais, velas, sabonetes, águas de cheiro, bolsas e quitutes. A representante da cooperativa, Zenith Eliana do Amaral, falou sobre a participação na Ação: “Somos 20, 22 cooperados. É uma cooperativa que foi idealizada para valorizar mesmo essa cultura artesanal da nossa região e esses eventos são bons para que a gente possa mostrar nosso produto”.

*** Continua depois da publicidade ***

Saúde e Lazer
Na área da saúde, o Circuito Saúde ofereceu uma rede de atendimentos que começava com serviços de atenção primária e vigilância em saúde, com explicações sobre o desenvolvimento do mosquito da Dengue, as formas de proliferação e prevenção. Também foram oferecidos testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), pressão e glicemia; orientações sobre saúde do homem e da mulher, orientação alimentar e avaliação da saúde bucal.
O evento ainda contou com tendas de massagem rápida para relaxamento e antiestresse, informações sobre auriculoterapia, e vacinação contra Hepatite B, Tétano, Triviral, Febre Amarela e Covid-19.
O secretário de Saúde, Leandro Ferreira, destacou a importância do Circuito Saúde, que teve como objetivo principal a conscientização da população. “A intenção é conseguir trazer para a população, uma parte de conscientização e saúde, alertar para os riscos e falar dos benefícios da saúde”, afirmou Leandro.

Completando a programação, o evento contou com uma área de lazer, inteiramente dedicado às crianças, com brinquedos infláveis, cama elástica, piscina de bolinhas e brincadeiras com monitores. Além de pintura facial, distribuição de algodão doce e pipoca, e apresentações de artistas locais e grupos culturais da cidade. Uma Praça de Alimentação com grande variedade de alimentos também estava disponível no local.
A moradora do bairro Vila Aparecida, Daliana Cristina de Souza, aproveitou o sábado diferente para levar seus três filhos, de 15, 12 e 2 anos, para o evento. O serviço que ela mais utilizou foi a área de lazer e disse ter se divertido com as ações do programa.

