- Mariana
Personalidades são homenageadas com Medalha Pedro Aleixo
Marianense atuou na política ao lado de Getúlio Vargas e do Marechal Costa e Silva
Na última sexta-feira (1º), aconteceu a cerimônia de entrega da Medalha Presidente Pedro Aleixo no Cine Teatro Mariana, que homenageou diversas personalidades atuantes nos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário de Minas Gerais e do Brasil. O momento teve participação do prefeito de Mariana, Celso Cota; do vice, Cristiano Vilas Boas; do presidente da Câmara Municipal, Edson Agostinho; e de demais vereadores. O artista plástico Camaleão presenteou os homenageados com obras de arte de sua autoria. A medalha foi dividida em Excelso Colar Presidente Pedro Aleixo, Especial Medalha Presidente Pedro Aleixo e Medalha Presidente Pedro Aleixo.
*** Continua depois da publicidade ***
Embora ausente no evento, o Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, foi homenageado com o Excelso Colar Presidente Pedro Aleixo. O Presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Gilberto Diniz; o Procurador Geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior; e o Vice-Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, Ramom Tácio de Oliveira, receberam a Especial Medalha Presidente Pedro Aleixo.
A Medalha Presidente Pedro Aleixo foi recebida pela Juíza Federal de Ponte Nova (MG), Ana Carolina Aguiar; pelo Vice-Presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Durval Angelo Andrade; pelo Ex. Grão Mestre da GLMMG, Edilson de Oliveira; pelos desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Mônica Bretas e Marcos Henrique Brant; pelo Deputado Federal Paulo Abi-Ackel; e pelo ex-vereador de Ouro Preto Vicente Pedrosa da Silva.





Ver Mais

Curta sobre identidade negra estreia em Ouro Preto nesta sexta

MPMG investiga irregularidades em cargos comissionados em Mariana

Ateliê Aberto reúne arte, educação e práticas de reaproveitamento
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Gilberto Diniz agradeceu pelo recebimento da medalha e demonstrou respeito pela memória do presidente Pedro Aleixo. “Com muita honra, compareço à aprazível Mariana para receber a outorga da Medalha Presidente Pedro Aleixo, tributo à memória de um brasileiro notável, ilustre filho desta terra, que foi presidente da República e um dos mais respeitáveis homens públicos do país”, e finalizou destacando Mariana como uma terra de fé, arte e história.
*** Continua depois da publicidade ***
Trajetória política de Pedro Aleixo
Pedro Aleixo (1901-1975) foi um marianense que atuou na vida pública por mais de 50 anos e chegou a se tornar presidente da República por alguns dias. Também foi advogado, jornalista e um dos fundadores e diretor do jornal Estado de Minas. No Direito, ministrou aulas de Direito Penal na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e foi presidente do Instituto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Sua trajetória na política foi desde vereador de Belo Horizonte a vice-presidente na chapa do marechal Costa e Silva, em 1966, durante o período da Ditadura Militar. Em 1929, já havia apoiado as candidaturas de Getúlio Vargas e João Pessoa para a presidência e vice-presidência e, em 1937, foi presidente da Câmara dos Deputados com apoio de Vargas. Fundou a União Democrática Nacional (UDN), foi Ministro da Educação e Cultura de janeiro a junho de 1966, durante o governo de Castelo Branco, e assumiu a presidência do país entre 11 e 14 de abril de 1967, devido à uma viagem de Costa e Silva ao Uruguai. Embora por poucos dias, a legislação federal reconheceu Pedro Aleixo como presidente da República Federativa do Brasil pela Lei nº 12.486/2012.