Agência Primaz-Ano 6

Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é segunda-feira, 29 de abril de 2024

Assédio: Prefeitura de Mariana reforça segurança no carnaval

Secretária de Segurança Pública ressaltou a importância da denúncia contra casos de assédio

Marta Guido afirmou que o respeito às mulheres, especialmente em termos de assédio, vem sendo reforçado nas ações de comunicação da prefeitura.
Plantão Acolhe Minas, do Governo de Minas, foi lançado em janeiro. Foto: Coletivo Não é Não

No dia 30 de janeiro, o Governo de Minas lançou o Plantão Integrado Acolhe minas, uma ação para o carnaval que pretende oferecer apoio especializado a mulheres vítimas de importunação e violência sexual durante os dias de festa, na sede do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), em Belo Horizonte, segundo a Agência Minas Gerais. Em Mariana, a Secretária de Segurança Pública, Marta Guido, explicou que, embora a medida não vá ser adotada no município, as forças de segurança já possuem protocolos específicos para agir diante de casos de assédio e violência.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão 3

O respeito às mulheres, bem como a todo público participante do evento carnavalesco, vem sendo reforçado nas ações de comunicação da Prefeitura com a inserção nas pautas de divulgação”, afirmou Marta Guido, a respeito de medidas de conscientização por parte do Governo Municipal. O policiamento vai ser reforçado durante o carnaval e a Guarda Civil, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar vão estar à disposição da população, trabalhando com protocolos de atendimentos já definidos em legislações e normas, completou. 

Marta também afirmou que várias ações já são desenvolvidas para a proteção das mulheres do município, como o Botão do Pânico e a Proteção às Mulheres em Rede. “Nós, mulheres, indiferente do Carnaval ou não, não podemos aceitar que sejamos desrespeitadas pelo fato de sermos mulheres. O principal é termos coragem de dizer não, porque ‘não’ é ‘não’, e também a coragem para denunciar qualquer tipo de agressão aos nossos direitos enquanto mulheres”, desabafou a secretária. 

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Forças de segurança, incluindo a Guarda Municipal, vão participar de ações preventivas para evitar assédio e violência de qualquer tipo.
A Guarda Municipal vai atuar no Carnaval com 114 integrantes - Foto: Lui Pereira/Arquivo Agência Primaz

Durante a coletiva de imprensa do dia 24 de janeiro, que serviu para repassar todas as informações necessárias do carnaval, a secretária informou que vão ser disponibilizados 114 agentes da Guarda Civil, 34 agentes em formação da GCM, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e 100 agentes de treinamento e preparo para emergência. 

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão 6