Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é quarta-feira, 15 de maio de 2024

Pré-carnaval 2024 elege Corte Momesca de Mariana

Além da escolha do trio, a noite contou com apresentação de músicos e do Zé Pereira da Chácara

O vice-prefeito, Cristiano Vilas Boas e o secretário de Cultura, Gustavo Leite, marcaram presença na eleição dCorte Momesca do Carnaval Mariana 2024
O vice-prefeito, Cristiano Vilas Boas e o secretário de Cultura, Gustavo Leite, marcaram presença na eleição do Rei Momo Caio, Rainha Ray e Princesa Cíntia - Foto: Amanda de Paula Almeida/Agência Primaz

A tradicional Feira Noturna foi o local escolhido para a realização de pré-carnaval marianense nessa quinta-feira (1º). A apresentação do tradicional Zé Pereira da Chácara, acompanhado da Charanga Avanti 7, de Padre Viegas, marcou a eleição da Corte Momesca, composta pelos já experientes Caio Apolinário (Rei Momo); Ray Oliveira (Rainha) e Cíntia Luana (Princesa), A corte tem a missão de representar o carnaval de 2024, cujo tema é “Fantasias da Nossa História”.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui versão 1

*** 

A corte momesca do carnaval 2024 de Mariana

Mesmo sob chuva torrencial, não faltou animação aos candidatos que se apresentaram ao público. Cíntia Luana e Jaqueline Dutra fizeram tiveram uma emocionante disputa pelo título de Princesa do Carnaval, com direito a desempate pelo júri, depois de empate na votação do público presente.

Cíntia tem longa trajetória nos carnavais de Mariana e Ouro Preto, tendo sido rainha de bateria de quase todas as escolas da Primaz. Aos 36 anos, ela espera que o carnaval seja de paz e alegria: “Que seja uma diversão consciente, né? Tenha muita paz e que todos possam se divertir de maneira consciente para que tudo dê certo”, declarou a princesa.

Ray Oliveira passa a ostentar o título de Rainha do Carnaval de Mariana pela segunda vez. Para ela, voltar a ocupar este espaço é um retorno ao passado, para a época de sua primeira eleição, há 36 anos: “Estar vivendo isso depois de tantos anos é como um presente para mim eu estar com saúde, com esse vigor, com essa vontade toda de viver. Carnaval é cultura e a gente saber que a está sendo um pedacinho do carnaval de Mariana não tem preço”.

Ver mais reportagens sobre Carnaval

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Outro veterano de muitos carnavais é o Rei Momo, Caio Apolinário, que nem consegue se lembrar de quantas vezes carregou o título. Mesmo após tantos anos, para ele a honra continua a mesma. “É muito significante, muita alegria. Eu gosto muito”, comemorou.

Alguns secretários e o vice-prefeito, Cristiano Vilas Boas, estiveram presentes na cerimônia e o secretário de Patrimônio Histórico, Cultura, Turismo e Lazer comentou sobre a importância da Corte Momesca, em declaração à reportagem da Agência Primaz.

Hoje a gente deu um início ao carnaval, com a escolha da corte momesca, e esse trio vem trazer alegria, a fartura dessa festa, toda a fantasia que se busca encontrar nesses cinco dias de carnaval, nessa festa exuberante, nessa festa sempre alegre. Então, foi dentro do esperado, e nós temos uma corte momesca representando a nossa cidade durante esses dias”, afirmou Gustavo Leite.

Pré-carnaval marianense

O tradicional Zé Pereira da Chácara foi a principal atração para a animação do pré-carnaval na Feira Noturna. Acompanhado da Charanga Avanti 7, o bloco se apresentou mesmo debaixo de chuva. Vale ressaltar, que o rumor que o Zé Pereira da Chácara não estaria presente no carnaval de 2024, devido a problemas de regulamentação, foi esclarecido pelo Celso Cota durante a coletiva de imprensa do dia 24.

Outras apresentações também preencheram a noite de Pré-Carnaval, entre elas, o DJ VH e o baiano Irlan Biel, que fechou a noite com muita animação e uma trilha digna de carnaval.

“A gente espera que o carnaval seja como sempre acontece em Mariana. Que ele seja tranquilo, seja um carnaval família e que todo mundo possa brincar e aproveitar esse tema, que ‘pra’ gente ‘tá’ sendo uma riqueza trabalhar com ele, por trabalhar a nossa cultura. Então, a gente espera que todo mundo possa reviver algumas histórias e curtir bastante toda essa brincadeira que a gente tem feito com os personagens, com as nossas lendas”, finalizou Gustavo Leite, demonstrando entusiasmo e expectativa em relação ao carnaval que se aproxima.

Banner Anuncie aqui, versão 2