- Brasil
IBGE abre mais de 800 vagas para concurso de servidores
Período de inscrições vai desta sexta-feira (19) até 09 de fevereiro
- Marina Ferreira
- Supervisão: Luiz Loureiro

Na última quarta-feira (10), os editais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foram publicados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), disponibilizando 6.640 vagas para 21 órgãos públicos federais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que também é um dos órgãos englobados pelo edital e está realizando um processo seletivo com 895 vagas. As inscrições ficam abertas de 19 de janeiro a 09 de fevereiro e as taxas são de R$60 para nível médio e R$90 para nível superior. A aplicação da prova acontece dia 05 de maio, em 220 cidades.
*** Continua depois da publicidade ***

***
O CPNU é um novo sistema de processo seletivo de contratação de servidores públicos que, segundo o Governo Federal, tem o objetivo de democratizar as oportunidades de acesso a cargos públicos e de padronizar os procedimentos de aplicação das provas. O modelo divide os cargos concorridos em oito blocos temáticos: “Infraestrutura, Exatas e Engenharias”, “Tecnologia, Dados, e Informação”, “Ambiental, Agrário e Biológicas”, “Trabalho e Saúde do Servidor”, “Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos”, “Setores Econômicos e Regulação”, “Gestão Governamental e Administração Pública” e “Nível Intermediário”.
Além do IBGE, a Advocacia Geral da União (AGU), a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) são alguns dos demais órgãos com vagas para as áreas de engenharia, tecnologia, meio ambiente, saúde, educação e desenvolvimento social, economia e administração. Ao todo, são mais de 20 órgãos e mais de 6 mil vagas.
Ver Mais

Novas regras do Pix agilizam devolução em casos de golpe

2ª Mostra Cine Caminhão celebra “cultura sapatão” no FIU

Diálogos sobre Produção Cultural recebe Juliana Flores
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Concurso Público Nacional Unificado
De acordo com o Governo Federal, o novo modelo de concurso público foi inspirado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que já recebeu mais de 5 milhões de inscritos e descentraliza os locais de aplicações da prova, que acontecem em várias cidades do país. No caso do CPNU, 220 municípios foram selecionados, com base na densidade populacional e em dados do IBGE, para que a realização das provas se tornasse mais acessível.
Para participar do processo seletivo, o candidato deve escolher um dos oito blocos temáticos disponibilizados e quantos cargos quiser dentro do bloco escolhido, por ordem de preferência, e provas objetivas e específicas vão ser aplicadas aos concorrentes.
Vagas no IBGE
Com a adoção do CPNU, o IBGE vai realizar o maior concurso público de sua história, segundo o Governo Federal, com expectativa de mais de 3 milhões de inscritos. O órgão disponibiliza vagas para sete dos oito blocos temáticos, dividindo-as em cargos de Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas, Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas, Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas e Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas. Confira todos os cargos, especialidades e quantidade de vagas do instituto:



