- Mariana
Estrada da Purificação foi inaugurada nessa sexta-feira (17)
Distrito de Antônio Pereira e a sede de Ouro Preto agora têm acesso direto
- Marina Ferreira
- Supervisão: Luiz Loureiro

Nessa sexta-feira (17), a pavimentação da Estrada de Purificação, que liga a sede de Ouro Preto (MG) ao distrito de Antônio Pereira, foi inaugurada pela mineradora Samarco. Foram investidos cerca de R$73,6 milhões na obra e, a partir de agora, é possível se deslocar até Antônio Pereira sem passar por Mariana (MG. No momento da inauguração, estiveram presentes os representantes da Samarco e autoridades de Ouro Preto e Mariana, além da imprensa local, moradores do distrito e os profissionais da empresa Hexágono Engenharia, responsáveis pela execução da obra.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Segundo a Samarco, os mais de 7km da estrada foram pavimentados com blocos fabricados com 33% de rejeito de minério, com tecnologia desenvolvida em parceria com a Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) em Mineração Sustentável, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Terraplanagem, drenagem profunda e superficial, sinalização e instalação de calçada próximo ao bairro Alvorada foram os serviços executados para a reativação da estrada.

Ver Mais

Big Band do Cefart encanta público no Museu de Mariana

Nove escolas da Região dos Inconfidentes podem ser militarizadas

Museu de Arte Sacra inaugura galeria de arte contemporânea
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Cerimônias de inauguração da pavimentação da Estrada da Purificação
Duas inaugurações marcaram a entrega da estrada à comunidade: uma em Ouro Preto e outra em Mariana. Em ambas, as autoridades das duas cidades estiveram presentes e agradeceram à mineradora pela realização da obra. O presidente da Samarco, Rodrigo Vilela, afirmou que a estrada não vai ser utilizada pelos veículos da mineradora, que o recurso investido veio da própria empresa, e que 90% da mão de obra utilizada na pavimentação foi de trabalhadores de Ouro Preto.
O prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, agradeceu à mineradora e disse que a estrada vai permitir a aproximação entre a sede e o distrito, já que, antes, era necessário passar por Mariana para alcançar a MG-129 e chegar a Antônio Pereira. Ele também agradeceu o acolhimento de Mariana ao distrito e afirmou que a iniciativa da Samarco é uma compensação concreta da mineração.
Celso Cota, prefeito de Mariana, também agradeceu à Samarco e ressaltou a importância da ação e do incentivo à mobilidade urbana. Na ocasião, ele aproveitou para anunciar um novo investimento de R$9 milhões para a infraestrutura do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que vai ser voltado ao tratamento de água do bairro Santo Antônio, em Mariana, com capacidade par abastecer também os bairros Rosário e São Gonçalo.

*** Continua depois da publicidade ***
Comunidade
Marlete Deusdete, moradora de Antônio Pereira, demonstrou seu sentimento de agradecimento pela entrega da nova estrada. “É um prazer estar aqui tendo acesso a essa estrada que meus pais percorreram há tanto tempo a pé, a cavalo, ‘pra’ vir fazer compras em Ouro Preto. É muito gratificante, uma sensação de pertencimento, de voltar a pertencer àquela cidade que é nossa”, afirmou, emocionada. Ela completou dizendo que é uma nova era para o distrito de Antônio Pereira, após tanto tempo isolado atrás das montanhas.
Thiago Junior, morador de Mariana, do bairro Alvorada, questionou algumas obras, que, para ele, ficaram faltando. Ele sentiu a necessidade de um trevo para a entrada do bairro, iluminação, quebra-molas na estrada e um ponto de ônibus para que as crianças possam pegar ônibus de forma segura. Além disso, ele lamentou a falta de tratamento de esgoto e de água no local, mas agradeceu à Samarco, afirmando que espera a continuidade da obra.

***